História da TV
Protagonistas que deram a volta por cima nas novelas
“A Dona do Pedaço” se tornou um grande sucesso e entrou para o hall das histórias com grandes protagonistas! A saga de Maria da Paz (Juliana Paes) com sua história de superação conquistou o coração dos brasileiros. Após ter vivido um amor proibido no passado e ter sido jurada de morte pela família do ex-noivo, a personagem fugiu para São Paulo. Chegando à capital paulista, a protagonista teve que recomeçar sua vida, e conseguiu dar a volta por cima vendendo bolos que aprendeu a fazer com sua avó, e anos depois tornando-se uma empresária de sucesso.
+Fala Brasil despenca na Record; Consolidados de 02/03/21
No entanto essa não é a primeira vez que vemos uma história assim. Outras tramas já abordaram tais temáticas, com protagonistas que tinham origem humilde, literalmente comeram o pão que o diabo amassou, mas no final das contas deram uma baita volta por cima. Separamos cinco protagonistas poderosas, que tiveram a mesma sorte de Maria. Vamos conferir?
+Ratinho humilha a equipe o SBT, avisa de demissões ao vivo e alfineta a Record
05) Luzia (Segundo Sol)

Luzia (Giovanna Antonelli) era uma humilde marisqueira que vivia com os dois filhos na fictícia ilha de Boiporã, interior da Bahia. A vida da personagem mudou com a chegada de Miguel (Emilio Dantas), identidade adotada por Beto Falcão após sua falsa morte. Os dois acabaram se envolvendo em uma ardente paixão, mas enfrentaram diversos obstáculos. Por conta de uma armação feita pelas vilãs Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves), Luzia foi presa acusada de ter matado o ex-marido. A personagem conseguiu fugir da prisão, mas teve que deixar os filhos com sua irmã Cacau (Fabiula Nascimento) e partir para a Europa. Vinte anos depois Luzia se tornou uma renomada DJ internacional chamada Ariela, e decide então retornar ao Brasil para provar sua inocência e reconquistar Ícaro (Chay Suede) e Manu (Luisa Arraes). A protagonista retorna com melhores condições, mas novamente enfrentou a dupla de vilãs.
4) Clara (O Outro Lado do Paraíso)

Em sua trama anterior, Walcyr Carrasco também teve uma protagonista com perfil semelhante ao de Maria. Clara (Bianca Bin) era uma jovem humilde que morava no Jalapão, em Tocantins, com o pai e o avô Josafá (Lima Duarte). A mocinha se apaixonou perdidamente por Gael (Sérgio Guizé), e vivia em uma terra que tinha uma imensa mina de esmeraldas, despertando o interesse de sua sogra Sophia (Marieta Severo). Ao se casar, Clara foi do céu ao inferno, vivendo um relacionamento extremamente abusivo. Após engravidar de Gael, a protagonista sofreu um golpe da sogra, sendo internada em uma clínica psiquiátrica, e consequentemente passando para a megera o direito de tutela do neto, fazendo com que ela se apossasse das terras da nora. Dez anos se passa, e Clara consegue fugir da clínica, mas antes disso a personagem ganha uma herança de Beatriz (Nathália Timberg), uma senhora milionária que foi internada por sua neta Fabiana (Fernanda Rodrigues). Antes de morrer, a idosa deixou uma declaração em que passa para a protagonista três preciosos quadros que valiam cada um mais de 50 milhões de dólares, dando a ela as coordenadas de como conseguir a obra. Ao atingir o objetivo, Clara conta com a ajuda de Patrick (Thiago Fragoso), sobrinho neto de Beatriz, em prosseguir com seu plano. Podre de rica, Clara retorna para o Tocantins disposta a se vingar de Sophia, Gael, e os demais que contribuíram para sua interdição. Além disso, a protagonista também lutou para conquistar a guarda e o amor do filho Thomaz (Victor Figueiredo), que foi criado durante o tempo que a mãe ficou internada por sua tia Lívia (Grazi Massafera).
3) Griselda (Fina Estampa)

Assim como Walcyr, Aguinaldo Silva também soube fazer protagonistas com esse tipo de perfil. Em “Fina Estampa”, por exemplo, ele conquistou o Brasil com a história de Griselda (Lilia Cabral). De origem humilde, a personagem criou sozinha os três filhos, trabalhando como marido de aluguel. Apesar de todo o esforço, a protagonista sofria com a rejeição do caçula José Antenor (Caio Castro), que tinha vergonha da mãe. Estudante de medicina, o rapaz mentia para a noiva Patrícia (Adriana Birolli) que era filho de pais ricos. Griselda vê sua vida mudar ao conhecer o renomado chef de cozinha René Velmont (Dalton Vigh) que, coincidentemente, é pai de Patrícia. Os dois acabam se envolvendo, provocando a ira da maquiavélica Tereza Cristina (Christiane Torloni), esposa do rapaz. Nesse meio tempo Griselda acaba ganhando na loteria, ficando milionária. Para piorar ainda mais a vida da vilã, a personagem acaba se mudando para o mesmo condomínio que a megera e sua família vive. Com o dinheiro conquistado, a protagonista aplica parte dele e abre seu próprio negócio, com mulheres trabalhando como maridos de aluguel, como ela fez durante toda a vida. Após seu enriquecimento, entretanto, Griselda acaba tendo uma surpresa desagradável que é o retorno de Pereirinha (José Mayer), seu ex-marido que ela pensou ter morrido anos atrás e que agora quer se aproveitar da fortuna da portuguesa.
2) Ana Francisca (Chocolate Com Pimenta)

Walcyr gosta mesmo de uma protagonista que dá a volta por cima. Em “Chocolate com Pimenta”, por exemplo, foi a vez de Ana Francisca (Mariana Ximenes). De origem humilde, a jovem órfã se muda para a cidade de Ventura após a morte do pai, indo morar com seu tio Margarido (Osmar Prado), a avó Carmem (Laura Cardoso), além dos primos Timóteo (Marcello Novaes) e Márcia (Drica Moraes). Para ajudar a família, Aninha começa a trabalhar como faxineira na fábrica de chocolates Bombom. Lá ela fica amiga de Ludovico (Ary Fontoura), que se apresenta como faxineiro, mas que na realidade é dono do local. A jovem se apaixona por Danilo (Murilo Benício) e o envolvimento causa a ira de Olga (Priscila Fantim), namorada do rapaz. A jovem vilã se une a Bárbara (Lilia Cabral), tia de Danilo que não aprova o sobrinho estando com Ana Francisca. A dupla de megeras arma um plano, fazendo com que a mocinha seja humilhada na frente de todos da cidade. Após isso, Aninha jura se vingar de todos aqueles que a humilhou nessa noite. No entanto ela acaba descobrindo que está grávida de Danilo, e é nesse momento que Ludovico revela ser o dono da Bombom. Por conta da grande amizade criada com Aninha, o empresário propõe se casar com ela, para ajudá-la a criar seu filho. Os anos se passam e Ludovico acaba morrendo, e a protagonista decide voltar a Ventura. Agora uma mulher rica e refinada, Ana Francisca decide colocar em prática seu plano de vingança, uma vez que torna-se a única herdeira da fábrica Bombom. Após um plano arquitetado pela vilã Jezebel (Elizabeth Savalla), Aninha perde toda a sua fortuna. No entanto, a mocinha conta com a ajuda do amigo Miguel (Caio Ciocler) e de sua família, dando a volta por cima após a criação de um bombom, que traz a mistura do chocolate com o toque picante da pimenta.
1) Maria do Carmo (Senhora do Destino)

“Senhora do Destino” foi um fenômeno da dramaturgia brasileira não só por ter a icônica vilã Nazaré Tedesco (Renata Sorrah). A trama de Aguinaldo Silva também conquistou o Brasil por conta da história de sua protagonista, Maria do Carmo. Vivida na primeira fase por Carolina Dieckmann, a personagem largou a vida sofrida no sertão do Pernambuco, após ter sido abandonada pelo marido Josevaldo. Maria do Carmo parte para o Rio de Janeiro com seus cinco filhos, na tentativa de uma vida melhor. Em busca do irmão Sebastião, que já vivia na cidade como motorista da jornalista Josefa (Marília Gabriela), a mocinha chegou ao meio dos conflitos da ditadura militar. Nesse meio tempo ela tem sua filha caçula Lindalva sequestrada pela misteriosa enfermeira Lourdes, que na realidade era a perversa Nazaré (Adriana Esteves). Além disso ela foi presa injustamente, conhecendo na cadeia o jornalista Dirceu e o bicheiro Giovanni Improtta, com quem no futuro protagonizou um triângulo amoroso durante toda a trama. Felizmente Maria é solta a tempo de impedir que seus outros filhos fossem para um orfanato, e conseguindo então reencontrar o irmão. Nesse momento a personagem faz um juramento que encontrará a filha a todo custo. Os anos se passam e a personagem, agora vivida por Susana Vieira, tornou-se uma poderosa empresária, dona de uma loja de materiais de construção de muito sucesso. Mesmo tendo ficado rica, a personagem jamais deixou para trás suas origens, tornando-se muito adorada por todos da fictícia Vila de São Miguel, onde ela passou a viver desde o reencontro com o irmão.
Famosos
Rebeldia: Ex-atriz da Globo denunciou sujeira na emissora

Atualmente, Irene está com 79 anos e participou da série da Globo, Sob pressão (Foto: Reprodução)
Se você pensa que na vida de um ator tudo é paraíso, está muito enganado! prova disso é ex-atriz da Globo, Irene Ravache. Aliás, ela começou sua carreira em 1965 na rede marinho.
+Glória Pires completa 59 anos em ótima forma; conheça o segredo dela
O fato é que mesmo com muito talento, Irene se revoltou com o sistema organizacional da emissora e fez um verdadeiro desabafo enquanto gravou a novela Sassaricando em 1988, em entrevista ao Jorna O Globo ela disse:
“O sistema de produção de novelas briga com meu ritmo de trabalho. Posso até fazer minisséries, seriados. Mas esta, realmente, é minha última novela. Me desagrada o esquema de produção, o tempo que toma, a falta de previsão. A Globo foi crescendo e ficou daquele tamanho. Em vez de aumentarem os estúdios, fazem escritórios. E não se grava em escritórios”.
Além disso, a ex-atriz da Globo denunciou as situações precárias de trabalho: “As condições de trabalho são muito difíceis. Esse negócio de suar a camisa é só para quem tem ações da emissora, e eu não tenho. Quando me pego numa externa, e o único lugar que tenho para fazer xixi é um bar infecto, sei que não estou mais para isso”, contou.
“Sujeira” na Globo
Na época, Irene chegou a abandonar a emissora e denunciou a sujeira que precisava enfrentar durante gravações externas: “Aí você vai para a externa num ônibus quente, tudo fede, o motorista fede. Não quero mais brincar assim. Eu não. Depois morro, e olha eu morrendo triste”, disparou.
De fato, a atriz abandonou a Globo, anos depois resolveu trabalhar com o SBT. Mas, após 12 anos na emissora do Silvio Santos. Irene retornou para a rede marinho e atuou nas novelas:
Comente com seu Facebook
História da TV
Amigos ou rivais? Treta nos bastidores da Globo atrapalhou produção de série

Antônio Fagundes e Stênio Garcia em cena de Carga Pesada na Globo (Foto: Reprodução)
Antônio Fagundes e Stênio Garcia fizeram um verdadeiro sucesso em ‘Carga Pesada’ (1979-1981) na Globo. Mas, nem tudo são flores e os grandes amigos tiveram um desentendimento que atrapalhou a nova versão em 2003.
+Debate na Band derruba até a Globo e lidera na TV aberta
Em 2004, o jornalista Daniel Castro do O Globo apurou que a relação de amizade já não era a mesma e que os bastidores estaria tenso para os dois. No entanto, não foi exatamente uma briga, mas uma troca de farpas.
“Apesar de terem ilustrado reportagem sobre amigos de longa data no último Fantástico, Fagundes e Garcia mal se olham nas gravações do seriado. Eles não chegaram a brigar, mas estão passando por uma fase de irritação recíproca. Agem com rabugice,
Amizade dos atores da Globo
Apesar do desentendimento, Antônio Fagundes e Stênio Garcia falaram sobre o desgaste “natural” de uma amizade de tantos anos. No entanto, eles negaram que brigaram.
Enquanto isso, descubra qual novela substitui O Cravo e a Rosa:
Assim, a apresentadora Ana Maria Braga anunciou na manhã desta quinta-feira (25) que a Globo vai reprisar, mais uma vez, a novela Chocolate com Pimenta a partir de setembro. Desse modo, o horário segue nas mãos de Walcyr Carrasco, que a atual reprise é autoria dele e a próxima também.
+ Fala Brasil detona o Primeiro Impacto e faz o SBT sofrer em SP e no Rio de Janeiro
Vale lembrar que Chocolate com Pimenta já foi reprisada outras vezes. Duas pela sessão Vale a Pena Ver de Novo da Globo, em 2006 e depois em 2012. Entre abril e dezembro de 2020, voltou ao ar pelo canal Viva, obtendo enorme sucesso para o canal naquele ano.
Comente com seu Facebook
Famosos
Ex-ator da Globo sofre com a vida longe dos holofotes da fama e se entrega ao álcool

Inclusive, o ex-ator da Globo foi considerado o rei da pornochanchada, um gênero do cinema brasileiro que tinha o sexo como tema principal (Foto: Reprodução)
Alcançar o sucesso e manter a fama não deve ser uma tarefa muito fácil. Pois bem! a prova disso é o ex-ator que atuou por 30 anos na Globo e não teve tanta sorte.
+Cara e Coragem: Moa fica esperançoso, Duarte quer demissão, e Pat pede a separação
David Cardoso começou a carreira como cantor, fez muito sucesso com os pornochanchadas. Logo depois, o artista seguiu para a televisão trabalhando nos bastidores.
E então veio o grande momento, David Cardoso atuou em algumas novelas da Globo, são elas: ‘O Grande Segrego’ (1967); ‘O Homem Proibido’ (1981); ‘Despedida de Solteiro’ (1992).
Além disso, ele também atuou em ‘Da Cor do Pecado’ e na série ‘Carga Pesada.
Ator do Globo perde o sucesso
Como nem tudo são flores, e mesmo com seu sucesso na televisão, David Cardoso acabou “perdendo” tudo. Diante disso, se entregou ao alcoolismo.
Em 2020, o ex-ator da Globo contou que não soube lidar com a ausência da fama, estar longe dos holofotes foi um grande desafio para o talentoso David.
“Eu poderia ter estudado mais, ter feito coisas mais direcionadas à cultura brasileira”, contou o ex-ator da Globo, em entrevista ao
Comente com seu Facebook