Connect with us

Notícias da TV

Coluna do Jupa: O EMMY e as novelas brasileiras

Published

on

Gloria Perez venceu o Emmy por Caminho das Índias


As telenovelas fazem parte da vida de milhões de brasileiros e já há algum tempo. No Brasil, as três principais emissoras têm em sua grade diária produções novelísticas, inéditas ou reprises, ocupando boa parte da programação. As produções brasileiras, da Globo ou de fora dela, têm fama internacional. E, há algum tempo, vêm sempre marcando presença no Emmy Internacional, que premia os melhores da TV mundial. A Globo coleciona algumas estatuetas de ‘melhor novela’.
A primeira novela brasileira a ganhar o Emmy foi Caminho das Índias, de Gloria Perez, com direção geral e de núcleo de Marcos Schechtman. Com um visual de encher os olhos, a produção abordou de forma bem didática a cultura indiana, sem perder a pegada de folhetim, tão característica das novelas da autora. O romance entre Maya e Bahuan não arrebatou o público, porém, o que fez com que a novelista mudasse seus planos iniciais e a mocinha vivesse feliz para sempre ao lado de Raj. A produção também se destacou pelos núcleos mais populares, como o da Norminha e o seu famoso leitinho.
Depois, quem também faturou a estatueta foi O Astro. Re-inaugurando o horário das 23h, o remake escrito pela dupla Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro com direção geral de Mauro Mendonça Filho e núcleo de Roberto Talma, baseado na clássica obra de Janete Clair, chamou atenção pela boa atualização do sucesso anterior, pelo seu rebuscado texto e também pela direção caprichada. Destaque para a atuação de Regina Duarte, revivendo Clô Hayalla de forma magistral.
No ano seguinte, foi a vez de uma novela das 18h ganhar o Emmy pela primeira vez. Quem entrou pra história foi Lado a Lado, dos autores Cláudia Lage e João Ximenes Braga, que contou com direção de núcleo de Dennis Carvalho e direção geral do próprio em parceria com Vinicius Coimbra. A produção chamou atenção pela envolvente história que se passou durante um importante período histórico do Brasil, o pós-abolição da escravidão – tanto que sua música de abertura era do clássico samba-enredo Liberdade Liberdade. A obra ainda abordou dentro do seu enredo passagens históricas importantes como a Revolta da Chibata.
Depois, mais uma novela das 18h se sagrou vencedora da premiação: Joia Rara, de Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção de núcleo de Ricardo Waddington e direção geral de Amora Mautner. A produção chamou atenção pelo seu ar cinematográfico, principalmente pela direção classuda de Amora, no seu primeiro trabalho mais autoral, depois da icônica Avenida Brasil.
Império fez com que o troféu voltasse às mãos de uma novela das 21h depois de alguns anos. De Aguinaldo Silva, com direção de núcleo de Rogério Gomes e geral do mesmo em parceria com Pedro Vasconcelos e André Felipe Binder, a produção se destacou em especial pela sua primeira fase caprichada e pelo bom núcleo central. A história do Comendador, muito bem defendido por Alexandre Nero, conquistou o Brasil e, com a consagração do Emmy, também outros lugares do mundo. Vale lembrar que esta foi a segunda vez que Aguinaldo faturou a estatueta. A primeira foi com Laços de Sangue, novela portuguesa da qual o autor era supervisor.
Por fim, foi a vez de Walcyr Carrasco ganhar o Emmy, com Verdades Secretas, aquela que é classificada por muitos como sua melhor novela. A história de Angel conquistou público e crítica, tornando-se um fenômeno. Com direção de núcleo de Mauro Mendonça Filho e geral dele em parceria com André Felipe Binder e Natália Grimberg, Verdades Secretas chocou com uma abordagem realista de diversos temas espinhosos, fazendo, também, com que Grazi Massafera fosse indicada a Melhor Atriz.
No ano passado, Totalmente Demais, de Rosane Svartman e Paulo Halm, e Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa, Edmara Barbosa e Bruno Luperi, concorreram ao prêmio, mas nenhuma das duas ganhou, perdendo para a produção turca Kara Sevda. Esse ano, pela primeira vez em muito tempo nenhuma telenovela brasileira entrou na premiação, apesar de muitos terem apostado em A Força do Querer e em Novo Mundo. Fica para o ano que vem.
Siga-me no Twitter: @whopabelmok

Comente com seu Facebook

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias da TV

Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena

Published

on

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)

Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.

+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.

+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS

Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)

Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.

Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:

“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.

Assista:

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Notícias da TV

SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

Published

on

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)

O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.

+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS

De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)

Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.

Mais sobre o fim do programa no SBT:

De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.

Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Notícias da TV

SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador

Published

on

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)

Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.

+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”

De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.

+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios

Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.

Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:

Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.

Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.

Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

⚡EM ALTA