Connect with us

Notícias da TV

Ocupação do Alemão levou o Jornal Nacional a faturar o Emmy em 2011

Published

on

Jornal Nacional levou a estatueta do Emmy para casa. (Foto: Reprodução)

Principal telejornal do país, o Jornal Nacional – veiculado diariamente pela TV Globo – faturou em 2011, um dos maiores prêmios mundiais: o Emmy Internacional. Na reportagem especial de hoje, O Canal relembra a cobertura da Ocupação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, que deu ao noticiário a cobiçada estatueta.

O Jornal Nacional concorreu com a cobertura, em novembro de 2010, da retomada do Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio, pelas forças públicas de segurança. Toda a operação, em detalhes, foi acompanhada em casa, pelos telespectadores. Inclusive com as imagens impressionantes da fuga em massa dos traficantes, feitas do Globocop, pelo operador de sistemas Francisco de Assis.

Em 25 de novembro de 2010, após vários dias de ataques de facções criminosas na cidade do Rio de Janeiro, a polícia respondeu com uma enorme operação estadual contra o crime organizado: a ocupação da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão. O conjunto de favelas, que abrange dez bairros da cidade e tem cerca de 400 mil habitantes, era o mais violento do subúrbio carioca e, durante décadas, sofreu com o domínio do tráfico de drogas.

A onda de ataques que assolou a cidade começou com a queima de carros e ônibus em diversos pontos do Rio, inclusive viaturas militares. Cabines da PM foram metralhadas e houve tiroteios na Vila Cruzeiro, onde se encontrava a maior parte dos bandidos fugidos de comunidades pacificadas. O processo de pacificação é uma política de segurança pública para o combate ao crime, coordenada pelo então secretário José Mariano Beltrame, que teve início em novembro de 2008. Onze comunidades cariocas já haviam sido pacificadas, recebendo UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) antes da ocupação das comunidades do bairro da Penha.

A resposta do Estado aos ataques veio na manhã do dia 25 de novembro, quando o Bope, tropa de elite da PM, e as forças armadas, com tanques blindados, helicópteros e armas de guerra, ocuparam a Vila Cruzeiro. Os traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado dois dias depois.

A Globo acompanhou de perto a ocupação, “derrubando” sua programação no Rio de Janeiro para noticiar os fatos ao vivo. O Jornal Nacional, em 25 de Novembro de 2010, mostrou a chocante imagem da fuga de bandidos em massa na Vila Cruzeiro, vizinha do Complexo do Alemão.

Quando os policiais começaram a vasculhar casas, descobriram drogas e armas em esconderijos. Trinta pessoas foram presas, entre elas, o traficante Eliseu Felício de Sousa, o Zeu, assassino do jornalista Tim Lopes. No fim do dia, o símbolo de que o conjunto de favelas do Alemão não pertencia mais aos bandidos. As bandeiras do Rio e do Brasil foram hasteadas. O Brasil pôde acompanhar ao vivo os momentos marcantes dessa ação policial. Foram flashes na programação para todo o país e oito horas e meia de transmissão ininterrupta para o Rio de Janeiro. A todo instante, imagens históricas chegavam das equipes nas ruas.

“Eu posso dizer que é uma sensação de vitória contra a opressão. Duas horas depois do início dessa ocupação, a gente já via os moradores andando pelas ruelas”, contou a repórter Bette Lucchese.

O repórter Marcos Uchoa passou quatro dias na região fazendo reportagens especiais para o Fantástico e percorreu a trilha por onde os traficantes fugiram da Vila Cruzeiro em direção ao Morro do Alemão, na quinta-feira. “A imagem da fuga dos traficantes da Vila Cruzeiro era muito impressionante e a gente tinha curiosidade de ver essa estrada por monde eles passaram. E sexta-feira de manhã, cedinho, era a melhor oportunidade de a gente tentar passar por lá sem risco – ou pelo menos com pouco risco. A gente encontrou o Bope lá embaixo, felizmente não encontramos os traficantes lá em cima. Mas vimos muitos vestígios da passagem deles – camisa, gorro, tênis, sandália, cartucho de bala – até eles chegarem ao Complexo do Alemão”, relatou Uchoa.

O Jornal Nacional havia sido finalista do Emmy em 2002, com a cobertura, feita um ano antes, dos atentados de 11 de setembro. Em 2005, concorreu com as reportagens sobre a reeleição do ex-presidente George Bush. A partir de 2007, o Jornal Nacional sempre foi finalista. Primeiro, com a Caravana JN, que percorreu o Brasil em 2006. No ano seguinte, com a cobertura do acidente do Airbus da TAM, em São Paulo.

Em 2009, a indicação veio com a reportagem sobre o caso da jovem Eloá, sequestrada e morta pelo ex-namorado em Santo André, no ABC Paulista. Um ano depois, o JN chegou de novo à final com a cobertura do apagão de energia em 18 estados que afetou milhões de pessoas.

Willian Bonner e Ana Paula Araújo na cerimônia de premiação. (Foto: Divulgação)

Nos últimos nove anos, o JN esteve sete vezes colocado entre os quatro melhores telejornais do mundo. O seu trabalho foi reconhecido desta maneira pela academia de televisão. Eu acho que isso é uma prova da qualidade da televisão que fazemos no Brasil, do telejornalismo que fazemos na Rede Globo”, afirmou William Bonner.

“Esse é o prêmio mais importante que a gente já conseguiu até hoje, e eu diria que é o reconhecimento e a confirmação do trabalho que a gente vem fazendo no Brasil e no dia a dia nos nossos telejornais. É o Jornal Nacional que está recebendo este prêmio, mas eu diria que todo o trabalho de jornalismo da Rede Globo está homenageado através deste prêmio”, disse Carlos Henrique Schroder, diretor-geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo.

 

 

 

Comente com seu Facebook

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias da TV

Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena

Published

on

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)

Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.

+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.

+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS

Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)

Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.

Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:

“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.

Assista:

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Notícias da TV

SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

Published

on

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)

O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.

+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS

De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)

Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.

Mais sobre o fim do programa no SBT:

De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.

Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Notícias da TV

SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador

Published

on

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)

Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.

+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”

De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.

+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios

Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.

Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:

Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.

Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.

Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

⚡EM ALTA