Eventos
45 anos sem Elvis Presley: Rei do Rock ganha homenagens nas Fábricas de Cultura
Elvis Presley, um dos maiores artistas do século XX, nos deixou em 16 de agosto de 1977, mas até hoje muitos fãs gritam: “Elvis não morreu!”. Em agosto, mês em que a partida completa 45 anos, o legado do Rei do Rock é lembrado e reverenciado nas Fábricas de Cultura de São Paulo com uma programação diversa e gratuita.
Em homenagem ao artista, as Fábricas de Cultura da Zona Leste e de São Bernardo do Campo, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado, realizam uma série de eventos com o tema “Mês do Elvis”, incluindo shows, apresentações de dança, sessões de cinema e até concurso de topetes, marca registrada do Rei do Rock.
Programação:
ELVIS NA QUEBRADA – um dos maiores covers brasileiros de Elvis Presley, Adam Romam, fará o “Show no Intervalo”, nas escolas do entorno das Fábricas de Cultura. Adam contará um pouquinho da história do cantor e interpretará alguns trechos de músicas para crianças e adolescentes do ensino público! Assim não se assuste se no meio da aula de português escutar: Its one for the money, two for the show…
– 16/08/22 às 10h – FC Parque Belém
– 23/08/22 às 12h – FC São Bernardo do Campo
SHOW MUSICAL – ADAM ROMAM & ELVISBACK BIG BAND – Adam Roman traz em apresentação única o show inédito “Elvis”, em tributo a Elvis Presley, numa releitura dos grandes sucessos do rei do rock, que aproxima o artista de sua plateia e recria um verdadeiro encontro com Elvis Presley.
– 17/08 às 14h – FC Itaim Paulista
– 18/08 às 14h – FC Parque Belém
– 19/08 às 14h – FC Cidade Tiradentes
– 25/08 às 14h e 19h – FC São Bernardo do Campo
FALANDO DE ELVIS, com Roberto Maia – Bate-papo descontraído, contextualizando com cases e vídeos a história de Elvis e sua influência na música pop. Jornalista, radialista, DJ e engenheiro eletrônico, dedica-se à relação entre música, comunicação e tecnologia, sendo pioneiro em projetos multi e transmídia, em plataformas omnichannel: vídeo texto, internet, computação gráfica, podcast, cinema, rádio, tv, revistas especializadas, streaming e eventos diversos. Conhecido como “o homem enciclopédia”, atua na 89FM, bem como em vários outros veículos de comunicação (nacionais e internacionais) como pesquisador musical, produtor e correspondente.
– 19/08/2022 – às 10h – FC Vila Curuçá
às 14h – FC Itaim Paulista
ESPETÁCULO DE DANÇA “NOSTALGIA ROCK” – That Swing Dance Company. Um espetáculo para assistir, celebrar e dançar os anos 50! Ao som dos melhores rocks dos anos 50, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins, Johnny Cash, Gene Vincent, Wanda Jackson, Eddie Cochran e Johnny Burnette e rocks nacionais o espetáculo, inspirado em grandes cenas do cinema, contará com uma série de coreografias e dinâmicas com o público para ninguém ficar parado e aprender um pouco de rock!
17/08 às 14h – FC Sapopemba
SESSÕES ESPECIAIS DE CINEMA
Grease: Nos tempos da brilhantina. Lançado em 78, mas com referências a uma época que remonta os anos 50. Um musical que é um clássico! Talvez o mais aclamado de todos os tempos. “Nos tempos da brilhantina” mostra uma juventude onde abundam os carrões, jaquetas de couro e muita dança
– 17/08 às 14h – São Bernardo
– 19/08 às 14h – Sapopemba
– 19/08 às 14h – Belém
– 24/08 às 14h – Itaim Paulista
– 24/08 às 14h – Cidade Tiradentes
A História de Rosa Parks. Em meio à segregação racial nos Estados Unidos, Rosa McCauley, por ser negra, é discriminada, mas se recusa a acreditar que é inferior a alguém. Ainda jovem, conhece Raymond Parks, com quem se casa. Ele tenta protege-la da intolerância e da segregação racial, mas apesar de seus esforços, Rosa é forçada a lidar com muitas situações humilhantes. A tolerância acaba quando é convidada a ceder seu assento em um ônibus para uma pessoa branca e resolve se recusar. O evento tumultua a cidade e gera uma revolta contra as absurdas leis que existiam na época. É possível que os esforços de uma mulher possam alterar séculos de ignorância e preconceito?
– 17/08 às 14h – Cidade Tiradentes
– 18/08 às 14h – Curuçá
– 18/08 às 10h – Sapopemba
– 25/08 às 14h – Belém
– 26/08 às 14h – Itaim Paulista
– 26/08 às 14h – São Bernardo
BAILE ROCKABILLY
O Rockabilly surgiu no início da década de 50 nos Estados Unidos e tornou-se uma febre no país. O que causou o boom do nascimento dessa tendência foi o alcance da fama e sucesso de artistas como Eddie Cochran, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Elvis Presley, Wanda Jackson, Gene Vincent e outros. Com toda essa mistura de gêneros musicais, temos por objetivo recriar esse cenário em bailes temáticos em cada unidade e proporcionar aos frequentadores uma breve vivencia do que foi o rockabilly na década de 50.
– 20/08 às 15h – FC Cidade Tiradentes
– 27/08 às 15h – FC Parque Belém
– 27/08 às 13h – FC Sapopemba
– 28/08 às 15h – FC Itaim Paulista
DESENHANDO O REI – Momentos divertidos em que nossos frequentadores poderão colorir e se divertir com desenhos do Elvis Presley e da cultura Rockabilly.
– Todas as unidades – de terça a sexta-feira das 10h às 16h.
CADÊ O ELVIS? Campeonato com o livro onde tem que achar o Elvis: Você consegue encontrar o Rei do Rock? Divirta-se com este livro repleto de cenas incríveis baseadas na carreira deste grande astro.
– Todas as unidades – de terça a sexta-feira das 10h às 16h.
PALESTRA “SEGREGAÇÃO RACIAL – ROSA PARKS” – A Corajosa história da ativista dos direitos humanos Rosa Parks, seu papel no fim da segregação racial, como ela influenciou os movimentos antirracismo norte americano, e como esses movimentos influenciaram o Brasil e o mundo. Palestrante Rosangela De Paula.
– 24/08/2022 – às 14h – FC São Bernardo do Campo
– 26/08/2022 – às 14h – FC Cidade Tiradentes
PROGRAMAÇÃO ON-LINE
FÁBRICA ENTREVISTA – Entrevista com Mônica Vanise Adams, diretamente da cidade de Memphis. Bate-papo descontraído com Mônica Adams, moradora de Memphis e fã do Elvis Presley. Vamos falar um pouco sobre sua rotina, como é viver o “sonho americano” e principalmente como é morar em uma cidade que respira blues, soul e rock’n’roll.
– 19/08/22 – às 14h – pelo Instagram @fabricasdecultura
DESAFIO TIK TOK – Meu Momento de Rei: A polêmica está lançada! Quem é o Rei do Rock pra você? Elvis ou Chuck Berry? Tente fazer a melhor performance no seu perfil de um dos dois grandes nomes! Você escolhe! #desafiodasfabricas #desafioreidorock
– Diariamente de quarta a domingo, em todas as unidades.
CONCURSO ONLINE: “CANTANDO ELVIS GOSPEL” – um concurso musical on-line, por meio do Instagram oficial das Fábricas de Cultura Setor A, com talentos do meio gospel que frequentam as Fábricas de Cultura. Nesse concurso haverá uma temática especial com as músicas do gênero cantadas pelo artista ”Elvis Presley”. O artista que obtiver o maior número de curtidas, de seguidores da página oficial, vencerá a disputa. Então, solta o Like!
De 01/08 a 31/08 – 2 vídeos por Fábrica, publicações serão em 01/08/2022 – concurso.
Premiações:
1º lugar: Tour nas Fábricas, Vídeo Clipe e produção musical
2º lugar: Vídeo Clipe e Produção musical
3º lugar: Produção musical
PROGRAMAÇÃO BIBLIOTECAS
LEITURA PÚBLICA: ELVIS, IT’S NOW OR NEVER (atividades presenciais)
O acaso geográfico fez com que Elvis nascesse em um reduto do “blues”, rodeado pela cultura e, principalmente, música negra em sua vizinhança. Na igreja que a família Presley frequentava desde cedo, tanto a música quanto a pregação dos pastores, fascinavam o pequeno pelo rádio. A música “country” americana completaria a fortuna de influências que o levaria a se tornar um dos primeiros astros do rock, anos mais tarde. Para celebrar seu legado e comemorar o Dia da Fotografia (19 de agosto), a Biblioteca de Vila Curuçá, relembrará os “Arquivos de Elvis”, de Todd Slaughter e Anne E. Nixon, publicação disponível no acervo, a qual conta com mais de cem fotos raras que ilustram sua vida e carreira como rei do rock. A atividade contará com letras e traduções de alguns sucessos que entraram para história da música, afinal: “Elvis não morreu” (…)
Fábrica de Cultura Vila Curuçá:
19/08 às 16h | 25/08 às 11h | 27/08 às 15h
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: MENINO ELVIS (Presencial)
Em uma madrugada fria de janeiro de 1935, dentro de um barraco no gueto, chamado Espingarda, nascia um menino que mudaria a história da música no mundo. Com vocês, o bebê: “Elvis Aaron Presley”. Para comemorar a trajetória do astro do rock americano, a equipe da Biblioteca contará sua infância no estilo radionovela, gênero famoso na época de seu nascimento. No final, o Ateliê de Violino tocará o sucesso: “Can´t Help Falling In Love”. Venha se encantar ao som do rei.
Fábrica de Cultura Sapopemba
16/08 às 15h
ENCONTRO DE LEITORES + INTERVENÇÃO NA BIBLIOTECA: BAILÃO DO ROCK (Presencial)
Elvis Presley faleceu no dia 16 de agosto de 1977 deixando um grande legado e em homenagem ao dito “Rei do Rock”, a Biblioteca da Fábrica de Cultura Itaim Paulista, propõe neste mês a realização de um baile entoado por seus maiores clássicos. Todas e todos estão convidados, então vista a melhor fantasia e venha se divertir, dançar, mexer e saber um pouco mais da história deste ícone do “rock and roll”, justificando e comprovando o mito “Elvis não morreu!”. Atividade baseada no livro: “As crônicas de Elvis — volume 1”, de Daniel Frazão, disponível no acervo digital Árvore Livros.
Fábrica de Cultura Itaim Paulista
16/08 às 15h
Eventos
Leo Martine revisita obra de Chorão do Charlie Brown Jr. Morte completa 10 anos
O cantor Leo Martine iniciará uma nova turnê que revisitará e celebrará a obra do saudoso cantor Chorão, eterno vocalista da banda de rock Charlie Brown Jr. A banda conquistou notoriedade nacional após o lançamento de seu primeiro álbum em 1997. Além disso, Martine está em estúdio preparando um disco de inéditas, que estará em todas plataformas digitais pela Virgin Music, via Movin’ Up Records.
Para apresentar este novo trabalho de estúdio, Leo Martine ingressará em uma nova turnê entre os meses de fevereiro e março. O artista terá em seu repertório, sucessos e b-sides de toda a trajetória do Charlie Brown Jr. Além dos arranjos especiais com sua banda, Martine apresentará também músicas acústicas do grupo a bordo de seu violão e sua inconfundível voz.
A expectativa é que vem por aí apresentações elétricas e acústicas lotadas de emoção e de celebração à vida e obra de Chorão.
Confira as datas da nova turnê de 10 Anos Sem Chorão de Leo Martine:
24 de fevereiro: Brauhaus Restobier em Goiânia (GO)
04 de março: Tendencies em Palmas (TO)
09 de março: Bolshoi Pub em Goiânia (GO)
10 de março: Queens Pub em Goianésia (GO)
12 de março: Go Brew Pub em Anápolis (GO)
17 de março: Taberna Pub em Goiânia (GO)
19 de março: Galpão 17 em Brasília (DF)
30 de março: Evento Privado em Brasília (DF)
Comente com seu Facebook
Eventos
Elionora Chaves lança música com mensagem de encorajamento para as mulheres
A cantora Elionora Chaves lançou no começo do mês de fevereiro, o seu primeiro single gospel. ‘Coragem’ é o nome da música de trabalho que marca seu retorno aos palcos e sua transição de carreira. Nos últimos anos, Elionora atuava como apresentadora de TV, modelo, empresária e psicóloga. Além da música que foi lançada em todas as plataformas digitais, o videoclipe foi lançado no seu novo canal do YouTube.
Elionora Chaves voltou aos palcos devido a sua forte relação com a música. Filha de pastores, cresceu em igreja evangélica e sempre esteve envolvida com o ministério do louvor, nome dado ao departamento musical das igrejas. À medida que foi crescendo, sua colaboração na música dentro da igreja foi amadurecendo. Participou de grupos para crianças, adolescentes e jovens, até se tornar líder de coral e responsável pelo louvor. Elionora conta que, desde criança já escrevia músicas em seus cadernos, mas, como era muito pequena, não entendia que já havia começado a compor.
“Eu já escrevia no meu caderno de poemas, mas nem imaginava que aquilo que fazia era compor. Depois de muito tempo, na época de retiro de carnaval é que um pastor me disse para compor as músicas que seriam temas dos retiros. No primeiro momento eu não pensei que fosse capaz. Mas, orei bastante e pedi a confirmação de Deus. Foi extraordinário, Deus me confirmou com a letra da música. Isso aconteceu nos quatro anos seguintes, escrevi as músicas temas dos retiros anuais e nunca mais parei. Algumas músicas escritas naquela época serão lançadas em breve”, explica Elionora.
Elionora é natural de Magé-RJ e em 2001, mudou-se para Brasília quando tinha 18 anos. Ela e a irmã foram morar com os avós maternos. A jovem continuou a frequentar a igreja evangélica, casou-se e em 2015, formou-se em Psicologia. Iniciou os atendimentos terapêuticos pouco tempo depois. Se especializou em moda e também passou a oferecer consultoria.
Com o sucesso, lançou sua marca própria de roupas e chegou a ter três lojas, duas em shoppings centers de Brasília. Em meio a muitos problemas e uma fase conturbada, surgiu o convite para trabalhar como apresentadora em uma afiliada do SBT em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, desafio que assumiu por dois anos, quando decidiu abrir mão de tudo e se dedicar a música.
Para Elionora, aceitar a transição de carreira foi outro desafio, já que, como havia passado o início de sua vida se dedicando à música, e por alguma razão, migrou para outras áreas, não entendia o porquê deveria voltar para a música. Ela conta que, quando sua trajetória passou a fazer sentido, ela entendeu que, estava sendo preparada para lidar com mulheres que atravessam situações semelhantes às que ela viveu. Em dois anos sua vida mudou completamente.
“Os temas de minhas músicas têm como base minhas próprias vivências, sobre momentos que passei. A letra de Coragem surgiu assim, em um desses momentos. Quando compus essa canção eu estava no olho do furacão. Estava passando por uma das fases mais difíceis da minha vida. Foi um período muito difícil, onde sofri muitos golpes, enganos, traições, perseguições e injúrias. Precisei me segurar em Deus e em minha fé para não desabar. Ele me consolou com essa canção. O foco de minhas canções é voltado para o público feminino, tocando na motivação, refrigério e autoajuda. Embora abranja o público em geral. Eu sabia que essa mensagem não deveria ficar apenas comigo, por isso levo para outros corações”, contou Elionora.
Comente com seu Facebook
Eventos
Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios
Aconteceu no último final de semana o Baile da Vogue 2023, no Rio de Janeiro, e vários famosos marcaram presença. O look das mulheres chamou a atenção e foi analisado pelo estilista Arthur Caliman durante o programa Vou Te Contar na RedeTV, que contou quem “lacrou” e quem “escorregou” nos modelitos desse ano.
+ Ator da Globo abre o jogo e revela quanto ganhava para atuar
Sabrina Sato foi eleita como uma das mais bem vestidas do baile. “Está impecável na questão de ousadia. Ela tem consistência, ela tem coerência e sempre ousa”, disse o também consultor de moda. Sobre Flávia Alessandra: “Ela é linda, acertou porque um dos temas é sonhos de uma noite de verão. Está exuberante”, falou.
Outra bem vestida foi a apresentadora Fernanda Paes Leme. “Ela tem consistência, sempre pontua. Carregou bem”, falou Arthur. Depois foi a vez de Juliana Paes ganhar elogios. “Ela tem um corpo exuberante e soube usar isso. Acertou no adereço de cabeça”.
“Muita coerência. Muita consistência, mas um pouco de falta de ousadia. Falou um adereço de cabeça”, falou ele sobre o modelito da apresentadora Giovanna Ewbank, que também ‘lacrou’. Jojo Todinho também figura no ranking: “Usou brilho”. Por fim, Patricia Poeta e Camila Pitanga completam a lista de mais bem vestidas.
Em conclusão, saiba quais foram as artistas mais mal vestidas do Baile da Vogue 2023:
A atriz e cantora Cleo Pires é uma das artistas eleitas mais mal vestidas da festa. “Essa roupa não favoreceu muito ela”, disse o consultor de moda. Sobre Deborah Secco, que também ‘escorregou’, ele foi enfático. “Não é só o corpo, a gente quer ver alguma coisa a mais. Faltou ousadia e coerência”, avisou.
Enfim, Brunna Gonçalves, esposa da cantora Ludmilla, também foi detonada. “Falta de coerência, consistência e nenhuma ousadia. Globeleza depois na Sapucaí não no Baile da Vogue”, destacou ele. A ex-BBB e cantora Juliette também não acertou no look: “Dessa vez ela não pontuou”, explicou.
Em conclusão, sobre duas atrizes da Globo, ele disse: “Falta um pouco de ousadia, Fabiana Karla. Esse brilho ficou um pouquinho grande”, falou Caliman de uma das famosas. “A cor não favoreceu. Faltou ela se atualizar um pouquinho”, destacou o profissional para Mariana Ximenes.
Comente com seu Facebook