Notícias da TV
Vamos rir? Relembre dez programas de humor que fizeram muito sucesso no Brasil
No país, conhecido como terra da alegria, não faltou programa de humor ao longo de sua história. Seja na TV, ou em cada canto do país, os brasileiros se diferem dos outros povos por conta de sua irreverência e espontaneidade inatas.
Na televisão, os programas que fizeram e ainda fazem graça estão no topo entre as atrações mais assistidas pelos telespectadores. Com sátiras do dia a dia, do comportamento humano, humor politicamente incorreto, e principalmente esquetes políticas, veja abaixo os principais programas que fizeram nossa alegria desde os tempos da “televisão a vapor”.
1. Família Trapo:
Durante os quatro anos em que o humorístico foi produzido, ele foi líder absoluto de audiência. Na época, o programa era uma espécie de teatro para a televisão, com um palco e uma plateia, e os atores encenavam ao vivo. Conteúdo tipico do que viria ser o Sai de Baixo de Miguel Falabella décadas depois.
A atração exibida pela Record TV e que retornou em 2018 no Play Plus contava as aventuras da família de Peppino Trapo (Otelo Zelloni), sua esposa Helena Trapo (Renata Fronzi) e os filhos Sócrates (Ricardo Corte Real) e Verinha (Cidinha Campos), além do mordomo Gordon (Jô Soares) e do cunhado folgado Carlo Bronco Dinossauro (Ronald Golias). O cunhado, interpretado pelo eterno Golias, era sempre o personagem principal.
2. TV Pirata:
Sucesso da década de 80, o humorístico TV Pirata foi uma sátira completa, nonsense e sem limites, graças a um time invejável de roteiristas, entre eles Luiz Fernando Veríssimo, Laerte e Glauco, além do pessoal do Planeta Diário e Casseta Popular, duas publicações da época, e que teriam seu próprio programa algum tempo depois.
Sucesso absoluto desde seu primeiro programa de público e crítica, a atração explodiu graças também ao bom time de atores e atrizes fixos que compunham o elenco, como Claudia Raia, Débora Bloch e Marco Nanini, entre outros.
3. Casseta & Planeta:
A turma de redatores das revistas Casseta Popular e Planeta Diário já estavam em evidência no início dos anos 90. Muito disso, se teve em consideração da participação deles nos roteiros de TV Pirata e outros veículos de comunicação vigentes na época.
A partir disso, a Globo deu a eles seu próprio programa a partir de 92, na linha de “jornalismo mentira, humorismo verdade”. Foi um dos programas humorísticos mais duradouros da emissora, ficando no ar até 2010. Porém, eles tem uma grande chance de voltar para a TV ainda em 2019 em nova emissora. CLIQUE AQUI para saber mais informações sobre isso.
4. Pânico na TV:
Sucesso lançado pela RedeTV! nos anos 2000, o Pânico na TV apostava no humor politicamente incorreto com um elenco repleto de revelações e mulheres seminuas. O programa explodia na audiência durante a sua exibição e ficou por oito anos no ar na emissora, até em 2012 se transferir para a Bandeirantes.
Desde que saiu do ar na televisão após 14 anos, em dezembro de 2017, o Programa Pânico não dá sinais de que irá retornar para as telinhas que tornou toda a trupe famosa. De lá até cá, surgiram apenas rumores da ida do elenco para o SBT, a pedido de Silvio Santos. As negociações, no entanto, não avançaram.
2. CQC (Custe O Que Custar):
O programa CQC estreou em meio a uma série de lançamentos que a Band fazia no ano de 2008. Dez anos depois, o programa faz falta na televisão brasileira, principalmente no atual momento político que o Brasil viveu durante todos os últimos meses. Com humor inteligente, a atração foi responsável por revelar grandes nomes do humor, como Marco Luque, Danilo Gentilli, Monica Iozzi e Rafinha Bastos.
O principal objetivo do programa era tratar dos assuntos da semana de maneira diferente do jornalismo convencional. Para isso, os seus repórteres e apresentadores ficavam sempre todos de terno preto e óculos escuros. A partir dai, eles assumiam não apenas a posição de repórter, mas também de humoristas, fazendo perguntas inusitadas para seus entrevistados.
6. A Praça É Nossa:
Um dos programas de maior duração na TV que se tem notícia, A Praça da Alegria entrou no ar pela primeira vez na TV Tupi em 1953 e continua no ar até hoje, com seu herdeiro A Praça é Nossa. Manoel de Nóbrega foi o criador do programa e é pai do atual apresentador, Carlos Alberto de Nóbrega.
A atração é basicamente um desfile de tipos de pessoas engraçadas que passam pelo banco da praça, onde está o apresentador sentado lendo o seu eterno jornal. Entre os personagens mais conhecidos e de maior apreço do público de todos os tempos estão a Velha Surda (vivida por Rony Rios) e Pacífico (Ronald Golias).
7. Zorra Total:
Dirigido por Maurício Sherman, o humorístico Zorra Totalestreou em 1999, com a proposta de apresentar um painel das várias tendências de humor existentes na televisão brasileira. No início, Zorra Total era exibido às quintas-feiras, com dez quadros por semana esteticamente bastante diferentes entre si. As esquetes eram intercalados por vinhetas animadas criadas por vários cartunistas, sob a coordenação de Miguel Paiva.
8. Tá no Ar – A TV na TV:
Criado em 2014 por Marcelo Adnet e Marcius Melhem, o programa exibe inúmeras esquetes que abordam todo o universo da televisão brasileira, dos humorísticos, ao telejornal, reality show, videoclipe, seriado policial, documentário, discurso eleitoral e novela, nem os comerciais e os canais pagos de compras escaparam das brincadeiras propostas pela atração.
Com Jô Soares a frente de praticamente tudo, centenas de personagens foram criados para o humorístico. O programa foi responsável por uma infinidade de bordões que ficaram na cabeça do público por décadas. Ele era basicamente um programa de conteúdo inspirado na política, já que Brasília, desde a década de 80, tudo já era motivo de piada.
10. A Escolinha do Professor Raimundo:
Em 1957, o eterno Chico Anysio, com seu Professor Raimundo, já passava a ouvir as respostas mais absurdas de seus alunos, cada um deles um personagem memorável. Até 1990, o quadro era apenas um esquete dentro de outros programas humorísticos, e só foi ganhar um programa próprio a partir daquele ano. Em 2016, ganhou uma adaptação pela Globo e Canal Viva e é exibido por temporada aos domingos.
Leia também: Em ano de eleições, Marcelo Adnet cresce com humor político na TV e na Internet
Notícias da TV
Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena
Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.
+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.
Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.
Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:
“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.
Assista:
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.
Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.
Mais sobre o fim do programa no SBT:
De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.
Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador
Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.
+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”
De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.
+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios
Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.
Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:
Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.
Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.
Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.
Comente com seu Facebook