Notícias da TV
O fracasso do Brasil no Emmy Internacional
O Emmy Internacional aconteceu na noite do dia 19 de novembro, em Nova York, nos EUA e apresentou aquilo que pode significar uma forte crise de criatividade da TV brasileira: no ano em que teve menos indicações, o Brasil saiu de mãos abanando da premiação que escolhe as melhores produções do mundo em dramaturgia, excetuando as americanas.
A crise da teledramaturgia brasileira já havia se destacado quando saiu a lista de indicados. Pela primeira vez, desde 2010, o Brasil havia ficado de fora na principal categoria, a de telenovela. Além disso, a Globo não conseguiu emplacar praticamente nenhum indicado, apenas com o telefilme Aldo.
Essa foi a primeira vez que a TV brasileira passou por uma “seca” desse nível, quando Caminho das Índias, sucesso internacional de Glória Perez, conquistou a primeira estatueta de telenovela do Emmy Internacional na história da televisão brasileira.
Este foi o segundo ano consecutivo que o Brasil passou em branco na cerimônia de gala da Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas. O último Emmy Internacional conquistado por produções tupiniquins foi o de Verdades Secretas, de 2015, em novembro de 2016.
O acontecido é vergonhoso, principalmente, para a Globo. A emissora carioca é a campeão brasileira na premiação, sendo a portadora cinco Emmys consecutivos na categoria telenovela: O Astro, Lado a Lado, Joia Rara, Império e Verdades Secretas. O canal do grupo Marinho também não fez feio nas séries — campo que geralmente é dominado pela Fox e HBO. A Mulher Invisível conquistou a estatueta em 2012 e Doce de Mãe, em 2015.
Pode-se dizer, praticamente, que a Globo não disputou o Emmy. Mesmo tendo inscrito A Força do Querer, que foi um verdadeiro sucesso em audiência no passado. A única produção do canal carioca que conseguiu chegar a concorrer a final foi a minissérie José Aldo – Mais Forte que o Mundo.
Fora da Globo
Produções de outras emissoras mostraram potencial e até conseguiram garantir algumas indicações, chegando para a premiação esperançosas em abocanhar um prêmio. No entanto, nenhuma delas conseguiu vencer nas categorias em que haviam recebido a indicação.
Foi o caso do ator Júlio Andrade. Conhecido do grande público por seu papel em Sob Pressão, onde interpreta o protagonista, ele foi indicado pela segunda temporada da série Um Contra Todos, da Fox. A série, aliás, também recebeu indicação na categoria Drama. Ambos saíram derrotados. Um Contra Todos, aliás, perdeu para o hit do ano passado, a espanhola La Casa de Papel.
Já atriz Denise Weinberg que também concorria por sua participação na série da HBO, Psi, foi outra que não conquistou a vitória. Psi acumula indicações ao Emmy Internacional (já concorreu como série dramática e como ator, com Emílio de Melo), mas também nunca venceu.
O programa da GNT Palavras em série parecia ser um dos fortes candidatos na categoria Programa de Artes, mas saiu de mãos vazias da premiação. Assim como a única produção da Globo, Aldo que não viu nem a cor da estatueta.
No final das contas
No fim de tudo Portugal levou a estatueta mais desejada pela Globo: a de melhor telenovela. Ouro Verde, trama exibida pela TVI (maior emissora de Portugal) levou a melhor entre outros três projetos indicados, sendo dois da Turquia e um do México.
Relembre os indicados e os vencedores do Emmy Internacional neste ano na lista abaixo. Os projetos vencedores estão destacados.
Telenovela:
Cesur ve Guzel (Turquia)
Istanbullu Gelin (Turquia)
Ouro Verde (Portugal)
Paquita La Del Barrio (México)
Minissérie:
Aldo – Mais Forte Que O Mundo (Brasil/Globo)
Kurara: The Dazzling Life of Hokusai’s Daughter (Japão)
Man in an Orange Shirt (Reino Unido)
Toter Winkel (Alemanha)
Série Curta:
How to Buy a Baby (Canadá)
L’âge adulte (Canadá)
Shin gamdok eul sulgiroun sa seang hwal (Coreia do Sul)
Una Historia Necesaria (Chile)
Programa de Língua Não-Inglesa:
El Señor de los Cielos (Estados Unidos)
El Vato (Estados Unidos)
Jenni Rivera, Mariposa de Barrio (Estados Unidos)
Sin Senos Sí Hay Paraíso (Estados Unidos)
Programa Sem Roteiro:
Hoe Zal Ik Het Zeggen? (Bélgica)
MasterChef Austrália (Austrália)
The Mask Singer (Tailândia)
Top Chef México (México)
Comédia:
Club de Cuervos (México)
El Fin de la Comedia (Comedy Central España)
Nevsu (Israel)
Workin’ Moms (Canadá)
Documentário:
De Wereld van Puck (Holanda)
Eu Sou Assim (Brasil/GNT)
Goodbye Aleppo (Reino Unido)
IPC & WOWOW Paralympic Documentary Series WHO I AM (Japão)
Série Dramática:
Inside Edge (Índia)
La Casa de Papel (Espanha)
1 Contra Todos (Brasil/Fox)
Urban Myths (Reino Unido)
Programa Artístico:
David Stratton’s Story of Australian Cinema (Austrália)
Dreaming of a Jewish Christmas (Canadá)
Etgar Keret: Based on a True Story (Holanda)
Palavras em Série (Brasil/GNT)
Melhor Ator:
Júlio Andrade, em Um Contra Todos (Brasil/Fox)
Billy Campbell, em Cardinal (Canadá)
Lars Mikkelsen, em Herrens Veje (Dinamarca)
Tolga Saritas, em Soz (Turquia)
Melhor Atriz:
Thuso Mbedu, em Is’thunzi (África do Sul)
Anna Schudt, em Ein Schnupfen hätte auch gereicht (Alemanha)
Emily Watson, em Apple Tree Yard (Reino Unido)
Denise Weinberg, em Psi (Brasil/HBO)
Notícias da TV
Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena
Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.
+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.
Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.
Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:
“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.
Assista:
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.
Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.
Mais sobre o fim do programa no SBT:
De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.
Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador
Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.
+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”
De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.
+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios
Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.
Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:
Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.
Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.
Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.
Comente com seu Facebook