História da TV
Páginas da Vida estreava há 15 anos na Globo
Em 10 de julho de 2006, a Globo estreava em seu horário nobre a novela Páginas da Vida, grande sucesso do autor Manoel Carlos. A novela trouxe a terceira Helena de Regina Duarte, também protagonista em “História de Amor” (1995) e “Por Amor” (1997). Embora tenha tido média de 47 pontos de audiência, a trama jamais foi reprisada. Muitas vezes a Globo tentou alçá-la ao Vale a Pena Ver de Novo, mas não conseguiu devido às cenas consideradas inadequadas para a faixa vespertina.
OCanal relembra nesta quinta-feira(15), uma das novelas mais pedidas pelo público para uma reprise e até hoje lembrada por suas cenas marcantes.
+Roberto Justus faz viagem e esposa fala sobre separação
A trama gira em torno de Helena uma médica que vive um casamento fracassado com o cafajeste Gregório (José Mayer), amante da filha do patrão, a fogosa Carmem (Natália do Vale). Seu caminho se cruza com o da amarga Marta (Lilia Cabral) no primeiro capítulo da trama, quando as duas se envolvem em um acidente de trânsito durante um arrastão no Leblon. As duas têm uma ácida discussão quando Helena tenta socorrer um pivete de rua atropelado por Marta, o que as antagoniza logo de início. Enquanto isso, na Holanda, Nanda (Fernanda Vasconcellos), jovem filha de Marta, é uma estudante de história da arte que se descobre grávida do namorado, o rico playboy Léo (Thiago Rodrigues).
O rapaz se recusa a assumir a paternidade e rompe com Nanda. Sem dinheiro, a menina volta para o Brasil e enfrenta a fúria de Marta, que a rejeita. Protegida pelo pai, o amoroso Alex (Marcos Caruso), Nanda precisa lidar com as maldades da mãe, e acaba atropelada depois de um bate-boca com a megera. Ela é encaminhada ao hospital onde Helena trabalha e é socorrida pela médica, que faz seu parto de emergência. Nascem gêmeos, Clara (Joana Mocarzel) e Francisco (Gabriel Kaufmann), mas Nanda não resiste e morre.
Marta fica com o neto, mas rejeita a menina, portadora de síndrome de Down. A envia para a adoção e mente para Alex que a criança morreu. Horrorizada com a frieza da mãe de Nanda, Helena se afeiçoa a Clarinha e resolve adotá-la. Cinco anos mais tarde, a médica precisa lidar com o reencontro com Léo, que arrependido, resolve reaver a guarda de seus dois filhos.
A novela abordou com sensibilidade a discussão sobre a síndrome de Down e ainda levantou outros debates, como a bulimia, a anorexia, o HIV+ e o alcoolismo. Destaque para Grazi Massafera, em sua primeira atuação depois da passagem pelo Big Brother Brasil, em 2005. As atuações de Lilia Cabral e Marcos Caruso, dignas de aplauso. Também foi a última novela das sumidas Ana Paula Arósio e Sônia Braga no horário nobre global.
Famosos
Rebeldia: Ex-atriz da Globo denunciou sujeira na emissora
Se você pensa que na vida de um ator tudo é paraíso, está muito enganado! prova disso é ex-atriz da Globo, Irene Ravache. Aliás, ela começou sua carreira em 1965 na rede marinho.
+Glória Pires completa 59 anos em ótima forma; conheça o segredo dela
O fato é que mesmo com muito talento, Irene se revoltou com o sistema organizacional da emissora e fez um verdadeiro desabafo enquanto gravou a novela Sassaricando em 1988, em entrevista ao Jorna O Globo ela disse:
“O sistema de produção de novelas briga com meu ritmo de trabalho. Posso até fazer minisséries, seriados. Mas esta, realmente, é minha última novela. Me desagrada o esquema de produção, o tempo que toma, a falta de previsão. A Globo foi crescendo e ficou daquele tamanho. Em vez de aumentarem os estúdios, fazem escritórios. E não se grava em escritórios”.
Além disso, a ex-atriz da Globo denunciou as situações precárias de trabalho: “As condições de trabalho são muito difíceis. Esse negócio de suar a camisa é só para quem tem ações da emissora, e eu não tenho. Quando me pego numa externa, e o único lugar que tenho para fazer xixi é um bar infecto, sei que não estou mais para isso”, contou.
“Sujeira” na Globo
Na época, Irene chegou a abandonar a emissora e denunciou a sujeira que precisava enfrentar durante gravações externas: “Aí você vai para a externa num ônibus quente, tudo fede, o motorista fede. Não quero mais brincar assim. Eu não. Depois morro, e olha eu morrendo triste”, disparou.
De fato, a atriz abandonou a Globo, anos depois resolveu trabalhar com o SBT. Mas, após 12 anos na emissora do Silvio Santos. Irene retornou para a rede marinho e atuou nas novelas:
Comente com seu Facebook
História da TV
Amigos ou rivais? Treta nos bastidores da Globo atrapalhou produção de série
Antônio Fagundes e Stênio Garcia fizeram um verdadeiro sucesso em ‘Carga Pesada’ (1979-1981) na Globo. Mas, nem tudo são flores e os grandes amigos tiveram um desentendimento que atrapalhou a nova versão em 2003.
+Debate na Band derruba até a Globo e lidera na TV aberta
Em 2004, o jornalista Daniel Castro do O Globo apurou que a relação de amizade já não era a mesma e que os bastidores estaria tenso para os dois. No entanto, não foi exatamente uma briga, mas uma troca de farpas.
“Apesar de terem ilustrado reportagem sobre amigos de longa data no último Fantástico, Fagundes e Garcia mal se olham nas gravações do seriado. Eles não chegaram a brigar, mas estão passando por uma fase de irritação recíproca. Agem com rabugice,
Amizade dos atores da Globo
Apesar do desentendimento, Antônio Fagundes e Stênio Garcia falaram sobre o desgaste “natural” de uma amizade de tantos anos. No entanto, eles negaram que brigaram.
Enquanto isso, descubra qual novela substitui O Cravo e a Rosa:
Assim, a apresentadora Ana Maria Braga anunciou na manhã desta quinta-feira (25) que a Globo vai reprisar, mais uma vez, a novela Chocolate com Pimenta a partir de setembro. Desse modo, o horário segue nas mãos de Walcyr Carrasco, que a atual reprise é autoria dele e a próxima também.
+ Fala Brasil detona o Primeiro Impacto e faz o SBT sofrer em SP e no Rio de Janeiro
Vale lembrar que Chocolate com Pimenta já foi reprisada outras vezes. Duas pela sessão Vale a Pena Ver de Novo da Globo, em 2006 e depois em 2012. Entre abril e dezembro de 2020, voltou ao ar pelo canal Viva, obtendo enorme sucesso para o canal naquele ano.
Comente com seu Facebook
Famosos
Ex-ator da Globo sofre com a vida longe dos holofotes da fama e se entrega ao álcool
Alcançar o sucesso e manter a fama não deve ser uma tarefa muito fácil. Pois bem! a prova disso é o ex-ator que atuou por 30 anos na Globo e não teve tanta sorte.
+Cara e Coragem: Moa fica esperançoso, Duarte quer demissão, e Pat pede a separação
David Cardoso começou a carreira como cantor, fez muito sucesso com os pornochanchadas. Logo depois, o artista seguiu para a televisão trabalhando nos bastidores.
E então veio o grande momento, David Cardoso atuou em algumas novelas da Globo, são elas: ‘O Grande Segrego’ (1967); ‘O Homem Proibido’ (1981); ‘Despedida de Solteiro’ (1992).
Além disso, ele também atuou em ‘Da Cor do Pecado’ e na série ‘Carga Pesada.
Ator do Globo perde o sucesso
Como nem tudo são flores, e mesmo com seu sucesso na televisão, David Cardoso acabou “perdendo” tudo. Diante disso, se entregou ao alcoolismo.
Em 2020, o ex-ator da Globo contou que não soube lidar com a ausência da fama, estar longe dos holofotes foi um grande desafio para o talentoso David.
“Eu poderia ter estudado mais, ter feito coisas mais direcionadas à cultura brasileira”, contou o ex-ator da Globo, em entrevista ao
Comente com seu Facebook