Connect with us

Economia

Paulo Guedes diz que é ‘mentira’ que 33 milhões passam fome

Published

on

Nesta quarta-feira (21), o ministro da economia, Paulo Guedes, questionou, o numero de brasileiros em situação de insegurança alimentar no país.

“33 milhões de pessoas passando fome é mentira. Nós estamos transferindo para os mais pobres, com o Auxílio Brasil, 1,5% do PIB, 3 vezes mais do que recebiam antes”, declarou o ministro durante um evento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que ocorre em São Paulo.

“É impossível ter 33 milhões de pessoas passando fome. Por mais que tenha havido inflação, não foi 3 vezes mais. O poder de compra está mais do que preservado por essa nova transferência de renda”, disse mais uma vez durante sua fala.

Guedes se referia aos dados divulgados pelo do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), e divulgados em junho deste ano.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Focus: estimativa para inflação cai e para PIB aumenta

Published

on

Corpo da menina Eloah será enterrado nesta segunda-feira

A projeção dos analistas de mercado financeiro para inflação caiu e a para a economia aumentou. As informações estão na edição do Boletim Focus divulgada nesta segunda-feira (11).

Os dados foram divulgados na semana da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que vai decidir sobre a taxa básica de juros, atualmente em 12,25% ao ano.

A projeção para o PIB voltou a subir, e agora é de 2,92% de crescimento para este ano. A previsão anterior era de 2,84%.

Os economistas agora esperam que a inflação termine 2023 a 4,51%. Na semana passada, a previsão era de 4,54%.

O índice caminha para fechar o ano dentro da meta estabelecida pelo Banco Central, destaca o economista Cesar Bergo.

O Boletim Focus prevê para o dólar o valor de R$ 4,95 no fim do ano e a taxa básica de juros, a Selic, a 11,75%.

O economista André Roncaglia acredita que a queda da inflação, junto com dados do emprego e do exterior, pode acelerar os cortes nos juros no ano que vem.

A última reunião do Copom deste ano vai acontecer nesta terça e quarta-feira. Um corte de 0,5% está no radar dos analistas.

As informações e opiniões são de responsabilidade da Agência Brasil – EBC.

Continue Reading

Economia

Começa o pagamento do Bolsa Família e auxílio gás de dezembro

Published

on

Corpo da menina Eloah será enterrado nesta segunda-feira

O Bolsa Família começa a ser pago nesta segunda-feira (11). A antecipação do auxílio neste mês de dezembro ocorre devido aos festejos de fim de ano.  

Vão receber hoje os beneficiários com NIS, Número de Inscrição Social, de final 1. Os repasses são feitos sempre de maneira escalonada e seguem até o dia 22 de dezembro, quando recebem os cadastrados com Número de Inscrição Social de final zero. 

Para os beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade reconhecida pelo governo federal, o pagamento do Bolsa Família acontece de maneira unificada nesta segunda-feira.  

O auxílio gás, pago a cada dois meses, também começa a ser disponibilizado hoje. O repasse do valor de R$ 104 segue o calendário de pagamento do Bolsa Família e também considera o final do NIS do beneficiário.  

As famílias cadastradas nos programas sociais podem consultar as informações das parcelas nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem ou pelo telefone 111. 

As informações e opiniões são de responsabilidade da Agência Brasil – EBC.

Continue Reading

Economia

Haddad sobre desoneração: “não posso impor um ritmo ao Congresso”

Published

on

Corpo da menina Eloah será enterrado nesta segunda-feira

Há pouco mais de dez dias para o início do recesso do Congresso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não pode impor um ritmo de votações aos parlamentares, mas que está confiante na análise das medidas econômicas na Câmara e no Senado.

Ao chegar na Conferência do PT, neste sábado, em Brasília, Haddad ainda garantiu que até o fim do ano vai apresentar uma alternativa à proposta de desoneração da folha de pagamentos, que vence agora dia 31.

A prorrogação da desoneração foi vetada pelo presidente Lula e o veto pode ser derrubado em sessão do Congresso marcada para esta quinta-feira.

Entre as medidas que pretendem aumentar a arrecadação do governo no ano que vem e que aguardam análise estão a das Bets, que regulamenta as apostas esportivas e que, segundo o relator, o senador Ângelo Coronel, pode aumentar a arrecadação em até 10 bilhões por ano  e a da subvenção do ICMS, que regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais vindos dessas subvenções, e que pode ampliar a receita em 35 bilhões no ano que vem.

Mas, deputados e senadores ainda têm de votar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, além da Reforma Tributária, que aguarda votação na Câmara. 

As informações e opiniões são de responsabilidade da Agência Brasil – EBC.

Continue Reading

⚡EM ALTA