Connect with us

Notícias Corporativas

Adoção de login e senha é um risco para o cidadão

Published

on

O governo federal tem incentivado o acesso do cidadão aos serviços públicos por meio dos serviços digitais disponibilizados pela plataforma Gov.br. De acordo com dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a utilização da assinatura eletrônica Gov.br cresceu 203% em 2023. Entre janeiro e agosto de 2023, foram realizadas 28,6 milhões de assinaturas. Já no mesmo período de 2022, foram 9,4 milhões.

Entretanto, especialistas em segurança digital sugerem aperfeiçoamentos no Gov.br, devido aos riscos de segurança em relação ao grande contingente de dados sensíveis acessados e alocados diariamente na plataforma digital. O governo vem incentivando o acesso aos serviços por meio de login e senha, como no caso do novo portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica – NFS-e, onde é possível o acesso somente com login e senha após cadastro na plataforma Gov.br.

A falta de acessos seguros tem causado brechas para fraudes que afetam diversos serviços, como vazamentos de dados de chaves Pix, CPF, CNPJ, bilhetes únicos de transporte público, dados de saúde entre outros. Só as fraudes no INSS já afetaram cerca de 22 mil beneficiários e causaram um prejuízo de R$1 bilhão aos cofres públicos.

A Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) ressalta que a concentração de grande quantidade de informações sensíveis de milhares de pessoas e empresas em portais ou banco de dados que não tenham a criptografia entre os requisitos primordiais de segurança correm sérios riscos.

Em entrevista exclusiva ao portal Convergência Digital, o presidente da Associação, Jorge Prates, defendeu o uso do certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil como a opção mais segura para todos os cidadãos. “Não é caro, não é difícil de ser emitido e é o melhor meio para acessar os mais de 4.000 serviços do governo digital”, comentou.

Ainda na entrevista, o dirigente disse que o certificado digital é o meio mais seguro de proteção aos dados do cidadão, o que é essencial em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O certificado digital evita a burocracia e previne os crimes cibernéticos, uma vez que os dados ficam protegidos. É um erro associar o certificado digital a uma burocracia para o cidadão”, relatou. Segundo Prates, uma campanha está sendo desenhada por todos os setores usuários do certificado digital para explicar ao cidadão da relevância da ferramenta.

Segundo o relatório de 2022 do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, o indicador IFC (Índice de fraude por certificados emitidos), que mede a incidência de fraudes em certificados digitais e a confiança em documentos e transações eletrônicas, fechou o ano de 2022 com um índice de 0,0075% de fraudes.

“A adoção de login e senha para acesso a informações importantes de contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, é um passo atrás das conquistas que obtivemos na adoção de outros métodos de acesso mais seguros. O mundo virtual mudou, ficou mais perigoso e precisamos olhar para frente”, diz o presidente da AARB.

Notícias Corporativas

Carol Rache lidera evento ‘Acenda sua Luz Experience’

Published

on

By

Neste dia 02 de dezembro, em Belo Horizonte, Carol Rache, Fundadora e CEO do Grupo Namah, Templo Urbano fundado em 2017, conduzirá o programa ‘Acenda Sua Luz’, voltado para inteligência emocional. O evento contará com a presença de profissionais da área, como Bettina Rudolph, especialista em marketing pessoal, João Menna, expert em arquétipos, Daniela Cicarelli, triatleta e aluna do programa, e Gabi Bahia, que falará sobre como o corpo pode proporcionar a energia necessária para alcançar objetivos.

Carol, colunista da Forbes e com uma década de experiência em desenvolvimento pessoal, fornece treinamentos que buscam uma visão integrada do comportamento humano.

Certificada internacionalmente em Coaching, com pós-graduação em neurociência, formação em Yoga, Mindfulness e Psicoterapia Fenomenológica Existencial, ela destaca: “O verdadeiro bem-estar não é uma receita de bolo. Nasce de um conhecimento claro de quem somos e da identificação honesta dos pontos que precisam ser atualizados. Não é sobre engessar, mas sobre libertar.”

O aplicativo de bem-estar Namah oferece 200 aulas de yoga, meditação, sound healing e inteligência emocional. Além disso, Carol também apresenta o podcast ´Acenda Sua Luz´, que apresenta boa avaliação na plataforma de serviço de streaming de música Spotify.

A especialista enfatiza seu objetivo principal com o evento presencial: “Minha ideia é que os participantes se aprofundem em diversas ferramentas que possam facilitar uma vida com mais propósito, leveza e equilíbrio.”

Continue Reading

Notícias Corporativas

Mogi das Cruzes ganha novo condomínio em César de Souza

Published

on

By

A Helbor Empreendimentos S.A. acaba de entregar as casas do Reserva Ipoema By Helbor, na região do Ipoema, em César de Souza. O condomínio consolida a área como opção de moradia em Mogi das Cruzes, na avenida Vereador Dante Jordão Stoppa, 391, em frente ao ComVem Ipoema e próximo ao Mogi Shopping. O empreendimento oferece fácil acesso às principais vias da cidade.

As casas do Reserva Ipoema têm 3 dormitórios, sendo uma suíte, e duas vagas cobertas, totalizando 117 m² privativos. Já os apartamentos do Reserva Ipoema Home, com previsão de entrega no próximo ano, oferecerão 3 dormitórios (uma suíte) e 90m² privativos, incluindo depósito privativo.

O Reserva Ipoema, desenvolvido pela Helbor Empreendimentos S.A em parceria com a MPD Engenharia, ainda tem algumas unidades disponíveis. “É um projeto com o diferencial de oferecer aos proprietários das casas o lazer de um condomínio-clube. É um orgulho entregar um novo empreendimento na cidade em que está a nossa sede”, enfatiza Marcelo Bonanata, diretor de Vendas da Helbor.

O projeto de arquitetura é assinado por Wilson Marchi. Parceiro da Helbor em diversos empreendimentos, Marchi afirma que o espaço foi pensado para oferecer maior conforto aos moradores.

Além das casas e apartamentos, o Reserva Ipoema conta com uma estrutura completa de lazer, incluindo piscina, salão de festa gourmet, praça, mirante e academia, oferecendo um estilo de vida de clube dentro do condomínio.

“O Reserva Ipoema é voltado para quem busca um condomínio de casas com espaço amplo e áreas de lazer para toda a família em região de valorização constante”, acrescenta Bonanata.

Continue Reading

Notícias Corporativas

AWS lança próxima geração de chips próprios

Published

on

By

A Amazon Web Services (AWS) anunciou, durante o AWS re:Invent, a nova geração de duas famílias de chips próprios – AWS Graviton4 e AWS Trainium2 –, trazendo melhorias em preço e eficiência energética para uma ampla gama de cargas de trabalho de clientes, incluindo treinamento em machine learning (ML) e aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa. O Graviton4 e o Trainium2 marcam as mais recentes inovações em desenvolvimento de chips da AWS.  Além disso, os clientes podem combinar os chip/instâncias que utilizam com os mais recentes chips de terceiros, como AMD, Intel e NVIDIA – para rodar virtualmente qualquer aplicação ou workload no Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2).

O Graviton4 oferece até 30% mais desempenho computacional, 50% mais cores e 75% mais largura de banda de memória do que a atual geração de processadores Graviton3, entregando melhor desempenho de preço e eficiência energética para uma ampla gama de cargas de trabalho rodando no Amazon EC2.

O Trainium2 foi desenvolvido para entregar treinamentos até 4x mais rápidos do que a primeira geração de chips Trainium e poderá ser instalado em UltraClusters EC2 de até 100.000 chips, viabilizando o treinamento de modelos fundacionais (FMs) e LLM (Large Language Model) em uma fração de tempo, e melhorando a eficiência energética em até 2x.

“O silício sustenta todas as cargas de trabalho dos clientes, fazendo dele um elemento crítico de inovação para a AWS”, afirmou David Brown, vice-presidente de Computação e Redes da AWS. “Ao focar o design de nossos chips em workloads reais, que de fato interessam aos clientes, conseguimos entregar a mais avançada infraestrutura de nuvem para eles. O Graviton4 é a quarta geração que lançamos em cinco anos, e é o chip mais poderoso e de melhor eficiência energética que já desenvolvemos para uma ampla gama de cargas de trabalho. E diante do crescente interesse em IA generativa, o Trainium2 ajudará os clientes a treinarem seus modelos de ML mais rapidamente, a custos reduzidos e com melhor eficiência energética.”

Graviton4 eleva desempenho de preço e eficiência energética

Hoje, a AWS oferece globalmente mais de 150 tipos de instâncias Amazon EC2 rodando Graviton, construiu mais de 2 milhões de processadores Graviton e possui mais de 50.000 clientes – incluindo os 100 maiores clientes de ECS – utilizando instâncias baseadas no Graviton. Clientes como Datadog, DirecTV, Discovery, Formula 1 (F1), Nielsen, Pinterest, SAP, Snowflake, Sprinklr e Zendesk usam instâncias baseadas no Graviton para rodar cargas de trabalho como bancos de dados, analytics, servidores web, processamento batch, veiculação de anúncios, servidores de aplicações e microsserviços.

Conforme os clientes trazem mais bancos de dados in-memory e cargas de trabalho de análise de dados para a nuvem, suas demandas computacionais, de memória, armazenamento e de redes aumentam. Como resultado, eles precisam de mais desempenho e instâncias ainda maiores para rodar essas cargas de trabalho. Ao mesmo tempo, precisam gerenciar custos e reduzir seu impacto ambiental com opções de computação de mais eficiência energética. O Graviton é suportado por muitos serviços gerenciados da AWS, incluindo Amazon Aurora, Amazon ElastiCache, Amazon EMR, Amazon MemoryDB, Amazon OpenSearch, Amazon Relational Database Service (Amazon RDS), AWS Fargate e AWS Lambda. 

Os chips Trainium2 foram desenvolvidos para treinamentos de alto desempenho de FMs e LLMs com trilhões de parâmetros. O Trainium2 estará disponível nas instâncias Trn2 do Amazon EC2 com 16 chips em uma única instância. As instâncias Trn2 devem permitir que os clientes escalem a até 100.000 chips Trainium2 na próxima geração de UltraClusters EC2, interconectados com AWS Elastic Fabric Adapter (EFA) em redes de escala petabyte, capazes de entregar até 65 exaflops de capacidade computacional, dando aos clientes acesso sob demanda a desempenho de nível de supercomputadores. Com essa escalabilidade, os clientes podem treinar um LLM com 300 bilhões de parâmetros em semanas ao invés de meses e acelerar a próxima onda de avanços em IA generativa.

Uma das principais defensoras do desenvolvimento responsável de IA generativa, a Anthropic é uma empresa de pesquisa e segurança de IA. Cliente AWS desde 2021, a Anthropic lançou recentemente o Claude – um assistente de IA focado em ser útil, inofensivo e honesto. “Desde o seu lançamento no Amazon Bedrock, o Claude tem sido rapidamente adotado pelos clientes AWS”, disse Tom Brown, cofundador da Anthropic. “Estamos trabalhando bastante próximos da AWS para desenvolver nossos próximos modelos fundacionais utilizando os chips Trainium. O Trainium2 nos ajudará a criar e treinar modelos em grande escala. Esperamos que seja pelo menos 4x mais rápido do que os chips da primeira geração do Trainium para algumas de nossas principais cargas de trabalho. Nossa colaboração com a AWS ajudará organizações de todos os tamanhos a destravar novas possibilidades à medida que utilizam os sistemas de IA inovadores da Anthropic juntamente com a tecnologia cloud segura e confiável da AWS.”

Entre as empresas que utilizam os chips da AWS estão também a Databrick, Datadog, Epic, Honeycomb e SAP HANA Cloud.

Continue Reading

⚡EM ALTA