Notícias da TV
Minorias ameaçadas: 05 programas importantes para a diversidade brasileira que podem acabar
Após eleger em 2014 o Congresso mais conservador em cinco décadas, a sociedade brasileira atingiu o ápice do conservadorismo dos últimos anos em outubro de 2018. Ao eleger o candidato Jair Bolsonaro como o novo presidente da república, uma onda de ataques contra minorias (negros, mulheres e LGBTQI+) se ampliou no Brasil, sendo destaque até em manchetes internacionais.
Mais recentemente, algumas manifestações contra exposições artísticas no país, o retorno de um moralismo exacerbado, principalmente nas redes sociais, e a nova ascensão das diversas formas de preconceitos sem pudor, transformaram o cenário político e social do Brasil. Com isso, alguns programas de TV que batem de frente com essa onda violenta e tentam ampliar a diversidade, corre risco de sair do ar com a gestão do novo presidente.
Confira abaixo cinco programas de TV importantes para a diversidade e combate a opressão contra as minorias políticas no Brasil:
1. Saia Justa
Há 16 anos no ar, o programa exibido pelo canal GNT reúne um time com quatro mulheres sentadas em um sofá para discutir temas da atualidade no Brasil. Em sua apresentação está a cantora Gaby Amarantos. Ela se junta à roqueira Pitty para a conversa semanal com a jornalista Astrid Fontenelle e a atriz e autora Mônica Martelli.
Toda a semana, as apresentadoras tratam de temas diversos e com muita transparência e naturalidade durante a conversa. Seja relacionamentos, saúde, filhos, política, economia, comida, sexo, trabalho ou espiritualidade, nada é tabu para as mulheres do Saia, que tem uma forma diferente de tratar sobre os assuntos que estão nos noticiários ou na internet.
2. Papo de Segunda
Ao contrário do citado acima, no programa Papo de Segunda são quatro homens e múltiplas tretas. A nova formação que estreou em março deste ano conta com mediação do humorista Fábio Porchat, o cantor Emicida, Francisco Bosco e o veterano João Vicente de Castro, o único remanescente da antiga turma.
Juntos, eles debatem os assuntos da atualidade. São quatro pontos de vista por vezes conflitantes, ora solidários, mas sempre divertidos. Seguindo a ideia do Saia Justa, o Papo de Segunda se debruça sobre os assuntos mais espinhosos da sociedade no momento sob a ótica masculina.
3. Estação Plural
Reunindo os diversos conflitos e notícias sobre o universo LGBT e com muito debate, o programa Estação Plural, exibido pela TV Brasil, conta com três participantes fixos, todos ligados ao mundo LGBT: a cantora Ellen Oléria, o jornalista Fernando Oliveira e a integrante da banda Uó, Mel Gonçalves.
4. Amor & Sexo
Político, engraçado e conscientizador, a décima primeira temporada do Amor & Sexo talvez seja a mais importante de todas. Durante todos os anos em que esteve no ar, o amadurecimento do formato possibilitou tocar agora em assuntos que antes não eram tocados.
Com o crescimento da onda conservadora e a forte concorrência com a Record TV no horário, o programa não conseguiu se fixar na liderança na atual edição. Correndo risco de sair do ar no próximo ano, o programa foi um presente aos telespectadores abertos a ouvir um debate descontraído sobre outros mundos que não o seu.
5. Conversa Com Bial
Sendo o mais novo programa do gênero na TV aberta, o talk show apresentado por Pedro Bial já deixou a sua marca no Brasil. Inteligente demais para o público destinado, a atração tem sua importância já marcada com importantes conversas com diversas figuras do Brasil e do mundo.
Há pouco mais de um ano no ar, o Conversa Com Bial vem diariamente discutindo a judicialização da vida brasileira, os rumos da política e refletindo angústias nacionais. Esses diálogos não entram em nossas casas apenas a esclarecer. Também levantam algumas questões, aprofundam dúvidas e levam a atração a ganhar uma presença nos grandes debates do país.
Leia também:
Em ano de eleições, Marcelo Adnet cresce com humor político na TV e na Internet
Notícias da TV
Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena
Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.
+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.
Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.
Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:
“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.
Assista:
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.
Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.
Mais sobre o fim do programa no SBT:
De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.
Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador
Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.
+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”
De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.
+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios
Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.
Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:
Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.
Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.
Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.
Comente com seu Facebook