Connect with us

Famosos

Alane teve “crise” ou “surto” no BBB? Entenda

Published

on

(Créditos: Reprodução/TV Globo/Montagem)

Após saber da eliminação do BBB24, Alane teve uma crise. Podemos considerar que foi devido á pressão e ansiedade? O Ocanal foi atrás de um especialista no assunto para trazer a resposta com concreta sobre a situação. Anne Crunfli, Psicóloga, foi quem respondeu.

+ Programa perde forças no SBT e pode deixar horário

“Podemos dizer que a ansiedade e a pressão estavam presentes, mas muitas pessoas que passam por situações em que sentem-se pressionadas ou mesmo ansiosas, não culminam em um comportamento crítico e limítrofe que irrompa em uma crise nervosa”, disse a profissional sobre a ex-participante.

+ A Infância de Romeu e Julieta: Alex se irrita com a mãe e Laura cai no choro com Mauro

“Deve ser investigado o surto da Alane para que a mesma entenda se possui um transtorno psicopatológico como transtorno de ansiedade generalizada por exemplo”, acrescentou ela.

Advertisement

Outro questionamento do Ocanal foi se, neste caso quando e necessário procurar ajuda? Podemos considerar que foi uma crise grave?

A ansiedade está associada a uma percepção de ameaça futura e iminente, a grande questão é que muitas vezes, essa ameaça não é real e sim uma percepção ex: se uma pessoa percebe um cachorro grande como um rottweiler vindo em sua direção com os dentes à mostra, a reação ansiogênica é natural e faz parte do que é biologicamente esperado (programação fisiológica de medo), agora se a pessoa identifica um pequeno poodle vindo em sua direção, com o tutor o segurando pela coleira e com expressão dócil, e mesmo assim tem uma reação ansiogênica, podemos considerar que entra na categoria patológica, pois a reação está desconexa do que é esperado para essa situação.

Mais sobre a explicação da psicóloga sobre a crise de Alane no BBB:

Anne é Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e falou sobre a crise de Alane no BBB 24 (Créditos: Reprodução/Instagram)

Anne é Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e falou sobre a crise de Alane no BBB 24 (Créditos: Reprodução/Instagram)

“Por que apontei esse exemplo? Para expor que tudo depende do contexto, a ansiedade faz parte do nosso dia a dia, mas nossa reação frente a um contexto ou situação é que apontará para uma necessidade de pedir ajuda profissional. Se a ansiedade estiver atrapalhando questões do dia a dia, como trabalho, relações interpessoais ou até mesmo afazeres básicos, é a hora de buscar ajuda”, falou Anne Crunfli.

“Cada pessoa tem um limiar para lidar com a pressão, julgamento e exposição social, no caso da Alane, claramente ela chegou em seu ápice”, pontuou.

“Portanto, o que deve ser avaliado, entendido e identificado é se foi uma questão pontual, que ocorreu por uma convergência de gatilhos associados ao isolamento em um reality show, que oferta largamente pressões demasiadas tanto do externo (social) quanto pessoal (interna), como por exemplo exposição, julgamento, confinamento, competição e demais situações eliciadoras de ansiedade ou se realmente há uma psicopatologia prévia não diagnosticada”, acrescentou a doutora.

“Importante pontuar que qualquer psicopatologia é multifatorial, ou seja, devem sempre ser considerados fatores genéticos, ambientais, sociais e de história de vida da pessoa”, completou.

Advertisement

Para mais contato com a Psicóloga Anne Crunfli, siga o Instagram: @psi.anne.Crunfli 

Comente com seu Facebook:

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *