Connect with us

História da TV

Os Maias: Relembre a minissérie de grande sucesso

Published

on

Os Maias

Os Maias. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma das mais marcantes minisséries da TV brasileira, “Os Maias” chegou na última segunda-feira (15) ao Globoplay, com a história do amor proibido entre os irmãos Carlos Eduardo (Fábio Assunção) e Maria Eduarda (Ana Paula Arósio).

O Canal relembra hoje, uma das maiores minisséries brasileiras de todos os tempos, disponível na íntegra, na plataforma de streaming.

+O Salvador da Pátria ganha reprise na TV

A trama tem início quando Pedro da Maia (Leonardo Vieira), filho de Afonso da Maia (Walmor Chagas), apaixona-se por Maria Monforte (Simone Spoladore). Herdeiro de uma nobre família portuguesas, Pedro é um rapaz inseguro e frágil, o oposto de seu pai, que sempre foi contra à educação cristã que sua mulher dava ao filho. Desde a morte da mãe, Pedro vivia enclausurado pela melancolia, mas sua vida se transforma inteiramente quando conhece a bela e envolvente Maria Monforte.

Apesar da evidente felicidade de seu único filho, Afonso reprova o romance, por causa do passado nebuloso do pai de Maria, Manuel Monforte (Stênio Garcia), um traficante de escravos que não pertence à alta sociedade lisboeta. Dom Afonso é um homem rígido e íntegro. Apesar de liberal em suas convicções políticas, é extremamente conservador quanto aos valores familiares. Por isso tenta impedir de todas as formas que seu filho se case com aquela mulher. A intervenção de Afonso, no entanto, não é capaz de alterar o destino de Pedro e Maria.

Apaixonado e inteiramente envolvido, Pedro rompe com o pai e se casa com Maria, com quem tem dois filhos: Maria Eduarda (Ana Carolina Herquet) e Carlos Eduardo (Samir Alves). O casal vive em harmonia até o dia em que um acidente transforma a felicidade familiar. Durante uma caçada, Pedro fere o príncipe italiano Tancredo (Fabio Fulco) e, para se desculpar, leva-o para se recuperar em sua casa.

Tancredo aceita e, do convívio, nasce uma paixão incontrolável entre ele e Maria Monforte. A situação se agrava quando ela resolve fugir com o príncipe, levando consigo a pequena Maria Eduarda e deixando Carlos Eduardo para ser criado pelo pai. Inconsolável, Pedro volta para o Ramalhete, como é conhecida a casa de dom Afonso, onde, apesar de toda a mágoa, é recebido pelo pai.

Deprimido e solitário, Pedro se suicida com um tiro no peito. Afonso decide, então, criar o neto segundo suas convicções. O patriarca deixa a mansão em Lisboa e se muda para a Quinta de Santa Olávia, outra propriedade da família, onde inicia uma nova vida ao lado de Carlos Eduardo. Com muito amor e dedicação, Afonso cuida do neto seguindo preceitos ingleses, com rigorosa disciplina, exercícios físicos diários, apreço ao conhecimento e sem religião.

Os Maias: Minissérie chega ao Globoplay

Os Maias. (Foto: Divulgação/TV Globo)

Segunda fase de Os Maias:

Na segunda fase da minissérie, após uma infância feliz ao lado do avô, Carlos (Fábio Assunção) vai estudar Medicina na Universidade de Coimbra. Lá ele tem suas primeiras experiências amorosas e conhece os amigos João da Ega (Selton Mello) – que muitos estudiosos acreditam ser o alter ego de Eça de Queiroz – e Teodorico Raposo (Matheus Nachtergaele).

Carlos se torna um rapaz belo e impetuoso, além de muito carismático. Da mãe, puxou o jeito intenso e romântico. Do avô, a rigidez de valores, a honra e o caráter. Dom Afonso continua a ser o grande alicerce da família Maia. Sua relação com o neto é de extrema amizade e confiança. Aos 25 anos, após a formatura, Carlos retorna a Lisboa, e dom Afonso decide voltar a morar no Ramalhete.

Maria Eduarda (Ana Paula Arósio) chega a Lisboa acompanhada do marido, o comerciante brasileiro Castro Gomes (Paulo Betti), e da filha, Rosa (Isabelle Drummond). Bonita e inteligente, a jovem desperta a paixão de Carlos Eduardo. O sentimento é recíproco, mas Maria Eduarda evita de todas as formas essa aproximação. Quando Castro Gomes parte para o Brasil a negócios, Carlos se sente livre para declarar seu amor e assim o faz. Apesar de muito resistir, o desejo é incontrolável, e Maria Eduarda acaba cedendo àquela envolvente paixão.

Dom Afonso percebe o comportamento distante de Carlos Eduardo e, aos poucos, descobre que ele está apaixonado por uma mulher casada. Temendo que o neto tenha o mesmo destino do pai, dom Afonso reprova o envolvimento dos jovens.

Os dois vivem dias de paixão e felicidade plena, até o momento em que Castro Gomes retorna de viagem, decidido a romper com Maria Eduarda. Graças a uma carta anônima, o comerciante revela que nunca foi casado com a jovem e que não é pai de sua filha. Amigo da mãe de Maria Eduarda, Castro Gomes acolheu a jovem quando a viu passando necessidades em Paris. E se propôs a ajudá-la desde que ela fosse viver com ele. Sem alternativas, Maria Eduarda aceitou a proposta do brasileiro.

Uma revelação, no entanto, é a responsável por separar os dois jovens.  À beira da morte, a mãe de Maria Eduarda a procura em Lisboa para contar-lhe a verdade sobre seu passado. Ao constatar que Carlos Eduardo, seu filho, é o grande amor de sua filha, Maria Monforte se desespera. Ciente da tragédia, dom Afonso exige que o neto revele a verdade a Maria Eduarda. Mas Carlos Eduardo não tem coragem e os dois se amam, em uma das cenas mais fortes da minissérie. Dom Afonso não resiste ao sofrimento e morre.

Depois da morte do avô, Carlos conta a Maria Eduarda que os dois são irmãos e informa que ela terá todos os bens a que tem direito. Desesperada, Maria Eduarda retorna para Paris com a filha.

A delicadeza trágica da minissérie 'Os Maias' - O Liberal

Curiosidades da trama que chegou ao Globoplay:

A minissérie lançou novos talentos, como a curitibana Simone Spoladore, protagonista do filme Lavoura Arcaica – baseado no romance homônimo de Raduan Nassar – que também tem direção de Luiz Fernando Carvalho, lançado em 2001. Além de Simone, também estrearam na TV as atrizes Giselle Itié (Lola) e Marina Ballarin (Melanie).

A série foi produzida em parceria com a emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação) e estreou simultaneamente em Portugal e no Brasil.

A versão para DVD, lançada em 2004, foi editada pelo próprio Luiz Fernando Carvalho, que fez alterações no formato da série, cortando as partes da narrativa que se referem aos romances A Relíquia A Capital. Além de depoimentos de alguns atores do elenco e comentários de Maria Adelaide Amaral sobre a adaptação do romance para a televisão, o material extra do DVD apresentou as notas sobre a obra literária, de Beatriz Berrini. A versão teve a primeira tiragem esgotada no Dia das Mães.

 

 

Comente com seu Facebook

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Famosos

Rebeldia: Ex-atriz da Globo denunciou sujeira na emissora

Published

on

Atualmente, Irene está com 79 anos e participou da série da Globo, Sob pressão (Foto: Reprodução)

Atualmente, Irene está com 79 anos e participou da série da Globo, Sob pressão (Foto: Reprodução)

Se você pensa que na vida de um ator tudo é paraíso, está muito enganado! prova disso é ex-atriz da Globo, Irene Ravache. Aliás, ela começou sua carreira em 1965 na rede marinho.

+Glória Pires completa 59 anos em ótima forma; conheça o segredo dela

O fato é que mesmo com muito talento, Irene se revoltou com o sistema organizacional da emissora e fez um verdadeiro desabafo enquanto gravou a novela Sassaricando em 1988, em entrevista ao Jorna O Globo ela disse:

“O sistema de produção de novelas briga com meu ritmo de trabalho. Posso até fazer minisséries, seriados. Mas esta, realmente, é minha última novela. Me desagrada o esquema de produção, o tempo que toma, a falta de previsão. A Globo foi crescendo e ficou daquele tamanho. Em vez de aumentarem os estúdios, fazem escritórios. E não se grava em escritórios”.

Além disso, a ex-atriz da Globo denunciou as situações precárias de trabalho: “As condições de trabalho são muito difíceis. Esse negócio de suar a camisa é só para quem tem ações da emissora, e eu não tenho. Quando me pego numa externa, e o único lugar que tenho para fazer xixi é um bar infecto, sei que não estou mais para isso”, contou.

“Sujeira” na Globo

Na época, Irene chegou a abandonar a emissora e denunciou a sujeira que precisava enfrentar durante gravações externas: “Aí você vai para a externa num ônibus quente, tudo fede, o motorista fede. Não quero mais brincar assim. Eu não. Depois morro, e olha eu morrendo triste”, disparou.

De fato, a atriz abandonou a Globo, anos depois resolveu trabalhar com o SBT. Mas, após 12 anos na emissora do Silvio Santos. Irene retornou para a rede marinho e atuou nas novelas:

Belíssima (2005), Eterna Magia (2007), Passione (2010), Guerra dos Sexos (2012), Além do Tempo (2015), Pega Pega (2017) e Espelho (2018), além de uma participação no remake de Éramos Seis (2020), seu último trabalho na televisão.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

História da TV

Amigos ou rivais? Treta nos bastidores da Globo atrapalhou produção de série

Published

on

Antônio Fagundes e Stênio Garcia em cena de Carga Pesada na Globo (Foto: Reprodução)

Antônio Fagundes e Stênio Garcia em cena de Carga Pesada na Globo (Foto: Reprodução)

Antônio Fagundes e Stênio Garcia fizeram um verdadeiro sucesso em ‘Carga Pesada’ (1979-1981) na Globo. Mas, nem tudo são flores e os grandes amigos tiveram um desentendimento que atrapalhou a nova versão em 2003.

+Debate na Band derruba até a Globo e lidera na TV aberta

Em 2004, o jornalista Daniel Castro do O Globo apurou que a relação de amizade já não era a mesma e que os bastidores estaria tenso para os dois. No entanto, não foi exatamente uma briga, mas uma troca de farpas.

“Apesar de terem ilustrado reportagem sobre amigos de longa data no último Fantástico, Fagundes e Garcia mal se olham nas gravações do seriado. Eles não chegaram a brigar, mas estão passando por uma fase de irritação recíproca. Agem com rabugice,

o que vem dando (mais) trabalho para a produção”, contou o jornalista.

Amizade dos atores da Globo

Apesar do desentendimento, Antônio Fagundes e Stênio Garcia falaram sobre o desgaste “natural” de uma amizade de tantos anos. No entanto, eles negaram que brigaram.

“Ele é meu marido, temos muita intimidade”, brincou Fagundes ao ver prestigiar o amigo no evento no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Enquanto isso, descubra qual novela substitui O Cravo e a Rosa:

Assim, a apresentadora Ana Maria Braga anunciou na manhã desta quinta-feira (25) que a Globo vai reprisar, mais uma vez, a novela Chocolate com Pimenta a partir de setembro. Desse modo, o horário segue nas mãos de Walcyr Carrasco, que a atual reprise é autoria dele e a próxima também.

+ Fala Brasil detona o Primeiro Impacto e faz o SBT sofrer em SP e no Rio de Janeiro

Vale lembrar que Chocolate com Pimenta já foi reprisada outras vezes. Duas pela sessão Vale a Pena Ver de Novo da Globo, em 2006 e depois em 2012. Entre abril e dezembro de 2020, voltou ao ar pelo canal Viva, obtendo enorme sucesso para o canal naquele ano.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Famosos

Ex-ator da Globo sofre com a vida longe dos holofotes da fama e se entrega ao álcool

Published

on

Inclusive, o ex-ator da Globo foi considerado o rei da pornochanchada, um gênero do cinema brasileiro que tinha o sexo como tema principal (Foto: Reprodução)

Inclusive, o ex-ator da Globo foi considerado o rei da pornochanchada, um gênero do cinema brasileiro que tinha o sexo como tema principal (Foto: Reprodução)

Alcançar o sucesso e manter a fama não deve ser  uma tarefa muito fácil. Pois bem! a prova disso é o ex-ator que atuou por 30 anos na Globo e não teve tanta sorte.

+Cara e Coragem: Moa fica esperançoso, Duarte quer demissão, e Pat pede a separação

David Cardoso começou a carreira como cantor, fez muito sucesso com os pornochanchadas. Logo depois, o artista seguiu para a televisão trabalhando nos bastidores.

E então veio o grande momento, David Cardoso atuou em algumas novelas da Globo, são elas: ‘O Grande Segrego’ (1967); ‘O Homem Proibido’ (1981); ‘Despedida de Solteiro’ (1992).

Além disso, ele também atuou em ‘Da Cor do Pecado’ e na série ‘Carga Pesada.

Ator do Globo perde o sucesso

Como nem tudo são flores, e mesmo com seu sucesso na televisão, David Cardoso acabou “perdendo” tudo. Diante disso, se entregou ao alcoolismo.

Em 2020, o ex-ator da Globo contou que não soube lidar com a ausência da fama, estar longe dos holofotes foi um grande desafio para o talentoso David.

“Eu bebo todo dia, bebo feito um gambá. Bebo quando escurece, mas na minha cidade às vezes meio-dia tá um breu só”, declarou o ator que teve muitos papeis no cinema.
Atualmente ele vive um sítio no Pantanal. Com 79 anos, sendo pai dos também artistas David Cardoso Júnior e Tallyta Cardoso, o artista lamentou.

“Eu poderia ter estudado mais, ter feito coisas mais direcionadas à cultura brasileira”, contou o ex-ator da Globo, em entrevista ao

programa Plano Sequência, da TV Escola.
Por fim, David fez um apelo: “Quando eu morrer, eu quero que as pessoas se lembrem de que teve um ator que fez sucesso no cinema e fez o que fez por amor”, finalizou.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

⚡EM ALTA