Connect with us

Notícias da TV

Na cobertura da tragédia de Brumadinho, RecordTV se destaca e SBT decepciona

Published

on

Em diferentes graus, as emissoras brasileiras cobriram o desastre em Brumadinho ao longo da sexta. (Fotos: reprodução/@tulio/@uaiteve/@JordanFerreira_/@limaalef)

Como já vinha ocorrendo desde as primeiras informações sobre o desastre na barragem de Brumadinho, Globo e RecordTV dominaram a cobertura sobre o assunto em seus telejornais do horário nobre.

A emissora carioca exibiu inúmeros boletins sob o comando de Renata Vasconcellos ao longo da tarde, chegando a dividir a tela mesmo enquanto a bola rolava na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A intervenção foi para noticiar a confirmação do número de desaparecidos, que então era de 200 (estava em 150 no fechamento desta reportagem). A rede abriu espaço ainda para o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em Brasília.

O chefe do Executivo falou com exclusividade para a RecordTV, confirmando a visita que fará para sobrevoar a região na manhã deste sábado (26). O antecipado Cidade Alerta fez uma boa cobertura, mas pecou ao cair na tentação de em alguns instantes aflorar o bairrismo e abrir espaço para um temporal padrão de verão em São Paulo, daqueles que se acumulam aos montes no início do ano. Na capital paulista, nenhuma vítima no dia.

No horário nobre, o Jornal da Band foi esticado até um pouco mais tarde. A edição do telejornal teve diversas falhas técnicas, mas conseguiu informar ao vivo de Brumadinho, mesmo que por telefone.

Foi um resultado bem mais relevante ao telespectador que o do SBT Brasil, que tocou boa parte da sua edição como se tratasse de uma sexta-feira comum. O noticiário sobre o rompimento da barragem foi concentrado em um parco espaço nos minutos finais. E a emissora não pode se queixar de falta de estrutura, já que conseguiu até link da TV Alterosa, sua afiliada mineira, em Brumadinho.

Mais cedo, o canal já havia passado vexame com o assunto sendo ignorado pelo Fofocalizando, exibido ao vivo. Na Anhanguera, aparentemente boas coberturas do jornalismo só estão liberadas se calharem de vir durante a madrugada. É quase como se o trabalho ocorresse em um fuso que não o de Brasília.

Já o Jornal Nacional fez uma cobertura correta. Informou sobre o tamanho do desastre e utilizou repórteres por diversas praças cobrindo os seus impactos. De deslize, a edição terminou com “boa noite” e trilha mesmo quando 7 mortos já estavam confirmados.

O modo padrão do JN permitiu que o telejornal mais completo da noite fosse o Jornal da Record. No primeiro grande teste da gestão de Antonio Guerreiro, o JR surpreendeu. A emissora, que já havia contado com a agilidade de sua sucursal mineira para registrar e divulgar um emocionante resgate que virou notícia em sites e emissoras de todo o planeta, trouxe o seu DNA de hard news, que andava adormecido, de volta.

Nos últimos anos, a RecordTV viu a Globo ser superior em coberturas como a do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense ou pelo menos equivalente em ocasiões como a greve dos caminhoneiros e a prisão do ex-presidente Lula. Dessa vez conseguiu se sobressair, tal qual fazia há cerca de uma década.

Além da equipe da RecordTV Minas, o jornalista Eduardo Ribeiro foi rapidamente deslocado para Brumadinho. Ele estava apresentando o JR durante as férias de Celso Freitas. Sua segurança nas intervenções ao vivo é notória e mostra que ele merece desafios maiores que a cobertura política, geralmente imersa em protocolos que limitam o trabalho.

Adriana Araújo dispensa maiores comentários. Ela já se tornou um dos maiores nomes do país para coberturas ao vivo, com uma regularidade que faz com que a casa sempre escale ela ou Reinaldo Gottino como dupla padrão em momentos mais relevantes. Foi assim há pouco na posse presidencial, por exemplo.

Nesta sexta (26), o formato ajudou seu talento. Adriana recebeu especialistas no estúdio, como o comandante Hamilton, que comentou a perícia do resgate registrado pela emissora. E ficou a maior parte do tempo fora da bancada, fazendo um eficiente uso do telão do estúdio.

E ao contrário do que já ocorreu em outros momentos de comoção, não houve apelação no tom. A RecordTV dedicou um largo espaço ao tema, como ele merece, mas sem cair no sensacionalismo de outrora nem no oficialismo do presente quando trata da pauta política.

A tendência é de que o destaque siga ao longo do sábado, já que o canal programa o Fala Brasil no ar a partir das 7 da manhã, enquanto a Globo preferiu não repetir a realização de uma edição especial do Hora 1, como nos atentados de Paris em 2015. Na emissora líder, o primeiro espaço de jornalismo do dia será apenas no Hoje, às 13h20. É deduzível, contudo, que o É de Casa seja repleto de entradas, como as feitas por Renata Lo Prete nos breaks da noite passada.

Comente com seu Facebook

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias da TV

Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena

Published

on

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)

Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.

+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.

+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS

Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)

Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.

Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:

“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.

Assista:

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Notícias da TV

SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

Published

on

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)

O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.

+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS

De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)

Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.

Mais sobre o fim do programa no SBT:

De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.

Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Notícias da TV

SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador

Published

on

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)

Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.

+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”

De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.

+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios

Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.

Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:

Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.

Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.

Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

⚡EM ALTA