Novelas
10 anos sem A Favorita; relembre as melhores frases da vilã Flora

Patrícia Pilar deu vida a vilã Flora, na novela A Favorita. (Foto: Divulgação)
A dramaturgia brasileira está passando por um momento delicado. Com três novelas em crise de audiência e de identidade, a Rede Globo parece enfrentar uma situação desesperadora. Mas nem sempre foi assim. Há dez anos, no dia 16 de Janeiro de 2009, a emissora exibia o último capítulo de A Favorita.
De João Emanuel Carneiro, que estreava no horário das 21h após dois retumbantes sucessos no horário das 19h – Da Cor do Pecado e Cobras e Lagartos – e que, embora tenha levado um tempo para se estabelecer diante da audiência, caiu nas graças da crítica brasileira.
RecordTV proibiu Xuxa de participar do Lady Night; apresentadora ficou incomodada
Os 56 primeiros capítulos são considerados um marco na dramaturgia brasileira do atual século. Sem revelar quem era a mocinha e quem era a vilã, a novela que teve direção geral de Ricardo Waddington propunha um roteiro diferente em que nem tudo era exatamente o que parecia.
“Duas mulheres, duas versões de uma mesma história”, dizia o teaser se referindo a um assassinato ocorrido 17 anos antes do início da obra. Flora (Patrícia Pilar) foi presa como a culpada pelo crime, mesmo afirmando que quem havia matado o personagem havia sido Donatela (Cláudia Raia).
Após a revelação de que a vilã, de fato, era Flora, a personagem encorpou ainda mais e se transformou numa das personagens icônicas da história da dramaturgia brasileira. Com frases e cenas marcantes, a personagem vivida brilhantemente por Patrícia Pilar, conseguiu ocupar espaço de destaque na galeria de vilãs do país.
E Flora era muito mais que uma vilã de ação. Embora tenha sido uma das últimas vilãs a agir, de fato, nas telenovelas brasileiras. A personagem tinha um bom humor natural e frases de efeito que a tornaram muito charmosa. Em era pré-Redes Sociais, a vilã certamente ocuparia espaço de destaque em páginas do Facebook e nos Trending Topics do Twitter.
Relembre agora as melhores frases de Flora em A Favorita
10 – Foi mal, querida
https://www.youtube.com/watch?v=mXhR_xgvftg
Quando Flora decide matar Maíra (Juliana Paes), depois de Dodi (Murilo Benício) não conseguir cumprir a ordem da vilã, ela visita a personagem que, internada em estado grave no hospital, não tem como se despedir. Antes de desligar os aparelhos, a frase foi dita de forma mais natural possível.
9 – Vamos combinar que ela [Dona Irene] é uma anta histórica. Eu matei o filho dela, eu sequestrei a neta dela, eu dei cabo com o marido dela, e a mulher ainda gosta de mim.
Neste ponto, Flora já estava para ser desmascarada. Após seus atos de vilania, ela zomba da ingenuidade de Irene (Glória Menezes). Relembrando suas principais maldades que não eram descobertas pela mulher, Flora comenta a situação com Silveirinha (Ary Fontoura).
8 – Que velha safada. Eu fico imaginando ela se atracando com aquele outro velho caquético. Pode imaginar que baixaria, que falta de compostura. Deus me livre virar uma velha caquética, sem vergonha e safada que nem ela
Num dos momentos mais memoráveis, Flora zomba, novamente ao lado de Silveirinha, de sua nova descoberta. Que Irene estava tendo um caso e ela não resistiu à situação. Com seu bom humor corriqueiro, a personagem zombou da situação.
7 – Garota frouxa
Flora era tão rica que, mesmo derrotada, ferida, após levar um tiro, e caída, ainda conseguiu soltar uma de suas grandes frases. Ao perceber que havia acabado tudo, ela notou que Lara (Mariana Ximenes) não tivera coragem de atirar para matá-la e, então, a vilã soltou a pérola.
6 – Silveirinha, vai entrar pro convento dos Monges Beneditinos ou será que você vai entrar pro Convento das Carmelitas descalças?
Na reta final da novela, ao fugir da polícia, Flora encontra Silveirinha e tenta pedir ajuda. Não consegue porque o ex-ajudante havia se arrependido e se voltado a favor de Donatela. Diante disso, Flora o ameaça e ainda zomba da situação relembrando que ele também era vilão.
5 – Que pena Dodi. Você consegue errar sempre. O homem errado, na hora errada, no lugar errado. Esse é você.
Em um momento de tensão, pouco antes de matar Dodi, a vilã de Patrícia Pilar ainda zombou de toda a situação por conta do nervosismo de Dodi. Enquanto um apontava a arma para o outro, Flora fez questão de tirar sarro do rival para, alguns minutos depois, o matar.
4 – Você não consegue. Porque não é uma assassina como eu.
Talvez a primeira grande frase de Flora em toda a novela. No famigerado capítulo 56, em que ocorre a grande virada da trama, ou seja, o público descobre quem é a assassina de Marcelo, Flora já se revela com uma grande frase de efeito diante de uma Donatela fragilizada.
3 – Não tem problema. Depois você psicografa.
Na reta final de A Favorita, Flora invade a lua de mel de Donatela e de Zé Bob (Carmo Della Vechia) e sequestram o casal. Diante do embate, Flora acaba atirando em Zé Bob que desmaia. Donatela e a vilã então tem um grande momento de confronto de palavras que culmina com a frase épica da personagem.
2 – Que bonitinho, a Chapeuzinho-Vermelho veio proteger a Vovózinha do Lobo mau.
Aqui, Flora mostra seu bom humor costumeiro. Após ter sido descoberta por Irene, a vilã tem coragem de aparecer na missa em homenagem a Gonçalo (Mauro Mendonça). Ao ser repreendida por Irene, ela confronta a mulher e Lara aparece para proteger a avó da pérfida personagem que zombou da situação.
1 – Gente velha é um perigo. Morre por qualquer coisinha
A frase mais icônica e que faz parte da memória afetiva dos telespectadores é justamente após uma das cenas de thriller psicológico mais forte da História da dramaturgia brasileira. Assim que consegue que Gonçalo morra, Flora diz a frase que é cultuada por fãs até hoje.
Mar do Sertão
Travessia: Brisa e Núbia contestam exame de DNA
Em Travessia, Brisa e Núbia contestam o resultado do exame de DNA. Brisa suspeita de que Ari esteja envolvido no resultado do exame. Flora avisa a Brisa que solicitará o pedido do Juiz para refazer o exame de DNA. Na cena que vai ao ar nesta terça-feira (14), Inácia comenta com Guida que sente Rudá mais seguro de si. Em suma, Laís alerta Stenio para a acusação de atropelamento que Rudá fez a Moretti, tendo o advogado como possível cúmplice.
Por fim, Cidália comunica a Ari que Guerra retornará ao posto de presidente. Stenio deixa claro a Moretti que não o defenderá caso o empresário seja responsável pela explosão do carro de Guerra. Moretti foge de Zezinho. Theo pega o laptop escondido de Monteiro e Laís. Núbia pede para Guerra escutá-la.
+ David Brazil revela ajuda de Neymar para pegar “bofes”; vídeo
+ Morre Antônio Pedro, ator de ‘Gabriela’ e ‘Escolinha do Professor Raimundo’, aos 82
Em suma, saiba o que aconteceu no capítulo anterior de Travessia (13):
Helô conversa com Stenio sobre sua preocupação a respeito do paradeiro de Montez. Cidália, Guerra e Chiara conversam com o cirurgião que operou o empresário e descobrem que Guerra estava sob efeitos de medicamentos quando deu as informações para Ari. Bia beija Oto na frente de Brisa.
Oto liga para Ari para pegar os registros médicos de Dante, que foi internado com suspeita de princípio de infarto. Karine mantém contato com uma suposta atriz pela internet, sem saber que se trata de um pedófilo. Núbia e Marineide ficam surpresas ao ouvir sobre o resultado de DNA de Brisa.
Por fim, saiba o que aconteceu no capítulo do sábado (11)
Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra no capítulo da novela Travessia, em exibição no horário nobre da TV Globo.
Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil.
Comente com seu Facebook
Mar do Sertão
Em Mar do Sertão, Lorena se casa com Firmino e surpreende a mãe

Mar do Sertão
Em Mar do Sertão, Lorena (Marina Sena) admite que gosta de Firmino (Odilon Esteves) e aceita a se casar com o CEO da JM/Chaddad. A amiga de Candoca (Isadora Cruz) ainda reconhece Dagmar (Heloísa Jorge) como mãe. A pastora é quem a conduzirá até o altar, enquanto que padre Zezo (Nanego Lira) realiza a cerimônia.
Lorena finalmente admite que está apaixonado por Firmino e aceita o pedido de casamento do advogado. Candoca e José (Sergio Guizé), Labibe e Maruan (Pedro Lamin) serão os padrinhos.
O CEO da JM/Chaddad sempre foi caidinho pela jovem, mas a sobrinha de padre Zezo só via o rapaz como amigo. Xaviera (Giovana Cordeiro) foi quem deu um empurrãozinho para o amigo conquistar a moça, com aulas de sedução e um bom tapa no visual.
O casal só se acertou quando viajaram juntos atrás de José e Candoca, que estavam em lua de mel, para impedir Fubá Mimoso (Marco França) de matar o ex-vaqueiro a mando de Tertulinho (Renato Goés).
De colta à Canta Pedra, Lorena e Firmino oficializaram o namoro e daí para o casamento será um pulo. Pai adotivo da noiva, padre Zezo é quem vai relaizar a cerimônia.
A surpresa mesmo ficará por conta de Dagmar, mãe da noiva. As duas finalmente se acertam e a madrinha de Manduca vai pedir à pastora que a conduza até o altar.
Resumo Mar do Sertão desta segunda-feira (13)
José pede para Fubá Mimoso proteger Candoca e Manduca. Mirinho consegue enganar Vespertino. Ismênia vai para a casa de Tertulinho. Catão questiona o Coronel sobre ele ter assumido a culpa pela morte de Noé. Timbó e Xaviera trocam confidências sobre o mandante do atentado contra José. Tertulinho encontra Laura desacordada em seu carro na estrada e chama uma ambulância.
José afirma a Firmino que colocará fim à guerra que se iniciou em Canta Pedra. Márcio Castro questiona Deodora sobre Laura, mas ela desconversa. Manduca e Joca pedem a ajuda de Pajeú para proteger o Catende. Fubá Mimoso e Pajeú se enfrentam, e Candoca repreende os dois. Floro e Vespertino são presos. Rosinha ensina Tereza e Timbó a ler e escrever. Jessilaine volta a ser a prefeita de Canta Pedra. José avisa a Candoca que teme por sua segurança e a de Manduca.
Comente com seu Facebook
Mar do Sertão
Em Travessia, Chiara vira bicho e Guerra dá aviso para Brisa

Brisa em Travessia – Foto: Divulgação
Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra no capítulo da novela Travessia, em exibição no horário nobre da TV Globo.
Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil.
Por fim, Talita é pega de surpresa ao ver que Ari retirou suas coisas da sala que ocupava. Dante diz a Núbia que Ari roubou as ações de Guerra. Em conclusão, Guerra avisa a Brisa que o exame de DNA ficará pronto.
+ BBB 23: Bruna Griphao revela ter trabalhado bêbada
+ Encontro: Jornalista comete gafe e deixa Patrícia Poeta constrangida
Em suma, saiba o que aconteceu no capítulo anterior de Travessia (10):
Em Travessia, Ari tenta se explicar para Cidália. Ari manda Talita desocupar a sala para ele entrar. Gil pede a Ari que não o favoreça em nada na empresa. Mas Stenio avisa a Laís que Guerra terá que aceitar a presença de Ari na empresa no capítulo da novela Travessia.
Ainda na novela, Ari deixa Guerra, Cidália e Chiara confusos, ao dizer que foi Guerra quem o orientou a fazer a transferência das ações para ele, no hospital. Enfim, Creusa recebe Montez, que vai à casa de Helô disfarçado de engenheiro para averiguar um problema elétrico.
Por fim, Cotinha e Guida aconselham Guerra a investigar se o estado do empresário após a sedação no hospital pode ter motivado a revelação de informações sigilosas a Ari. Assim sendo, Chiara manda Ari devolver o que pertence a Guerra.
Travessia vai ao ar logo após o Jornal Nacional.
Comente com seu Facebook