Colunas
Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Joelma: as divas dos ritmos paraenses
Um dos estados brasileiros que mais contribuem para a cultura nacional é o Pará, pois de lá saíram ritmos como o carimbó, que é um gênero musical que teve origem entre os índios, o tecnobrega, fusão do brega com a música eletrônica, e o calypso, que também é uma variante do brega.
As maiores estrelas da música paraense a nível nacional são Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Joelma, consideradas as grandes expoentes dos ritmos regionais do Pará.
Conheça um pouco mais sobre a carreira e a vida pessoal de cada uma delas, bem como sobre a forma por meio da qual os ritmos tradicionais paraenses têm influência nos seus trabalhos.
Gaby Amarantos
Uma das estrelas paraenses mais conhecidas é Gaby Amarantos. Nascida no bairro do Jurunas, na periferia de Belém, ela foi uma das responsáveis pelo surgimento do tecnobrega.
Além disso, ela sempre chamou a atenção pelas roupas exuberantes que usa, pois normalmente aposta em visuais coloridos, com brincos grandes e sapatos com saltos enormes.
Gaby despontou para o sucesso nacional quando lançou uma versão da música “Single ladies”, de Beyoncé, que , em português, foi intitulada de “Hoje eu tô solteira”. Depois disso, no ano de 2011, lançou uma de suas músicas mais conhecidas, “Xirley”.
Após esses lançamentos, sua carreira deu uma guinada e chegou ao auge, quando a música “Ex mai love” foi tema de abertura de Cheias de charme, novela de muito sucesso da Rede Globo.
Mas não é somente na vida profissional que Gaby Amarantos tem sucesso. Em sua vida pessoal, ela também é bem-sucedida. Alguns anos atrás, depois que já estava famosa nacionalmente, recebeu uma mensagem de um fã pelo Instagram que acabou se tornando seu marido, com quem ela está até hoje e tem um filho.
O marido de Gaby Amarantos, Gareth Jones, já revelou que nunca imaginou que ela fosse responder, afinal, na época, ela já era uma estrela. Mas a resposta chegou, e depois de uma semana de troca de mensagens, eles finalmente se encontraram em Belém do Pará.
Assim como ela, algumas outras celebridades utilizam a Internet para encontrar relacionamentos, como é o caso de Sophie Turner e Joe Jonas, que se conheceram através do Instagram. Algumas outras celebridades também já ficaram famosas por conta dos rumores de que possuem contas em sites de relacionamento. Esse é, por exemplo, o caso de Caio Castro, que no ano de 2017 se interessou por uma menina que tinha conta no Badoo, aplicativo usado em diferentes cidades brasileiras, como Marabá, no Pará, e que teve um crescimento de 26% no número de usuários no Brasil no 1° semestre de 2019.
Fafá de Belém
Fafá de Belém é outra estrela paraense e leva suas origens inclusive no seu nome artístico, já que nasceu na capital do Pará, Belém. Ela foi uma das primeiras paraenses a despontar para o sucesso e sempre buscou incluir os ritmos regionais nas suas canções. Fafá se consagrou nacionalmente como cantora em 1977.
Apesar de ter sofrido diversas críticas ao incluir ritmos regionais em suas músicas a partir de 1985, ela prosseguiu com seus projetos e incluiu nas suas referências a lambada e o brega. Por fim, obteve muito sucesso com essas músicas.
A cantora ficou muito conhecida no Brasil pela energia com a qual se apresenta nos palcos e por ter uma presença contagiante onde quer que esteja, o que se percebe facilmente por sua risada única.
Fafá nunca escondeu o orgulho que sente de suas raízes amazônicas e em 2015 lançou um disco intitulado Do tamanho certo para o meu sorriso, no qual incluiu influências da música brega e que remetem à alegria dos ritmos paraenses.
Fafá de Belém também é muito conhecida em Portugal por ser descendente de uma família de portugueses e há muitos anos passar longas temporadas no país. Ela, aliás, faz parte da confraria de um famoso vinho português.
O carinho que o público português tem por ela também é muito grande, e em 2011 ela chegou a ser condecorada com a Medalha de Mérito Turístico de Portugal.
Em relação à sua vida pessoal, a cantora sempre foi muito discreta. Ela teve uma única filha, chamada Mariana Belém.
Joelma
Diferentemente de Gaby Amarantos e Fafá de Belém, que são provenientes da capital paraense, Joelma nasceu em uma pequena cidade do estado, chamada Almeirim.
Ela tinha planos de virar advogada e, sem intenção de seguir carreira musical, começou a tocar com um amigo em um bar. Depois de perceber que tinha talento, ela decidiu seguir com o sonho de ser cantora.
O sucesso veio por meio da banda Calypso, que formava com Ximbinha, que foi seu marido até 2015. Desde o seu primeiro álbum , intitulado Ao vivo, a banda despontou para o sucesso através do ritmo conhecido como brega pop.
A cantora revela que chegou a fazer 11 shows por semana e que chegou a adoecer por conta da quantidade de compromissos que assumia na época do auge da banda Calypso.
Quanto à vida pessoa de Joelma, ela teve uma filha com Ximbinha, chamada Yasmim, e dois filhos, Robson e Natália, de seus relacionamentos anteriores.
Atualmente, ela tem se dedicado a sua carreira solo, e seu álbum intitulado Avante contou com a presença de seus três filhos e das cantoras Ivete Sangalo e Solange Almeida.
Reunião das divas paraenses
No ano de 2018, no programa Popstar, da Rede Globo, as três foram chamadas para participar como juradas e postaram nas suas redes sociais diversos momentos desse encontro raro, que foi comemorado pelos fãs. Elas inclusive criaram apelidos para o grupo, como Trio Tucupi e Jambu, Tucupi e Tacacá.
Apesar de o encontro do trio ser raro, Gaby Amarantos já chegou a se apresentar junto com Joelma no carnaval de Pernambuco. As duas, inclusive, fizeram questão de levantar a bandeira do Pará para o público.
Pará no Rock In Rio
Um show com alguns dos principais nomes da música paraense será um dos destaques do palco Sunset – espaço dedicado a encontros de artistas – na edição de 2019 do Rock in Rio.
Dona Onete, considerada a rainha do chamado carimbó chamegado, comandará o encontro “Pará Pop”, marcado para 3 de outubro. A apresentação terá as participações das cantoras Fafá de Belém e Gaby Amarantos, do cantor e DJ Jaloo e do guitarrista Lucas Estrela.
Os ritmos regionais brasileiros têm cada vez mais alcançado um público maior, e Gaby Amarantos, Joelma e Fafá de Belém são a prova da riqueza da música brasileira e do alcance que ela pode ter.
Colunas
Silvio Santos: Apresentadora sempre escondeu relação com o patrão: “Só me ferrei”
Um dos principais empresários e comunicadores do Brasil atende pelo nome de Silvio Santos. Por conta da sua importância muita gente tem certo receio sobre dar informações que envolvam o dono do SBT e foi assim, durante um bom tempo, com uma das apresentadoras do canal paulista.
+ Mar do Sertão: Tertulinho discute com José, Candoca é desacreditada e Timbó tem brilhante ideia
Christina Rocha sempre escondeu seu parentesco com Silvio Santos, mas no Programa da Maisa (2019) a loira resolveu falar sobre o assunto e explicou melhor a situação. “Eu tinha medo de confundir as coisas, ficava dura. Não podia deixar de ser a Christina, mas também não podia confundir as coisas. Quando eu fazia o programa do Silvio, ficava travada”, disse ela na ocasião.
Em suma, Christina foi casada com Rubens Pássaro, que é irmão da autora Íris Abravanel a esposa de Silvio. “Eu já era conhecida bem antes de ser cunhada dele. Eu já era a Christina, apresentadora do SBT. Quando me tornei cunhada, só me ferrei (risos)”, disse a famosa recentemente no Programa de Todos os Programas, no Youtube.
Aliás, Christina Rocha tem mágoa, mas não é com Silvio Santos:
Há décadas na televisão, Christina abriu o jogo em entrevista para o Notícias da TV e reclamou de nunca ter sido nem indicada para o Troféu Imprensa, premiação exibida pela SBT e apresentada por Silvio Santos.
“Só acho estranho uma pessoa que está há dez anos no ar não ser indicada a um Troféu Imprensa. Não sei o que acontece. Eu acho que eu merecia pelo menos ser indicada. Tem gente que ganha mas não está nem no ar. Esse ano juro por Deus que eu nem vi”, afirmou ela em 2019.
Comente com seu Facebook
Colunas
Aqui Agora de volta, nova versão do Dr. Hollywood na TV e mudanças no final de semana do SBT: O que pode acontecer na TV
Muito tem se falado sobre as possíveis mudanças na programação do SBT para 2023. O retorno do Aqui Agora, um clássico do jornalismo, foi cogitado internado no finalzinho de janeiro, mas não chegou a ser confirmado pela direção da emissora. Aliás, falava-se que o canal colocaria o extinto telejornal antes do SBT Brasil.
+ Mel Maia brilha em Vai na Fé e Record despenca com Vidas em Jogo: EM ALTA/EM BAIXA
Apesar de toda especulação, o SBT não deve apostar no policialesco que fez bastante sucesso no passado. Outras tentativas fracassadas de reviver o programa são prova de que nem sempre o que se deu bem lá atrás alcançará a ‘glória’ no momento atual. Foi para a gaveta mais uma vez.
Além do Aqui Agora, um outro programa clássico pode voltar ao ar em 2023. Depois de fazer sucesso e obter grande audiência na RedeTV, o Dr. Hollywood pode voltar para a televisão. Dr Rey, que comanda a atração, estaria negociando com a Rede Brasil para ocupar as noites de terça-feira. É ver para crer!
Aqui Agora de volta, nova versão do Dr. Hollywood… e mudanças na programação do SBT:
Muitas novidades devem surgir na programação do SBT após o Carnaval. Silvio Santos, que também é uma espécie de diretor de programação, já decidiu que pretende mexer nos finais de semana da emissora paulista, que não consegue mais vencer a Record com tanta facilidade no ibope.
+ Enfim, Ana Hickmann pega todo mundo de surpresa e surge no hospital: “Problema que já atrapalhou”
Desse modo, o patrão pretende turbinar a grade com: Rebeca Abravanel nas tardes de sábado; um novo produto antecedendo o Domingo Legal com Celso Portiolli; e a saída do Raul Gil. Todas as informações são do blog Aqui Tem Fofoca.
Comente com seu Facebook
Colunas
Mel Maia brilha em Vai na Fé e Record despenca com Vidas em Jogo: EM ALTA/EM BAIXA
EM ALTA: Mel Maia brilha em Vai na Fé
De fato, a novela Vai na Fé já conquistou boa parte do público que havia desistido de assistir novelas na faixa das 19h. A trama da autora Rosane Svartman tem todos os elementos que uma trama precisa, além de uma boa história central. Mel Maia está no elenco e vem brilhando.
+ Enfim, Ana Hickmann pega todo mundo de surpresa e surge no hospital: “Problema que já atrapalhou”
A influenciadora Guilhermina de Alcântara Azevedo, a Guiga, caiu como uma luva para a atriz, que até aqui ainda não havia interpretado uma personagem com tantos elementos. Aos 18 anos, a jovem prova que sabe atuar e que está pronta para personagens maiores. Alô Globo, cadê a Mel de protagonista? Aguardamos.
EM BAIXA: Record erra com reprise de Vidas em Jogo
Para comemorar os 70 anos da Record, a direção da emissora paulista decidiu reprisar a novela Vidas em Jogo, um dos sucesso do canal na década de 2010. Programada para o segundo horário de novelas da noite, às 21h45, a trama da autora Cristianne Fridmann demonstra não ter sido uma boa escolha.
+ SBT: Apresentador no olho da rua? Ele abre o jogo e fala toda a verdade
Na segunda-feira (30), dia da reestreia, Vidas em Jogo fez a Record perder 9% do público no horário. Apesar de ter feito grande sucesso no passado e ser uma das mais lembradas pelo público da emissora, a trama não tem mais forças para brigar com a concorrência, que vem tirando bastante proveito.
Vale salientar que a culpa é da própria Record que usou a faixa, por muito, para exibir apenas folhetins bíblicos, seja inédito ou reprise. Em resumo, o público desacostumou. Porém, o canal de Edir Macedo possuí outros títulos mais chamativos e menos reprisados para colocar no ar. Aproveitando a onda do remake de Pantanal, por que não reexibir Bicho do Mato (2006)? Vai que cola!
*A opinião compartilhada não necessariamente remete a ponto de vista do site Ocanal.
Comente com seu Facebook