Novelas
Mulheres de Areia: Fãs se dividem sobre a melhor versão; Entenda

Glória Pires fez as irmãs Ruth e Raquel na segunda versão de “Mulheres de Areia” na Globo, novela de Ivani Ribeiro
No primeiro dia de fevereiro de 1993, estreou a novela de maior sucesso do horário das seis da Globo, tanto em repercussão, quanto em crítica. Escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Wolf Maya, a segunda versão de Mulheres de Areia parou o Brasil e a rivalidade entre as irmãs Ruth e Raquel, interpretada por Glória Pires, mexeu com os telespectadores.
Nesta sexta, 01, fãs da novela registraram mensagens incensando a narrativa da faixa das seis. Porém, a circunstância mais chamativa se tornou os admiradores da novela. Eram pessoas com faixa etária de 20 a 45 anos, que acompanharam a versão original, mas também assistiram a reprise do enredo no Vale a Pena Ver de Novo e no canal fechado Viva.
Se alguns enxergam o remake de Mulheres de Areia à melhor novela da história da televisão brasileira, há quem não considere a produção nem a versão mais interessante. Quem foi telespectador da história na TV Manchete, garante que a obra era mais encorpada.
- Sony reprovou roteiro de série em parceria com a Globo; autor vai reescrever
- Globo começa a gravar sua primeira série antológica, Os Experientes
- BBB 19: Após fofoca, Carol Peixinho quer colocar Rízia no paredão
- PlayPlus pede sugestões de produção para público
- Saiba qual o posicionamento da direção da Globo sobre suas tardes
O autor Carlos Lombardi, por exemplo, é um dos defensores da primeira versão da história de Ivani Ribeiro melhor do que o remake. “O elenco estava mais afinado com a produção. A Eva Wilma parece que nasceu para fazer as irmãs Ruth e Raquel, apesar da segunda versão ter uma Glória Pires em estado de graça”, explicou o roteirista conhecido por suas tramas no horário das sete da Globo e a novela “Pecado Mortal”, da RecordTV.
O Canal conversou com dona Bárbara, moradora de São José do Rio Preto. Aposentada, hoje tem 73 anos. Ela considerada Mulheres de Areia a melhor novela que acompanhou, mas a versão de 1973. Segundo a telespectadora, Eva Vilma transmitia uma rara emoção a quem acompanha à produção.
“A Eva era uma mulher linda e tinha um jeito de interpretar tão verdadeiro. Eu amo a Glória Pires, só que a Eva me tocava mais. E o primeiro elenco parecia com mais desejo de trabalhar e a história conseguiu surpreender com mais afinco do que a segunda história”, relatou a idosa.
Conquanto, há quem não concorde com a afirmação da aposentada e Carlos Lombardi. Flávia, de 41 anos, avista em Glória Pires a melhor interpretação da história das telenovelas, apesar de não ter acompanhado a primeira versão.
“É a minha diva e duvido que a Eva Wilma tenha feito o que ela fez. Glória fez seis personagens e deu tons diferentes no seu jeito de atuar. Não é pra qualquer um fazer isso”, afirmou.
A primeira versão de Mulheres de Areia não está disponível para o público mais jovem. Na internet, é possível encontrar algumas cenas, mas muito pouco para criar qualquer senso crítico para realizar comparações.
Porém, no meio desta discussão, apenas acrescenta a teoria que Ivani Ribeiro criou uma das histórias mais grandiosas da televisão. Tanto a primeira, quanto a segunda versão marcaram gerações e deve continuar se espalhando aos próximos telespectadores.
Mar do Sertão
Travessia: Brisa e Núbia contestam exame de DNA

Em Travessia, Brisa e Núbia contestam o resultado do exame de DNA. Brisa suspeita de que Ari esteja envolvido no resultado do exame. Flora avisa a Brisa que solicitará o pedido do Juiz para refazer o exame de DNA. Na cena que vai ao ar nesta terça-feira (14), Inácia comenta com Guida que sente Rudá mais seguro de si. Em suma, Laís alerta Stenio para a acusação de atropelamento que Rudá fez a Moretti, tendo o advogado como possível cúmplice.
Por fim, Cidália comunica a Ari que Guerra retornará ao posto de presidente. Stenio deixa claro a Moretti que não o defenderá caso o empresário seja responsável pela explosão do carro de Guerra. Moretti foge de Zezinho. Theo pega o laptop escondido de Monteiro e Laís. Núbia pede para Guerra escutá-la.
+ David Brazil revela ajuda de Neymar para pegar “bofes”; vídeo
+ Morre Antônio Pedro, ator de ‘Gabriela’ e ‘Escolinha do Professor Raimundo’, aos 82
Em suma, saiba o que aconteceu no capítulo anterior de Travessia (13):
Helô conversa com Stenio sobre sua preocupação a respeito do paradeiro de Montez. Cidália, Guerra e Chiara conversam com o cirurgião que operou o empresário e descobrem que Guerra estava sob efeitos de medicamentos quando deu as informações para Ari. Bia beija Oto na frente de Brisa.
Oto liga para Ari para pegar os registros médicos de Dante, que foi internado com suspeita de princípio de infarto. Karine mantém contato com uma suposta atriz pela internet, sem saber que se trata de um pedófilo. Núbia e Marineide ficam surpresas ao ouvir sobre o resultado de DNA de Brisa.
Por fim, saiba o que aconteceu no capítulo do sábado (11)
Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra no capítulo da novela Travessia, em exibição no horário nobre da TV Globo.
Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil.
Comente com seu Facebook
Mar do Sertão
Em Mar do Sertão, Lorena se casa com Firmino e surpreende a mãe

Mar do Sertão
Em Mar do Sertão, Lorena (Marina Sena) admite que gosta de Firmino (Odilon Esteves) e aceita a se casar com o CEO da JM/Chaddad. A amiga de Candoca (Isadora Cruz) ainda reconhece Dagmar (Heloísa Jorge) como mãe. A pastora é quem a conduzirá até o altar, enquanto que padre Zezo (Nanego Lira) realiza a cerimônia.
Lorena finalmente admite que está apaixonado por Firmino e aceita o pedido de casamento do advogado. Candoca e José (Sergio Guizé), Labibe e Maruan (Pedro Lamin) serão os padrinhos.
O CEO da JM/Chaddad sempre foi caidinho pela jovem, mas a sobrinha de padre Zezo só via o rapaz como amigo. Xaviera (Giovana Cordeiro) foi quem deu um empurrãozinho para o amigo conquistar a moça, com aulas de sedução e um bom tapa no visual.
O casal só se acertou quando viajaram juntos atrás de José e Candoca, que estavam em lua de mel, para impedir Fubá Mimoso (Marco França) de matar o ex-vaqueiro a mando de Tertulinho (Renato Goés).
De colta à Canta Pedra, Lorena e Firmino oficializaram o namoro e daí para o casamento será um pulo. Pai adotivo da noiva, padre Zezo é quem vai relaizar a cerimônia.
A surpresa mesmo ficará por conta de Dagmar, mãe da noiva. As duas finalmente se acertam e a madrinha de Manduca vai pedir à pastora que a conduza até o altar.
Resumo Mar do Sertão desta segunda-feira (13)
José pede para Fubá Mimoso proteger Candoca e Manduca. Mirinho consegue enganar Vespertino. Ismênia vai para a casa de Tertulinho. Catão questiona o Coronel sobre ele ter assumido a culpa pela morte de Noé. Timbó e Xaviera trocam confidências sobre o mandante do atentado contra José. Tertulinho encontra Laura desacordada em seu carro na estrada e chama uma ambulância.
José afirma a Firmino que colocará fim à guerra que se iniciou em Canta Pedra. Márcio Castro questiona Deodora sobre Laura, mas ela desconversa. Manduca e Joca pedem a ajuda de Pajeú para proteger o Catende. Fubá Mimoso e Pajeú se enfrentam, e Candoca repreende os dois. Floro e Vespertino são presos. Rosinha ensina Tereza e Timbó a ler e escrever. Jessilaine volta a ser a prefeita de Canta Pedra. José avisa a Candoca que teme por sua segurança e a de Manduca.
Comente com seu Facebook
Mar do Sertão
Em Travessia, Chiara vira bicho e Guerra dá aviso para Brisa

Brisa em Travessia – Foto: Divulgação
Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra no capítulo da novela Travessia, em exibição no horário nobre da TV Globo.
Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil.
Por fim, Talita é pega de surpresa ao ver que Ari retirou suas coisas da sala que ocupava. Dante diz a Núbia que Ari roubou as ações de Guerra. Em conclusão, Guerra avisa a Brisa que o exame de DNA ficará pronto.
+ BBB 23: Bruna Griphao revela ter trabalhado bêbada
+ Encontro: Jornalista comete gafe e deixa Patrícia Poeta constrangida
Em suma, saiba o que aconteceu no capítulo anterior de Travessia (10):
Em Travessia, Ari tenta se explicar para Cidália. Ari manda Talita desocupar a sala para ele entrar. Gil pede a Ari que não o favoreça em nada na empresa. Mas Stenio avisa a Laís que Guerra terá que aceitar a presença de Ari na empresa no capítulo da novela Travessia.
Ainda na novela, Ari deixa Guerra, Cidália e Chiara confusos, ao dizer que foi Guerra quem o orientou a fazer a transferência das ações para ele, no hospital. Enfim, Creusa recebe Montez, que vai à casa de Helô disfarçado de engenheiro para averiguar um problema elétrico.
Por fim, Cotinha e Guida aconselham Guerra a investigar se o estado do empresário após a sedação no hospital pode ter motivado a revelação de informações sigilosas a Ari. Assim sendo, Chiara manda Ari devolver o que pertence a Guerra.
Travessia vai ao ar logo após o Jornal Nacional.

Comente com seu Facebook