Professor Heinz Gisslinger da Universidade Médica de Viena, Áustria1 relatou as descobertas em um resumo aceito para apresentação no prestigiado Encontro Anual de 2023 da EHA (European Hematology Association – Associação Europeia de Hematologia).
Link para o resumo CONTINUATION-PV.
Reduzindo o risco de eventos trombóticos é uma meta importante no tratamento do PV
O resumo aceito para apresentação no Encontro Anual da EHA 2023 visou a proporção de tempo que pacientes individuais passaram com contagens de células sanguíneas periféricas, alcançando as metas recomendadas para minimizar complicações trombóticas. Esta análise longitudinal, um método emergente para avaliar o risco trombótico no PV, considera as flutuações de resposta ao longo do tratamento a longo prazo, que não são detectáveis em análises convencionais ao avaliar apenas alguns momentos distintos.
Professor Heinz Gisslinger de Viena, o primeiro autor do artigo afirmou que: “Os resultados do estudo CONTINUATION-PV aprofundaram nosso entendimento dos benefícios do tratamento a longo prazo com ropeginterferon alfa-2b, um dos poucos novos tratamentos disponíveis para pacientes com PV em décadas anteriores. Esta análise demonstra diferenças previamente desconhecidas entre as respostas hematológicas ao ropeginterferon alfa-2b e o melhor tratamento disponível, que impactam o risco trombótico individual.”
1 Do instantâneo ao contínuo: tempo cumulativo em resposta como substituto emergente ao risco trombótico no Policitemia Vera. Heinz Gisslinger, Christoph Klade, Pencho Georgiev, Dorota Krochmalczyk, Liana Gercheva-Kyuchukova, Miklos Egyed, Petr Dulicek, Arpad Illes, Halyna Pylypenko, Lylia Sivcheva, Jiří Mayer, Vera Yablokova, Kurt Krejcy, Victoria Empson, Hans C. Hasselbalch, Robert Kralovics e Jean-Jacques Kiladjian para o Grupo de Estudo PROUD-PV, European Haematology Association (EHA), 28o Encontro Anual, junho de 2023
Sobre o Policitemia Vera
Policitemia Vera (PV) é um câncer raro das células-tronco formadoras de sangue na medula óssea, resultando em um aumento crônico de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Esta condição aumenta o risco de distúrbios circulatórios, como trombose e embolia, seus sintomas levam a uma redução da qualidade de vida e, a longo prazo, podem evoluir para mielofibrose ou se transformar em leucemia. Embora o mecanismo molecular subjacente ao PV ainda seja objeto de intensa pesquisa, os resultados atuais apontam para células-tronco formadoras de sangue na medula óssea com um conjunto de mutações adquiridas, sendo a mais importante uma forma mutante de JAK2 que compõe o clone maligno.
As metas importantes do tratamento de PV são obter hemogramas saudáveis (hematócrito abaixo de 45%), melhorar a qualidade de vida e retardar ou atrasar a progressão da doença.
Sobre a AOP Health
O AOP Health Group incorpora diversas empresas, incluindo a AOP Orphan Pharmaceuticals GmbH, com sede em Viena, Áustria (“AOP Health“). O AOP Health Group é pioneiro na Europa em terapias integradas para doenças raras e em cuidados intensivos. Nos últimos 25 anos, o Grupo se tornou um fornecedor estabelecido de soluções de terapia integrada, operando a partir de sua sede em Viena, suas subsidiárias e escritórios de representação em toda a Europa e Oriente Médio, bem como mediante parcerias ao redor do mundo. Este desenvolvimento tem sido possível graças, por um lado, a um elevado investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento e, por outro, a uma orientação altamente consistente e pragmática para com as necessidades de todas as suas partes interessadas, sobretudo os pacientes e suas famílias, bem como os profissionais de saúde que tratam os mesmos.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.