Notícias
Agosto Branco: Tabagismo é principal fator de risco para câncer de pulmão mas doença também acomete não-fumantes
Cirurgia robótica agrega benefícios ao tratamento desse tipo de tumor
Embora o tabagismo esteja relacionado a 85% dos casos de câncer de pulmão, conforme amplamente divulgado durante o ‘Agosto Branco’, mês de prevenção e combate a esta doença, ela nem sempre é causada pelo cigarro. Há menos de três meses, a aposentada Enói Sousa Rêgo (74) sentiu falta de ar e buscou assistência médica. Suspeitava de coronavírus ou outras doenças, pois por nunca ter sido fumante, nem lhe passava pela cabeça que poderia ser câncer de pulmão. Após os exames que confirmaram o diagnóstico, ela se submeteu a uma cirurgia robótica para retirada da parte do órgão afetada pelo tumor. “Felizmente, minha recuperação foi rápida e tranquila. Estou bem e pretendo continuar assim”, relatou.
Além de promover uma recuperação mais rápida, com menor risco de complicações e menos dor no pós-operatório, a cirurgia robótica para tratamento do câncer de pulmão facilita a retirada dos linfonodos pulmonares, trazendo melhorias quando comparada ao procedimento por vídeo ou à cirurgia aberta (convencional), outras modalidades de tratamento. Segundo o cirurgião torácico Pedro Leite, integrante do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), os linfonodos são gânglios linfáticos que funcionam como um filtro de células do tumor que podem se espalhar pelo corpo. “Sua retirada é fundamental para definir o grau de extensão da doença, interferindo diretamente no tratamento e na chance de cura do paciente”, explicou.
A cirurgia robô assistida, realizada através de pequenos orifícios na parede torácica, utiliza instrumentos delicados e é feita com auxílio de uma câmera de vídeo. A plataforma utilizada proporciona ao cirurgião uma visão mais ampliada e em três dimensões (3D). Os movimentos das pinças são amplos e precisos, diferenciais que tornam a cirurgia segura e eficiente, pois melhoram os resultados cirúrgicos e reduzem o período de internação hospitalar e a dor. “A aplicação da tecnologia robótica no campo das cirurgias torácicas também agrega benefícios ao tratamento de tumores do mediastino (espaço localizado atrás do osso esterno, entre os dois pulmões), miastenia gravis (doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular) e doenças do diafragma (músculo da respiração)”, acrescentou o médico.
Sobre o tumor – O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento da doença, mas poluição do ar, história familiar de câncer de pulmão, exposição a carcinógenos (como amianto, radiação e radônio) e uso exclusivo de fogueiras para cozinhar e aquecer ampliam as chances de desenvolvimento desse tipo de tumor. Comumente, o câncer de pulmão não causa sintomas em suas fases iniciais, tornando difícil o diagnóstico precoce. Contudo, quando o tumor cresce e começa a invadir estruturas adjacentes, podem aparecer sintomas como tosse, escarro com sangue, dor torácica, falta de ar, rouquidão e perda de peso.
O tratamento depende da fase em que se encontra o tumor, ou seja, do estadiamento, verificado através do exame de imagem PET-Scan (para detectar metástases em outros órgãos) e ressonância magnética. Nas fases iniciais, o tratamento indicado é a cirurgia, sendo em alguns casos necessária a complementação com quimioterapia. A extensão da cirurgia depende principalmente da localização, do tamanho da lesão e das condições clínicas do paciente.
Ainda de acordo com o especialista em cirurgia torácica robótica, Pedro Leite, tradicionalmente, a cirurgia era realizada através da abertura da cavidade torácica (toracotomia), ou seja, uma incisão na parede lateral do tórax de cerca de 12 a 15 cm, seguida de afastamento das costelas. “Atualmente, os avanços tecnológicos nos permitem realizar a remoção do lobo inteiro do pulmão que contém o tumor (lobectomia) de forma minimamente invasiva, através da cirurgia vídeo-assistida ou robótica, sendo esta última a nossa técnica preferencial”, explicou o integrante do IBCR.
Apesar dos grandes avanços no tratamento do câncer de pulmão nos últimos anos, apenas uma pequena parcela dos pacientes é submetida à terapia com intuito curativo. No Brasil, esse tipo de tumor geralmente é diagnosticado em estágios avançados e apresenta baixas taxas de sobrevida. A legislação antitabagismo e as campanhas educativas, principalmente com foco na população mais jovem, são fundamentais para a prevenção da doença. Além disso, “o rastreamento do câncer de pulmão em pacientes com fatores de risco precisa ser feito anualmente através de tomografia de tórax, para detecção precoce do tumor. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de cura”, concluiu o cirurgião.
Famosos
Manu Gavassi muda o visual e faz todo mundo ficar chocado com resultado
Depois de adotar o cabelo curto durante anos, a atriz e cantora Manu Gavassi, surpreendeu os fãs nas redes sociais ao postar foto do novo visual. A famosa assumiu fios longos para marcar a sua nova fase, o apartamento novo e entrar em 2023 transformada. No estilo Wandinha Addams, dessa vez, Manu apostou no castanho escuro com franja longa e arrancou suspiros dos seguidores em suas redes sociais.
+ Record anuncia estreia do Campeonato Paulista 2023
+ Então, BBB23 atinge meta estabelecida e foge do ‘flop’ antes da estreia
Aline Luize, especialista em mega hair, comenta que o procedimento está agradando cada vez mais as mulheres, principalmente as famosas, que como Manu Gavassi, precisam e gostam de mudar o visual com frequência.
“Seja para fazer um personagem ou pela autenticidade, as celebridades sempre apostam em mudanças e o alongamento capilar é a salvação para essas transformações. A vantagem do método é que, usando cabelo natural, além de poder ousar na coloração e nos procedimentos, o resultado é muito genuíno e a aplicação fica imperceptível”, explica.
Mais sobre a mudança de visual da atriz e cantora Manu Gavassi:
Desse modo, segundo a especialista, extensões como a da artista Manu Gavassi, com cabelos 100% naturais, podem custar até 8 mil reais, dependendo da técnica, e demoram, em média, 4 horas, para o resultado final.
+ Band faz surpresa de “mau gosto” e causa revolta nos bastidores
+ Luciano Huck faz de tudo para se livrar de Faustão na Globo
Por fim, a variação dos métodos de aplicação está em constante evolução, são técnicas que podem ser usadas tanto para quem quer um cabelo mais longo, tanto para quem busca apenas mais volume.
Comente com seu Facebook
Famosos
Luan Estilizado lança novo EP com quatro músicas inéditas
Luan Estilizado, sensação do forró, lançou na última quinta-feira (22), em todas as plataformas digitais, seu novo EP com quatro faixas inéditas. As músicas foram extraídas da gravação do DVD No Meu Lugar, gravado em outubro na cidade de Campina Grande (PB).
+ Hoje em Dia faz sucesso há anos na Record por três motivos; saiba quais
+ Band dá pernada no SBT e deixa emissora chupando dedo
Minha Família será a primeira faixa inédita do EP com vídeo disponibilizado no YouTube. Enfim, Luan já soltou trechos em suas redes sociais e muitos fãs se identificaram com a letra. “Música fora da curva, que conta uma história”, afirma o cantor. O EP também terá as faixas Toc Toc, Fumo e Se Quiser Voltar. Luan Estilizado conta em primeira mão como são estas músicas.
“Toc Toc é uma música muito boa de se ouvir, o arranjo dela ficou leve. O início é voltado para um forró tradicional e no meio explode, ficou dançante! Fumo é uma versão e usa o termo que a gente usa quando dá algo errado”, revela Luan, que segue fazendo sucesso.
Em suma, mais sobre o cantor Luan Estilizado:
“A letra é muito legal! Se Quiser Voltar, para mim, é uma das melhores do DVD. Ela começa com muito sentimento, conta uma história de amor. Acredito muito nessa música”, antecipa o cantor. As quatro faixas fazem parte do DVD No Meu Lugar, com dez faixas inéditas.
+ Então, SBT sonha alto e promete surpreender com atitude em 2023
Em conclusão, gravado na FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba), o cantor Luan Estilizado retornou a Campina Grande, cidade paraibana que o acolheu no início da carreira e onde começou a fazer sucesso no Nordeste brasileiro. Lá ele renova as energias!
Comente com seu Facebook
Notícias
Chay Suede chama a atenção nos bastidores da Globo; saiba o motivo
Apesar de algumas notícias informarem ao contrário sobre o passado do ator, Chay Suede tem se mostrado bem diferente do que todo mundo pensava. Pelo menos para quem ainda não o conhecia. Desse modo, nos bastidores da novela Travessia, atual trama das 21h da Globo, ele está chamando a atenção.
+ Globo não abre mão de atriz veterana de jeito nenhum, saiba quem
De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, o galã da emissora carioca é alguém que sempre teve a cabeça no lugar e, apesar de toda fama, não deixou nada subir nas alturas, mantendo a carreira a carreira em alta e humildade na medida certa. Dizem que sempre foi assim, desde os tempos de Record.
Além de ser um sucesso, ele também chega com o texto decorado e é participativo com todos os colegas de elenco. Virou sinônimo de alegria nos bastidores. Coisa boa!
Aliás, Chay Suede é cria dos canal dos bispos. Foi lá que ele ganhou a oportunidade de atuar. Chegou com os dois pés na porta vivendo um dos protagonistas da versão brasileira de Rebelde (2011). Em 2014 já estava na Globo, de onde não saiu mais. Em quase 10 anos no canal carioca, Chay já esteve em sete novelas, contando com Travessia. É uma atrás da outra.
Enquanto Chay Suede brilha na Globo e chama a atenção, SBT anuncia mudanças:
A partir do dia 16 de janeiro as madrugadas do SBT voltam a ser jornalísticas e ganham um novo noticiário. Apresentado por Fernando Jordão, o SBT News na TV irá ao ar das 2h às 6h da manhã.
Diretamente dos estúdios do SBT em São Paulo, o projeto irá ao ar diariamente, de segunda a domingo, tornando-se uma integração entre a televisão e o digital.
Comente com seu Facebook