Novelas
O Clone: 5 atores do elenco que já morreram e você não sabia
O Clone está de volta ao Vale a Pena Ver de Novo. A trama de 2001, escrita por Glória Perez, entrou para a história da teledramaturgia brasileira e foi responsável por lançar ao estrelato diversos atores e atrizes. Uma delas, aliás, foi Carla Diaz, que participou do BBB21.
Agora, o folhetim retorna às telinhas da Globo a partir de 4 de outubro, substituindo Ti Ti Ti. Sendo um enorme sucesso, até 2016 a trama havia sido exportada para 101 países. Com isso, aliás, se tornou a quinta telenovela brasileira mais vendida na história.
Aliás, Luciano Huck já namorava quando se apaixonou por Angélica: “Mas fiquei xavecando ela”
O Clone, contudo, ainda fica atrás de Da Cor do Pecado e Escrava Isaura (104 países), A Vida da Gente (113 países), Caminho das Índias (118 países), e Avenida Brasil, a mais vendida, com 132 países.
Tendo ido ao ar 20 anos atrás, a obra ainda conta com boa parte do elenco vivo e ativo, ainda participando de diversos projetos na própria Globo e também em outras emissoras. Contudo, houve também o luto por alguns integrantes deste elenco.
Relembre 5 atores de O Clone que já morreram
Mara Manzan, como Odete Santos
Mara Virgínia Manzan, mas conhecida como Mara Manzan, deu vida a Odete Santos. Na novela, sua personagem era uma massagista e mãe da personagem de Juliana Paes, Karla Regina Santos. Mara nasceu em 28 de maio de 1952, e descobriu um câncer no pulmão em março de 2008, enquanto atuava como Amara em Duas Caras. Na época, a atriz chegou a ser operada por Dráuzio Varella, passou por uma quimioterapia, radioterapia e histerectomia. Contudo, Mara faleceu em 13 de novembro de 2009, vítima de metástase.
Perry Sales, como Mustafá Rachid
Perilúcio José Salles de Almeida, mais conhecido como Perry Salles, nasceu no Rio de Janeiro em 6 de março de 1039. Ele foi adotado ainda bebê pela atriz Yara Salles. Aliás, ele já foi casado com as atrizes Miriam Mehler e Vera Fischer. Contudo, sofreu um infarto em 2006 e foi diagnosticado com câncer de pulmão em 2009. Após metástase, a doença chegou ao cérebro e ele faleceu em 17 de junho de 2009 no apartamento de Vera, na época já sua ex-esposa.
Em O Clone, viveu Mustafá Rachid, primo de Mohamed (Antonio Calloni), Said (Dalton Vigh) e Nazira (Eliane Giardini). Vem para ajudar Mohamed na loja, e acaba caindo nas malhas de Nazira, com quem vive uma história tumultuada.
Sebastião Vasconcelos, como Tio Abdul
Sebastião Vasconcelos Costa, ou apenas Sebastião Vasconcelos, como era mais conhecido, nasceu em Pocinhos (PB) em 21 de maio de 1927. Começou sua carreira televisava em 1959, em Cabloca, da TV Rio. Aliás, estreou na Globo em 1966, e por lá ficou nos próximos 38 anos. Contudo, sem mais convites para trabalho, passou a sofrer de depressão, que o fragilizou. Se recusando a comer e a tomar remédios, sofreu um colapso em 2013 e foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein. Contudo, morreu em 15 de julho de 2013, de choque séptico e parada cardiorrespiratória.
Em O Clone, viveu o Tio Abdul, que era tio de Said (Dalton Vigh), Mohamed (Antonio Calloni) e Nazira (Eliane Giardini). Seu personagem, contudo, extremamente conservador e defensor das tradições — e está sempre em pé de guerra com os sobrinhos por esse motivo.
Ruth de Souza, como Dona Mocinha
Ruth Pinto de Souza, ou simplesmente Ruth de Souza, como era mais conhecida, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921. Considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, foi a primeira grande referência para artistas negros na televisão por seus papéis notáveis. Aliás, estreou na televisão em 1951, e na Rede Globo em 1968, como a Mãe Tuiá em Passo dos Ventos. Permaneceu na emissora carioca até 2018, quando fez “Se Eu Fechar os Olhos Agora”. Ruth faleceu em 28 de julho de 2019, aos 98 anos, no Rio de Janeiro, por complicações de uma pneumonia.
Em O Clone, Dona Mocinha, mãe de Deusa (Adriana Lessa), avó de Léo (Murilo Benício), que era, de fato, “o clone”, personagem principal da trama. Sempre sábia e calma, vivia dando conselhos para a filha e broncas no neto.
João Carlos Barroso, como Severino
João Carlos de Albuquerque Melo Barroso, mais conhecido como João Carlos Barroso, nasceu no Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1950. Intérprete do inesquecível Toninho Jiló de Roque Santeiro, João Carlos Barroso atuou em inúmeras novelas e humorísticos da Rede Globo.
Em O Clone, foi Severino, amigo de Edvaldo. Nos últimos anos, esteve em Zorra e Sol Nascente. Morreu em 12 de agosto de 2019, aos 69 anos, vítima de câncer no pâncreas.
Mar do Sertão
Travessia: Brisa e Núbia contestam exame de DNA
Em Travessia, Brisa e Núbia contestam o resultado do exame de DNA. Brisa suspeita de que Ari esteja envolvido no resultado do exame. Flora avisa a Brisa que solicitará o pedido do Juiz para refazer o exame de DNA. Na cena que vai ao ar nesta terça-feira (14), Inácia comenta com Guida que sente Rudá mais seguro de si. Em suma, Laís alerta Stenio para a acusação de atropelamento que Rudá fez a Moretti, tendo o advogado como possível cúmplice.
Por fim, Cidália comunica a Ari que Guerra retornará ao posto de presidente. Stenio deixa claro a Moretti que não o defenderá caso o empresário seja responsável pela explosão do carro de Guerra. Moretti foge de Zezinho. Theo pega o laptop escondido de Monteiro e Laís. Núbia pede para Guerra escutá-la.
+ David Brazil revela ajuda de Neymar para pegar “bofes”; vídeo
+ Morre Antônio Pedro, ator de ‘Gabriela’ e ‘Escolinha do Professor Raimundo’, aos 82
Em suma, saiba o que aconteceu no capítulo anterior de Travessia (13):
Helô conversa com Stenio sobre sua preocupação a respeito do paradeiro de Montez. Cidália, Guerra e Chiara conversam com o cirurgião que operou o empresário e descobrem que Guerra estava sob efeitos de medicamentos quando deu as informações para Ari. Bia beija Oto na frente de Brisa.
Oto liga para Ari para pegar os registros médicos de Dante, que foi internado com suspeita de princípio de infarto. Karine mantém contato com uma suposta atriz pela internet, sem saber que se trata de um pedófilo. Núbia e Marineide ficam surpresas ao ouvir sobre o resultado de DNA de Brisa.
Por fim, saiba o que aconteceu no capítulo do sábado (11)
Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra no capítulo da novela Travessia, em exibição no horário nobre da TV Globo.
Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil.
Comente com seu Facebook
Mar do Sertão
Em Mar do Sertão, Lorena se casa com Firmino e surpreende a mãe
Em Mar do Sertão, Lorena (Marina Sena) admite que gosta de Firmino (Odilon Esteves) e aceita a se casar com o CEO da JM/Chaddad. A amiga de Candoca (Isadora Cruz) ainda reconhece Dagmar (Heloísa Jorge) como mãe. A pastora é quem a conduzirá até o altar, enquanto que padre Zezo (Nanego Lira) realiza a cerimônia.
Lorena finalmente admite que está apaixonado por Firmino e aceita o pedido de casamento do advogado. Candoca e José (Sergio Guizé), Labibe e Maruan (Pedro Lamin) serão os padrinhos.
O CEO da JM/Chaddad sempre foi caidinho pela jovem, mas a sobrinha de padre Zezo só via o rapaz como amigo. Xaviera (Giovana Cordeiro) foi quem deu um empurrãozinho para o amigo conquistar a moça, com aulas de sedução e um bom tapa no visual.
O casal só se acertou quando viajaram juntos atrás de José e Candoca, que estavam em lua de mel, para impedir Fubá Mimoso (Marco França) de matar o ex-vaqueiro a mando de Tertulinho (Renato Goés).
De colta à Canta Pedra, Lorena e Firmino oficializaram o namoro e daí para o casamento será um pulo. Pai adotivo da noiva, padre Zezo é quem vai relaizar a cerimônia.
A surpresa mesmo ficará por conta de Dagmar, mãe da noiva. As duas finalmente se acertam e a madrinha de Manduca vai pedir à pastora que a conduza até o altar.
Resumo Mar do Sertão desta segunda-feira (13)
José pede para Fubá Mimoso proteger Candoca e Manduca. Mirinho consegue enganar Vespertino. Ismênia vai para a casa de Tertulinho. Catão questiona o Coronel sobre ele ter assumido a culpa pela morte de Noé. Timbó e Xaviera trocam confidências sobre o mandante do atentado contra José. Tertulinho encontra Laura desacordada em seu carro na estrada e chama uma ambulância.
José afirma a Firmino que colocará fim à guerra que se iniciou em Canta Pedra. Márcio Castro questiona Deodora sobre Laura, mas ela desconversa. Manduca e Joca pedem a ajuda de Pajeú para proteger o Catende. Fubá Mimoso e Pajeú se enfrentam, e Candoca repreende os dois. Floro e Vespertino são presos. Rosinha ensina Tereza e Timbó a ler e escrever. Jessilaine volta a ser a prefeita de Canta Pedra. José avisa a Candoca que teme por sua segurança e a de Manduca.
Comente com seu Facebook
Mar do Sertão
Em Travessia, Chiara vira bicho e Guerra dá aviso para Brisa
Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra no capítulo da novela Travessia, em exibição no horário nobre da TV Globo.
Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil.
Por fim, Talita é pega de surpresa ao ver que Ari retirou suas coisas da sala que ocupava. Dante diz a Núbia que Ari roubou as ações de Guerra. Em conclusão, Guerra avisa a Brisa que o exame de DNA ficará pronto.
+ BBB 23: Bruna Griphao revela ter trabalhado bêbada
+ Encontro: Jornalista comete gafe e deixa Patrícia Poeta constrangida
Em suma, saiba o que aconteceu no capítulo anterior de Travessia (10):
Em Travessia, Ari tenta se explicar para Cidália. Ari manda Talita desocupar a sala para ele entrar. Gil pede a Ari que não o favoreça em nada na empresa. Mas Stenio avisa a Laís que Guerra terá que aceitar a presença de Ari na empresa no capítulo da novela Travessia.
Ainda na novela, Ari deixa Guerra, Cidália e Chiara confusos, ao dizer que foi Guerra quem o orientou a fazer a transferência das ações para ele, no hospital. Enfim, Creusa recebe Montez, que vai à casa de Helô disfarçado de engenheiro para averiguar um problema elétrico.
Por fim, Cotinha e Guida aconselham Guerra a investigar se o estado do empresário após a sedação no hospital pode ter motivado a revelação de informações sigilosas a Ari. Assim sendo, Chiara manda Ari devolver o que pertence a Guerra.
Travessia vai ao ar logo após o Jornal Nacional.
Comente com seu Facebook