História da TV
Esplendor: 21 anos da estreia da “novela de verão” da Globo
Você sabia que a Globo já teve uma “novela de verão”? Em Janeiro de 2000, o canal carioca lançava um projeto que previa a exibição de tramas mais curtas às 18h, na tentativa de fugir do temido Horário de Verão, que deixava o público até mais tarde nas ruas e fazia os números despencarem.
O Canal relembra nesta quarta-feira(24) Esplendor, trama “gostosinha” de Ana Maria Moretzsohn que nunca foi reprisada pela Globo.
+Ratinho deixa Danilo Gentili constrangido após pergunta ao vivo no SBT
A ideia, a princípio, era reformular a novela das 18h com uma aposta forte no humor. “Uga-Uga”, de Carlos Lombardi, estava cotada para a vaga das 18h, mas optou-se por Esplendor. A trama foi produzida a toque de caixa! Da aprovação da sinopse, de apenas três páginas, até a estreia, passaram-se apenas 45 dias – inclui-se aí os feriados de Natal e Ano Novo.
O enredo, contemporâneo, foi transferido para a década de 1950 para facilitar a produção. Cada capítulo custou US$ 30 mil, cerca de 50% do valor normalmente consumida por uma novela, cerca de 180 mil reais por capítulo.
Esplendor girava em torno de Flávia Cristina, uma moça determinada que sustenta o único irmão Bruno, mas não percebe que ele é um mau-caráter, um marginal que a explora. Ao tentar defendê-lo de um agiota, Flávia pensa ter matado o homem, e, receosa de ser descoberta pela polícia, foge para o sul do Brasil, sem perceber que sua mala carrega dólares roubados pelo irmão.
Na viagem conhece Flávia Regina, uma moça fisicamente parecida com ela que está indo trabalhar como governanta na Vivenda do Sombrio, numa cidadezinha fictícia chamada Esplendor. Flávia Regina resolve acompanhá-la, mas um acidente com o ônibus põe Regina em coma no hospital, enquanto Flávia Cristina é confundida com ela e levada para a casa de seus patrões.
Para manter o interesse do público, Moretzsohn apostou em Flávia Regina, despertando do coma no qual entrou após um acidente de ônibus – que levou Flávia Cristina, fugindo do Rio de Janeiro por acreditar ter matado o agiota que chantageava seu irmão, a assumir sua identidade. Regina, a princípio, sofre com amnésia; o lapso de memória adia as descobertas de Frederico sobre a verdadeira história de Cristina. Mas esta, acuada, acaba se entregando.
Com Flávia Cristina expulsa da Vivenda do Sombrio, a novela inicia seu “segundo ato”, destacando o conluio de Flávia Regina e Cristóvão – também envolvido na morte de Elisa (Ângela Figueiredo), esposa de Frederico, e Pedro (Toni Borges), filho de Olga. No último capítulo, Cristóvão morre e Regina foge para o exterior com seu dinheiro, envolvendo-se com um charmoso piloto (Marcelo Serrado).
+Record se prepara para fazer anúncio
Esplendor foi sucesso de audiência:
Bem-sucedida, com média final de 30,6 pontos – a maior do horário das 18h desde “Anjo Mau” (1997) com 31,8 – Esplendor acabou esticada. Dos 71 capítulos previstos para 83 e, por fim, 125.
Famosos
Rebeldia: Ex-atriz da Globo denunciou sujeira na emissora
Se você pensa que na vida de um ator tudo é paraíso, está muito enganado! prova disso é ex-atriz da Globo, Irene Ravache. Aliás, ela começou sua carreira em 1965 na rede marinho.
+Glória Pires completa 59 anos em ótima forma; conheça o segredo dela
O fato é que mesmo com muito talento, Irene se revoltou com o sistema organizacional da emissora e fez um verdadeiro desabafo enquanto gravou a novela Sassaricando em 1988, em entrevista ao Jorna O Globo ela disse:
“O sistema de produção de novelas briga com meu ritmo de trabalho. Posso até fazer minisséries, seriados. Mas esta, realmente, é minha última novela. Me desagrada o esquema de produção, o tempo que toma, a falta de previsão. A Globo foi crescendo e ficou daquele tamanho. Em vez de aumentarem os estúdios, fazem escritórios. E não se grava em escritórios”.
Além disso, a ex-atriz da Globo denunciou as situações precárias de trabalho: “As condições de trabalho são muito difíceis. Esse negócio de suar a camisa é só para quem tem ações da emissora, e eu não tenho. Quando me pego numa externa, e o único lugar que tenho para fazer xixi é um bar infecto, sei que não estou mais para isso”, contou.
“Sujeira” na Globo
Na época, Irene chegou a abandonar a emissora e denunciou a sujeira que precisava enfrentar durante gravações externas: “Aí você vai para a externa num ônibus quente, tudo fede, o motorista fede. Não quero mais brincar assim. Eu não. Depois morro, e olha eu morrendo triste”, disparou.
De fato, a atriz abandonou a Globo, anos depois resolveu trabalhar com o SBT. Mas, após 12 anos na emissora do Silvio Santos. Irene retornou para a rede marinho e atuou nas novelas:
Comente com seu Facebook
História da TV
Amigos ou rivais? Treta nos bastidores da Globo atrapalhou produção de série
Antônio Fagundes e Stênio Garcia fizeram um verdadeiro sucesso em ‘Carga Pesada’ (1979-1981) na Globo. Mas, nem tudo são flores e os grandes amigos tiveram um desentendimento que atrapalhou a nova versão em 2003.
+Debate na Band derruba até a Globo e lidera na TV aberta
Em 2004, o jornalista Daniel Castro do O Globo apurou que a relação de amizade já não era a mesma e que os bastidores estaria tenso para os dois. No entanto, não foi exatamente uma briga, mas uma troca de farpas.
“Apesar de terem ilustrado reportagem sobre amigos de longa data no último Fantástico, Fagundes e Garcia mal se olham nas gravações do seriado. Eles não chegaram a brigar, mas estão passando por uma fase de irritação recíproca. Agem com rabugice,
Amizade dos atores da Globo
Apesar do desentendimento, Antônio Fagundes e Stênio Garcia falaram sobre o desgaste “natural” de uma amizade de tantos anos. No entanto, eles negaram que brigaram.
Enquanto isso, descubra qual novela substitui O Cravo e a Rosa:
Assim, a apresentadora Ana Maria Braga anunciou na manhã desta quinta-feira (25) que a Globo vai reprisar, mais uma vez, a novela Chocolate com Pimenta a partir de setembro. Desse modo, o horário segue nas mãos de Walcyr Carrasco, que a atual reprise é autoria dele e a próxima também.
+ Fala Brasil detona o Primeiro Impacto e faz o SBT sofrer em SP e no Rio de Janeiro
Vale lembrar que Chocolate com Pimenta já foi reprisada outras vezes. Duas pela sessão Vale a Pena Ver de Novo da Globo, em 2006 e depois em 2012. Entre abril e dezembro de 2020, voltou ao ar pelo canal Viva, obtendo enorme sucesso para o canal naquele ano.
Comente com seu Facebook
Famosos
Ex-ator da Globo sofre com a vida longe dos holofotes da fama e se entrega ao álcool
Alcançar o sucesso e manter a fama não deve ser uma tarefa muito fácil. Pois bem! a prova disso é o ex-ator que atuou por 30 anos na Globo e não teve tanta sorte.
+Cara e Coragem: Moa fica esperançoso, Duarte quer demissão, e Pat pede a separação
David Cardoso começou a carreira como cantor, fez muito sucesso com os pornochanchadas. Logo depois, o artista seguiu para a televisão trabalhando nos bastidores.
E então veio o grande momento, David Cardoso atuou em algumas novelas da Globo, são elas: ‘O Grande Segrego’ (1967); ‘O Homem Proibido’ (1981); ‘Despedida de Solteiro’ (1992).
Além disso, ele também atuou em ‘Da Cor do Pecado’ e na série ‘Carga Pesada.
Ator do Globo perde o sucesso
Como nem tudo são flores, e mesmo com seu sucesso na televisão, David Cardoso acabou “perdendo” tudo. Diante disso, se entregou ao alcoolismo.
Em 2020, o ex-ator da Globo contou que não soube lidar com a ausência da fama, estar longe dos holofotes foi um grande desafio para o talentoso David.
“Eu poderia ter estudado mais, ter feito coisas mais direcionadas à cultura brasileira”, contou o ex-ator da Globo, em entrevista ao
Comente com seu Facebook