Colunas
Mariana Leão: Bombeiro que humilhou atriz negra da Globo não pode ficar impune
Um dos assuntos da semana, a humilhação vivida pela atriz Cacau Protásio, contratada do Grupo Globo, é tema da estreia da coluna K entre nós. Cacau usou as redes sociais para desabafar sobre o episódio e prometeu não deixar a situação passar impune
A indignação popular é tamanha e já há forte pressão para que haja punição severa por parte do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Apesar da Corporação divulgar em nota que não compactua com qualquer ato discriminatório e se solidariza com a atriz da Globo Cacau Protásio, isso não é o suficiente.
O CBMERJ precisa identificar os agentes racistas e homofóbicos e tirar-lhes a farda de quem salva vidas, independentemente de cor, sexo, religião ou biotipo. A instituição mais confiável do Brasil precisa dar o exemplo, mantendo sua tradicional conduta ética e, à Justiça, cabe identificar e punir civilmente os autores dos ataques preconceituosos.
Aliás, em um ponto, tenho mesmo que concordar com eles, não somos mesmo iguais. Há algo que, de fato, diferencia e segrega o ser humano: o caráter! Existe o bom e o mau, o primeiro merece viver em liberdade, já o segundo, deve ser contido para que suas atitudes não prejudiquem inocentes. Claro que existe recuperação e depende de cada um, mas a impunidade não promove reflexão, nem tampouco mudanças de atitude.
*Por Mariana Leão
Entenda o caso
A atriz Cacau Protásio foi vítima de um crime que virou moda ultimamente, trata-se do racismo. O caso aconteceu durante uma gravação do seu próximo longa-metragem “Juntos e Enrolados” no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no centro do Rio de Janeiro no último domingo(24).
Começaram a circular os áudios em que alguns bombeiros criticam e ofendem agressivamente a atriz. Logo ela tratou de imediatamente fazer um vídeo falando sobre o assunto.
Em um desabafo triste e indignada, Cacau disse: “Eu estou fazendo um filme, que faço um bombeiro, sargento, e domingo, fui filmar no batalhão de bombeiros no centro da cidade. Fui super bem recebida, bem assessorada, sendo que tem um bombeiro que fez um vídeo de uma cena solta e espalhou por aí. Em momento algum ele desceu para saber o que estava acontecendo, o que era, e a cena que ele postou é o pedaço de uma cena que é um sonho do meu superior. Eu faço um filme, eu conto uma história, aquilo é ficção, não é realidade. E ele espalhou o vídeo com um áudio me chamando de negra, gorda, filha da p***, aquela cambada de viado… racismo é preconceito, se vocês não sabem, se ele não sabe isso é muito triste. Não entendi o porquê de tanto ódio” disse Cacau.
E seguiu dizendo: “Sou negra, sou gorda, sou brasileira, sou atriz, eu conto histórias conto ficção, não mereço ser agredida, assim como nenhuma pessoa”.
E Finalizou: “A gente não fez nada de absurdo, se as pessoas pedirem para ver a cena, vão ver que não tem nada de absurdo. Mas respeito a opinião dos bombeiros […] Mas peço que a gente tenha mais compaixão um com o outro”. No filme, Cacau interpreta a bombeiro Sargento Diana, seu parceiro de cena é o ator Marcos Pasquim, o filme tem estréia prevista para 2020.
*A coluna ‘K entre Nós’ é assinada pela jornalista Mariana Leão. Com 26 anos de profissão, passou por várias emissoras de TV. Apresentou o programa “Melhor Pra Você”, na Rede TV, foi repórter e apresentadora do “Hoje em Dia” da Record TV, foi repórter da Rede Globo e apresentadora de merchandising do “Domingão do Faustão”. Foi repórter do programa “Band Verão”. É a editora-chefe da revista “O Prelo” e assina esta coluna.
Colunas
Silvio Santos: Apresentadora sempre escondeu relação com o patrão: “Só me ferrei”
Um dos principais empresários e comunicadores do Brasil atende pelo nome de Silvio Santos. Por conta da sua importância muita gente tem certo receio sobre dar informações que envolvam o dono do SBT e foi assim, durante um bom tempo, com uma das apresentadoras do canal paulista.
+ Mar do Sertão: Tertulinho discute com José, Candoca é desacreditada e Timbó tem brilhante ideia
Christina Rocha sempre escondeu seu parentesco com Silvio Santos, mas no Programa da Maisa (2019) a loira resolveu falar sobre o assunto e explicou melhor a situação. “Eu tinha medo de confundir as coisas, ficava dura. Não podia deixar de ser a Christina, mas também não podia confundir as coisas. Quando eu fazia o programa do Silvio, ficava travada”, disse ela na ocasião.
Em suma, Christina foi casada com Rubens Pássaro, que é irmão da autora Íris Abravanel a esposa de Silvio. “Eu já era conhecida bem antes de ser cunhada dele. Eu já era a Christina, apresentadora do SBT. Quando me tornei cunhada, só me ferrei (risos)”, disse a famosa recentemente no Programa de Todos os Programas, no Youtube.
Aliás, Christina Rocha tem mágoa, mas não é com Silvio Santos:
Há décadas na televisão, Christina abriu o jogo em entrevista para o Notícias da TV e reclamou de nunca ter sido nem indicada para o Troféu Imprensa, premiação exibida pela SBT e apresentada por Silvio Santos.
“Só acho estranho uma pessoa que está há dez anos no ar não ser indicada a um Troféu Imprensa. Não sei o que acontece. Eu acho que eu merecia pelo menos ser indicada. Tem gente que ganha mas não está nem no ar. Esse ano juro por Deus que eu nem vi”, afirmou ela em 2019.
Comente com seu Facebook
Colunas
Aqui Agora de volta, nova versão do Dr. Hollywood na TV e mudanças no final de semana do SBT: O que pode acontecer na TV
Muito tem se falado sobre as possíveis mudanças na programação do SBT para 2023. O retorno do Aqui Agora, um clássico do jornalismo, foi cogitado internado no finalzinho de janeiro, mas não chegou a ser confirmado pela direção da emissora. Aliás, falava-se que o canal colocaria o extinto telejornal antes do SBT Brasil.
+ Mel Maia brilha em Vai na Fé e Record despenca com Vidas em Jogo: EM ALTA/EM BAIXA
Apesar de toda especulação, o SBT não deve apostar no policialesco que fez bastante sucesso no passado. Outras tentativas fracassadas de reviver o programa são prova de que nem sempre o que se deu bem lá atrás alcançará a ‘glória’ no momento atual. Foi para a gaveta mais uma vez.
Além do Aqui Agora, um outro programa clássico pode voltar ao ar em 2023. Depois de fazer sucesso e obter grande audiência na RedeTV, o Dr. Hollywood pode voltar para a televisão. Dr Rey, que comanda a atração, estaria negociando com a Rede Brasil para ocupar as noites de terça-feira. É ver para crer!
Aqui Agora de volta, nova versão do Dr. Hollywood… e mudanças na programação do SBT:
Muitas novidades devem surgir na programação do SBT após o Carnaval. Silvio Santos, que também é uma espécie de diretor de programação, já decidiu que pretende mexer nos finais de semana da emissora paulista, que não consegue mais vencer a Record com tanta facilidade no ibope.
+ Enfim, Ana Hickmann pega todo mundo de surpresa e surge no hospital: “Problema que já atrapalhou”
Desse modo, o patrão pretende turbinar a grade com: Rebeca Abravanel nas tardes de sábado; um novo produto antecedendo o Domingo Legal com Celso Portiolli; e a saída do Raul Gil. Todas as informações são do blog Aqui Tem Fofoca.
Comente com seu Facebook
Colunas
Mel Maia brilha em Vai na Fé e Record despenca com Vidas em Jogo: EM ALTA/EM BAIXA
EM ALTA: Mel Maia brilha em Vai na Fé
De fato, a novela Vai na Fé já conquistou boa parte do público que havia desistido de assistir novelas na faixa das 19h. A trama da autora Rosane Svartman tem todos os elementos que uma trama precisa, além de uma boa história central. Mel Maia está no elenco e vem brilhando.
+ Enfim, Ana Hickmann pega todo mundo de surpresa e surge no hospital: “Problema que já atrapalhou”
A influenciadora Guilhermina de Alcântara Azevedo, a Guiga, caiu como uma luva para a atriz, que até aqui ainda não havia interpretado uma personagem com tantos elementos. Aos 18 anos, a jovem prova que sabe atuar e que está pronta para personagens maiores. Alô Globo, cadê a Mel de protagonista? Aguardamos.
EM BAIXA: Record erra com reprise de Vidas em Jogo
Para comemorar os 70 anos da Record, a direção da emissora paulista decidiu reprisar a novela Vidas em Jogo, um dos sucesso do canal na década de 2010. Programada para o segundo horário de novelas da noite, às 21h45, a trama da autora Cristianne Fridmann demonstra não ter sido uma boa escolha.
+ SBT: Apresentador no olho da rua? Ele abre o jogo e fala toda a verdade
Na segunda-feira (30), dia da reestreia, Vidas em Jogo fez a Record perder 9% do público no horário. Apesar de ter feito grande sucesso no passado e ser uma das mais lembradas pelo público da emissora, a trama não tem mais forças para brigar com a concorrência, que vem tirando bastante proveito.
Vale salientar que a culpa é da própria Record que usou a faixa, por muito, para exibir apenas folhetins bíblicos, seja inédito ou reprise. Em resumo, o público desacostumou. Porém, o canal de Edir Macedo possuí outros títulos mais chamativos e menos reprisados para colocar no ar. Aproveitando a onda do remake de Pantanal, por que não reexibir Bicho do Mato (2006)? Vai que cola!
*A opinião compartilhada não necessariamente remete a ponto de vista do site Ocanal.
Comente com seu Facebook