Notícias
Inverno favorece infecção urinária infantil
Conhecer os sintomas ajuda a identificar o problema e beber mais água contribui para a prevenção
No inverno, tanto crianças como adultos tendem a beber menos água e fazer menos xixi, fato que facilita infecções, já que o ato de urinar é responsável pela limpeza do canal da uretra, evitando a proliferação de micro-organismos no local. Além disso, a umidade típica da estação pode contribuir para o aumento de casos de Infecções do Trato Urinário (ITUs), já que quando a criança usa uma roupa íntima que não secou direito ela acaba tendo contato direto com um número maior de agentes infecciosos. Na estação mais fria do ano, o aumento de infecções do trato respiratório, como gripes e resfriados, e o uso de antibióticos para tratar outras doenças como sinusite e amigdalite podem contribuir para a queda da imunidade, o que também favorece o aparecimento da infecção urinária.
A ITU é uma infecção bacteriana em alguma região do trato urinário. O local preferido das bactérias é a bexiga, mas os rins, ureteres e uretra também podem ser acometidos. Exames de urina, de imagem e de sangue podem ser solicitados por especialistas para fechar o diagnóstico. De acordo com o urologista geral e pediátrico Leonardo Calazans, os sintomas variam por idade. Em bebês e crianças de até dois anos, os mais comuns são febre, vômitos, diarreia e urina com odor fétido. Crianças acima dessa idade apresentam outros sintomas. Se o local da infecção for a bexiga, podem surgir dor ou sensação de ardência ao urinar, vontade frequente e súbita de fazer xixi, dor na bexiga (região inferior do abdômen) e dificuldade para urinar ou prender a urina (incontinência urinária). Se a infecção for renal, os sintomas mais comuns são: dor em um ou em ambos os rins (na lateral do corpo ou nas costas, logo acima da cintura), febre alta, calafrios e mal-estar grave.
Recém-nascidos com infecções urinárias raramente apresentam sintomas além de febre. Às vezes, eles não se alimentam bem, ficam lentos (letárgicos), vomitam ou têm diarreia. Crianças com defeitos congênitos que impeçam a urina de fluir normalmente têm maior probabilidade de apresentar ITU no presente e problemas renais no futuro, se não forem tratadas. Além disso, “recém-nascidos podem ficar muito doentes se uma infecção do trato urinário se disseminar através do sangue para o resto do corpo. Quando isso ocorre, temos um quadro clínico conhecido como sepse”, pontuou Calazans, que atua como preceptor de urologia das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, e do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.
Crianças que recebem tratamento adequado raramente desenvolvem insuficiência renal (incapacidade dos rins de filtrar adequadamente os resíduos metabólicos do sangue), a menos que elas tenham anomalias no trato urinário que não podem ser consertadas. Contudo, “as infecções urinárias de repetição, podem formar cicatrizes no rim, fato que pode dar origem à hipertensão arterial e à doença renal crônica”, destacou Leonardo Calazans.

Dr. Leonardo Calazans, médico urologista (Foto: Divulgação)
Saiba como é a prevenção
Segundo o especialista, que também é diretor do núcleo de urologia do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), nem sempre é possível prevenir as infecções urinárias, mas a higiene adequada dos órgãos genitais pode ajudar. As meninas devem ser ensinadas a se limpar esfregando-se da frente para trás (em vez de trás para frente) após evacuar e depois de urinar para reduzir as chances das bactérias penetrarem pela abertura uretral. A circuncisão dos meninos ajuda a reduzir o risco da doença na etapa inicial da infância. Apenas 10% dos circuncidados apresentam ITUs em comparação aos que não são, mas há divergências sobre o fato desta vantagem, por si só, ser motivo suficiente para justificar a retirada do prepúcio. “A micção e evacuações regulares, o consumo abundante de água e a não utilização de roupas íntimas úmidas ou molhadas por muito tempo ajudam a evitar o aparecimento das infecções urinárias nas crianças”, destacou.
O tratamento
As infecções do trato urinário são tratadas com antibióticos. Crianças que apresentam casos mais graves e todos os recém-nascidos recebem esses medicamentos por injeção intramuscular ou em uma veia (intravenosa). Outras crianças recebem antibióticos por via oral. O tratamento em geral dura, aproximadamente, de 7 a 14 dias. Algumas crianças com anomalias estruturais do trato urinário precisam de cirurgia para corrigir o problema. Outras precisam tomar antibióticos diariamente para prevenir infecções.
Famosos
Manu Gavassi muda o visual e faz todo mundo ficar chocado com resultado

Manu Gavassi surgiu com novo visual e deixou os seus fãs e seguidores de queixo caído (Foto: Reprodução)
Depois de adotar o cabelo curto durante anos, a atriz e cantora Manu Gavassi, surpreendeu os fãs nas redes sociais ao postar foto do novo visual. A famosa assumiu fios longos para marcar a sua nova fase, o apartamento novo e entrar em 2023 transformada. No estilo Wandinha Addams, dessa vez, Manu apostou no castanho escuro com franja longa e arrancou suspiros dos seguidores em suas redes sociais.
+ Record anuncia estreia do Campeonato Paulista 2023
+ Então, BBB23 atinge meta estabelecida e foge do ‘flop’ antes da estreia
Aline Luize, especialista em mega hair, comenta que o procedimento está agradando cada vez mais as mulheres, principalmente as famosas, que como Manu Gavassi, precisam e gostam de mudar o visual com frequência.

Enfim, o novo visual da atriz e cantora Manu Gavassi (Créditos: Instagram)
“Seja para fazer um personagem ou pela autenticidade, as celebridades sempre apostam em mudanças e o alongamento capilar é a salvação para essas transformações. A vantagem do método é que, usando cabelo natural, além de poder ousar na coloração e nos procedimentos, o resultado é muito genuíno e a aplicação fica imperceptível”, explica.
Mais sobre a mudança de visual da atriz e cantora Manu Gavassi:
Desse modo, segundo a especialista, extensões como a da artista Manu Gavassi, com cabelos 100% naturais, podem custar até 8 mil reais, dependendo da técnica, e demoram, em média, 4 horas, para o resultado final.
+ Band faz surpresa de “mau gosto” e causa revolta nos bastidores
+ Luciano Huck faz de tudo para se livrar de Faustão na Globo
Por fim, a variação dos métodos de aplicação está em constante evolução, são técnicas que podem ser usadas tanto para quem quer um cabelo mais longo, tanto para quem busca apenas mais volume.
Comente com seu Facebook
Famosos
Luan Estilizado lança novo EP com quatro músicas inéditas

O cantor Luan Estilizado (Créditos: Divulgação)
Luan Estilizado, sensação do forró, lançou na última quinta-feira (22), em todas as plataformas digitais, seu novo EP com quatro faixas inéditas. As músicas foram extraídas da gravação do DVD No Meu Lugar, gravado em outubro na cidade de Campina Grande (PB).
+ Hoje em Dia faz sucesso há anos na Record por três motivos; saiba quais
+ Band dá pernada no SBT e deixa emissora chupando dedo
Minha Família será a primeira faixa inédita do EP com vídeo disponibilizado no YouTube. Enfim, Luan já soltou trechos em suas redes sociais e muitos fãs se identificaram com a letra. “Música fora da curva, que conta uma história”, afirma o cantor. O EP também terá as faixas Toc Toc, Fumo e Se Quiser Voltar. Luan Estilizado conta em primeira mão como são estas músicas.

De fato, Luan Estilizado está em alta (Créditos: Divulgação)
“Toc Toc é uma música muito boa de se ouvir, o arranjo dela ficou leve. O início é voltado para um forró tradicional e no meio explode, ficou dançante! Fumo é uma versão e usa o termo que a gente usa quando dá algo errado”, revela Luan, que segue fazendo sucesso.
Em suma, mais sobre o cantor Luan Estilizado:
“A letra é muito legal! Se Quiser Voltar, para mim, é uma das melhores do DVD. Ela começa com muito sentimento, conta uma história de amor. Acredito muito nessa música”, antecipa o cantor. As quatro faixas fazem parte do DVD No Meu Lugar, com dez faixas inéditas.
+ Então, SBT sonha alto e promete surpreender com atitude em 2023
Em conclusão, gravado na FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba), o cantor Luan Estilizado retornou a Campina Grande, cidade paraibana que o acolheu no início da carreira e onde começou a fazer sucesso no Nordeste brasileiro. Lá ele renova as energias!
Comente com seu Facebook
Notícias
Chay Suede chama a atenção nos bastidores da Globo; saiba o motivo

O ator Chay Suede chama a atenção nos bastidores da TV Globo (Créditos: Reprodução)
Apesar de algumas notícias informarem ao contrário sobre o passado do ator, Chay Suede tem se mostrado bem diferente do que todo mundo pensava. Pelo menos para quem ainda não o conhecia. Desse modo, nos bastidores da novela Travessia, atual trama das 21h da Globo, ele está chamando a atenção.
+ Globo não abre mão de atriz veterana de jeito nenhum, saiba quem
De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, o galã da emissora carioca é alguém que sempre teve a cabeça no lugar e, apesar de toda fama, não deixou nada subir nas alturas, mantendo a carreira a carreira em alta e humildade na medida certa. Dizem que sempre foi assim, desde os tempos de Record.

Ele é um dos protagonistas de Travessia, atual novela das 21h (Créditos: Divulgação/TV Globo)
Além de ser um sucesso, ele também chega com o texto decorado e é participativo com todos os colegas de elenco. Virou sinônimo de alegria nos bastidores. Coisa boa!
Aliás, Chay Suede é cria dos canal dos bispos. Foi lá que ele ganhou a oportunidade de atuar. Chegou com os dois pés na porta vivendo um dos protagonistas da versão brasileira de Rebelde (2011). Em 2014 já estava na Globo, de onde não saiu mais. Em quase 10 anos no canal carioca, Chay já esteve em sete novelas, contando com Travessia. É uma atrás da outra.
Enquanto Chay Suede brilha na Globo e chama a atenção, SBT anuncia mudanças:
A partir do dia 16 de janeiro as madrugadas do SBT voltam a ser jornalísticas e ganham um novo noticiário. Apresentado por Fernando Jordão, o SBT News na TV irá ao ar das 2h às 6h da manhã.
Diretamente dos estúdios do SBT em São Paulo, o projeto irá ao ar diariamente, de segunda a domingo, tornando-se uma integração entre a televisão e o digital.


Comente com seu Facebook