Esporte
Fim de semana tem primeiros campeões nos Jogos da Juventude em SP

Os Jogos da Juventude de 2023, em Ribeirão Preto (SP), começaram para valer neste fim de semana. Depois da abertura na sexta (1º), os primeiros campeões foram surgindo e chamando a atenção com suas histórias. A competição vai até 16 de setembro, com transmissão ao vivo da TV Brasil (confira abaixo a programação desta semana).
No sábado (2), o paranaense Nicolas Gabriel dos Santos, de 16 anos, conquistou o ouro de forma surpreendente na categoria até 100 quilos do wrestling. O resultado foi destaque por dois motivos: Nicolas iniciou no esporte há apenas um ano e, além disso, competiu descalço contra adversários mais bem equipados.
Mesmo descalço, o paranaense Nicolas dos Santos, de 16 anos, faturou a medalha de ouro na categoria dos 100 kg do wrestling – Alexandre Loureiro/COB/ Direitos Reservados
“Eu até tentei conseguir uma sapatilha, mas calço 45 e não teve tempo. Pedimos para um monte de gente, mas no Brasil não tinha, precisava encomendar de fora para usar nos Jogos”, disse o atleta, em declaração dada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Foi apenas a segunda competição de Nicolas no wrestling.
Já na marcha atlética, que estreou no programa dos Jogos em 2023, dois atletas tiveram a honra de serem pioneiros na vitória. Maria Luiza Jaime, do Paraná (3.000 metros/feminino) e Davi Gabriel da Silva da Silva, do Espírito Santo (5.000 metros/masculino) foram os primeiros campeões da história da modalidade nos Jogos.
Na marcha atlética foram dois ouros: da paranaense Maria Luiza Jaime (3 mil metros) e do capixaba Davi Gabriel da Silva da Silva (5 mil metros)- Luiza Moraes/COB/Direitos Reservados
“Fiquei muito emocionada quando soube que iria ter a marcha nesse meu último ano com idade para os Jogos da Juventude. Sempre quis viver esse momento de estar aqui com a delegação do Paraná. Na cerimônia de abertura, chorei”, disse Maria Luiza Jaime ao COB.
Ao fim do primeiro dia completo de disputas, o quadro de medalhas dos Jogos teve Santa Catarina no topo, com quatro ouros e 11 pódios no total, seguido por Paraná e Espírito Santo, com três ouros cada (Paraná teve um bronze a mais, três contra dois, totalizando sete pódios).
Transmissão na TV Brasil
Segunda-feira (4)
10h – provas de atletismo, modalidade que inclui corridas rasas, corridas com barreiras, revezamento misto, saltos, arremessos, lançamentos e combinadas.
Quarta (6)
16h – competição de judô (categorias super ligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado)
Quinta (7)
14h – competições de ginástica artística e judô
Sexta (8)
10h e 14h – competição de ginástica artística (disputas por equipes, individual geral e por aparelhos)
As informações e opiniões são de responsabilidade da Agência Brasil – EBC.
Esporte
Estado de São Paulo conquista as Paralimpíadas Escolares 2023

A edição 2023 das Paralimpíadas Escolares chegou ao final nesta sexta-feira (1). E o grande vencedor foi o Estado de São Paulo. O anúncio foi feito durante a cerimônia de encerramento do maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico.
Este foi o 11º título do estado desde 2006, ano no qual o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) organizou a primeira edição dos Paralímpicos do Futuro, evento que ocorreu até 2007 e antecedeu as Paralimpíadas Escolares, nome adotado a partir de 2009. Em 2023 a segunda posição ficou com Santa Catarina, enquanto o estado de Minas Gerais terminou no terceiro lugar.
🥁🥁🥁Com vocês, os campeões das Paralimpíadas Escolares!🥇 São Paulo🥈 Santa Catarina🥉 Minas Gerais🤝 E a delegação do Rio Grande do Sul levou o troféu de confraternização. Parabéns, galera! pic.twitter.com/ODTrhnp7IC
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) December 1, 2023
“O Comitê Paralímpico Brasileiro agradece aos profissionais e integrantes das equipes participantes. Eles estiveram conosco ao longo do ano, aproximando o esporte das crianças e adolescentes. Batemos um recorde de participantes em 2023, e em 2024 queremos superar este número”, declarou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira.
Na atual edição, o evento contou com presença de medalhistas internacionais de 2023 como Vinicius Quintino e Luiz Calixto. Além disso, o evento reuniu atletas que estão iniciando suas trajetórias esportivas e outros que estão transitando para o alto rendimento.
As informações e opiniões são de responsabilidade da Agência Brasil – EBC.
Esporte
Handebol: Brasil vence novamente e vai à 2ª etapa do Mundial Feminino

A seleção brasileira se classificou, de forma antecipada, à segunda fase do Mundial de Handebol Feminino ao atropelar o Cazaquistão (46 a 15) nesta sexta-feira (1º), em em Frederikshavn (Dinamarca). Foi a segunda vitória seguida das Leoas (apelido da seleção feminina), após triunfo na estreia contra a Ucrânia. O Brasil volta à quadra no domingo (3), às 14h (horário de Brasília), para o último embate da fase de grupos (etapa preliminar)., contra a Espanha. Se voltarem a vencer, as Leoas – recém-heptacampeãs no Pan de Santiago (Chile) – garantirão a liderança do Grupo G. O Brasil busca o bicampeonato mundial – o primeiro título foi conquistado em 2013.
UM PASSEIO! 🤾♀️Seleção brasileira faz excelente partida e passa por cima do Cazaquistão na 2ª rodada do Mundial de Handebol feminino🇧🇷 46×15 🇰🇿Último duelo na fase de grupos será contra a Espanha 🇪🇸, neste domingo (3).Rumo ao bi! 💚💛📸: IHF pic.twitter.com/iWpchzEFlQ
— Time Brasil (@timebrasil) December 1, 2023
O primeiro lugar da chave leva vantagem: o time carrega dois resultados (vitórias) para a segunda etapa do Mundial, considerada a principal. Se terminar em primeiro no Grupo G, o Brasil enfrentará os três mais bem colocados do Grupo H (composto por Países Baixos, República Tcheca, Argentina e Congo). Seguirão adiante para as quartas de final as duas seleções com maior pontuação (somando resultados da fase preliminar) ao fim da fase principal.
No embate desta sexta (1°), a ponta Adriana Cardoso de Castro sobressaiu em quadra ao acertar oito gols, entre os oito arremessos que fez no jogo. Outros destaques foram Mariana Costa (ponta) e Kelly Rosa (armadora) que anotaram mais mais cinco gols cada.
The draw for the 26th IHF Women’s World Championship has just been conducted 🙌 The preliminary round groups ⬇️ #DENNORSWE2023 #aimtoexcite pic.twitter.com/PnpPpXSGV2
— International Handball Federation (@ihf_info) July 6, 2023
O Mundial de Handebol Feminino reúne 32 seleções divididas em oito grupos, na Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia), até 17 de dezembro quando ocorrerá a final. Além do título, quem levantar a taça garante presença nos Jogos de Paris 2024. As Leoas carimbaram a vaga olímpica ao faturarem o ouro no Pan de Santiago.
A Noruega é atual campeã mundial. O título foi obtido na edição na Espanha (2021), quando as Leoas ficaram em sexto lugar e a Espanha em quarto.
As informações e opiniões são de responsabilidade da Agência Brasil – EBC.
Esporte
Grêmio vence para continuar vivo na luta pelo título do Brasileiro

O Grêmio derrotou o Goiás por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (30) em Porto Alegre, e permanece vivo na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a equipe gaúcha chega aos 62 pontos na 5ª posição. Já para o Esmeraldino o revés valeu o rebaixamento para a Série B da competição, pois permanece com 35 pontos, sem chances de sair do Z4.
Final de jogo: #Grêmio 2×1 GoiásOi @LibertadoresBR, tudo bem contigo? 😉 Com gols de Ferreira e Cristaldo, vencemos a equipe do Goiás aqui na Arena e nos garantimos no G6 do #Brasileirão2023! 💪🏽⚽️🇪🇪 #GRExGOI pic.twitter.com/XPr7J1ai56
— Grêmio FBPA (@Gremio) November 30, 2023
Apesar de ser derrotado no final, o Goiás abriu o placar com Morelli ainda no primeiro tempo. Mas, após o intervalo, o Grêmio conseguiu a virada graças a gols de Ferreira e Cristaldo.
Vitória do Leão
Quem ficou fora da briga pelo título foi o Bragantino, que foi derrotado por 2 a 1 pelo Fortaleza no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Após a derrota o Massa Bruta estacionou nos 59 pontos, sem possibilidades de alcançar o líder Palmeiras (que tem 66 pontos) faltando apenas duas rodadas para o fim da competição.
FIIIIIIIIIIIIMMM DE JOGOOOO NO ESTÁDIO NABI ABI CHEDID! O LEÃO VENCE O RB BRAGANTINO POR 2X1 FORA DE CASA E CHEGA AOS 48 PONTOS NO BRASILEIRÃO!ACREDITAR ATE O FIM! VAMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS! 🦁⚽ Yago Pikachu⚽ Calebe#FortalezaEC #Brasileirão pic.twitter.com/MZr8qe3BbU
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) December 1, 2023
Quem saiu muito satisfeito do campo foi o Fortaleza, que encerrou um jejum de 10 jogos sem vencer e se afastou de vez da zona do rebaixamento. Com o triunfo o Leão do Pici chegou à 11ª posição com 48 pontos. A equipe nordestina contou com gols de Calebe e Yago Pikachu, enquanto Eduardo Sasha descontou.
Empate no Mineirão
Quem ainda continua com risco de cair para a segunda divisão é o Cruzeiro, que ficou no 1 a 1 com o Athletico-PR em partida disputada no estádio do Mineirão. O resultado deixou a Raposa na 14ª posição com 45 pontos.
🕘Fim de jogo no Mineirão!⚽ Matheus Pereira fez o nosso gol.+ 1 ponto no Brasileirão.🔷 #CRUxCAP | 1-1 | 🔷 #FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/Kdc2NF5D8r
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) December 1, 2023
As informações e opiniões são de responsabilidade da Agência Brasil – EBC.
-
Economia2 dias ago
Primeira parcela do 13º deve ser paga até hoje por empregadores
-
Justiça2 dias ago
Barroso avalia que posse de Dino no STF deve ocorrer em fevereiro
-
Mundo2 dias ago
Entenda: COP28 avalia ação de países contra aquecimento global
-
Mundo2 dias ago
Lula: Catar tem papel central para fim do conflito no Oriente Médio
-
Política2 dias ago
CCJ do Senado aprova PEC que proíbe militares da ativa se candidatarem
-
Política3 dias ago
Lula: não pode haver desoneração sem contrapartida a trabalhadores
-
Justiça1 dia ago
STJ rejeita recurso para restabelecer condenação de Ustra
-
Política2 dias ago
Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional