Notícias da TV
Restando 60 capítulos, Espelho da Vida está a décimos de ser a pior audiência da história do horário das 6
Não é mistério para ninguém que a Globo está passando por uma das piores crises de audiência da sua história. Está estampado pela emissora inteira. Programas com décadas de história sendo extintos, novelas do horário nobre sofrendo para obter metade da audiência que era facilmente alcançada alguns anos atrás.
E como resultado desses dias de luta, um dos principais prejudicados nisso tudo acabam sendo os folhetins que vão ao ar mais cedo, como Malhação e as novela das seis, atual Espelho da Vida.
Esta última, não anda bem das pernas. Já está apresentando o segundo pior índice de audiência da história do horário e, com os capítulos restantes, pode atingir a primeira colocação negativa — bem como poderá se tornar um sucesso, tudo é possível.
Espelho da Vida está a 60 capítulos de seu fim e, até o momento, apresenta uma média de 17.49, apenas 5 décimos acima da pior colocada da história, Boogie Oogie, que terminou sua exibição marcando 17.44 pontos médios.
Agora, infelizmente (para a Globo), a tendência é que os resultados se mantenham baixos. Essa semana, por exemplo, entrou para a lista das piores semanas da novela em questão de audiência. Na segunda, Espelho da Vida marcou 15.0 pontos, apenas quatro a mais do que a Sessão da Tarde.
Na terça-feira, deu uma reagida e atingiu os 16,8 pontos — índice que está começando a ser considerado médio para os padrões da novela. Na quarta, perdeu força e caiu um ponto, ficando com 15,8. Já na quinta, atingiu 17,5 pontos de média, sendo o melhor resultado da semana até agora, já que os dados de sexta-fira e sábado só serão divulgados pelo Ibope na segunda-feira.
Agora, a disputa para saber quem ficará com o título de maior fracasso no horário das seis está apertada. Considerando o número de capítulos que faltam para Espelho da Vida acabar, 60, não será impossível alavancar a audiência do folhetim — mas também não será uma tarefa fácil. Nem um pouco.
Décadas de ouro e décadas de… bronze?
Como muitos sabem, as novelas são extremamente maleáveis. Dependem de diversos fatores, como enredo, elenco, programação, horário e até mesmo sobre fatores periódicos, como economia, tecnologia e concorrência.
O começo, 1970
Na década de 70, por exemplo, a Globo estava em seus anos de ouro. Sem concorrentes a altura e com a internet e plataformas de streaming não passando de uma ideia distante na cabeça de poucos revolucionários, a televisão era o veículo mais poderoso da época.
Tanto foi que projetos exibidos no período marcavam índices estratosféricos, chegando a 46.9 pontos, como foi o caso da primeira versão de Escrava Isaura, exibida entre outubro de 1976 e janeiro de 1977. Para se ter uma noção, naquela época os folhetins eram bastante diferentes. Com poucos capítulos e sem muito investimento em cenário, muitos não eram exibidos diariamente.
São memoráveis os sucessos de O Feijão e o Sonho, Dona Xepa, Maria Maria, Gina e Cabloca, todas novelas das seis que alcançaram média maior que 40 pontos. Você consegue imaginar quantos pontos marcavam as do horário nobre? Uma dica: Selva de Pedra, folhetim de Janete Clair de 1972, alcançou 100% de audiência no Rio de Janeiro.
Década de 1980
Na década de 1980 o cenário se repetia, vezes com maior intensidade, vezes com menor.Pão Pão, Beijo Beijo, Sinhá Moça, Fera Radical foram as novelas que superaram os 40 pontos de audiência. Diversas no entanto, superaram os 35 pontos médios e apenas duas ficaram abaixo da casa dos 30, As Três Maria, com 27.73 e Terras do Sem-Fim, com 22.13.
Década de 1990
A partir dos anos 90, com a revolução trazida pela internet, as telenovelas perderam um pouco do fôlego. A partir dessa data, os folhetins tinham que se preocupar em trazer um bom elenco, uma grande investimento e uma excelente história, que fosse capaz de prender o telespectador em frente a TV e o fazer ficar ansioso pelo próximo capítulo. Esse foi o caso de Mulheres de Areia, que alcançou incríveis 49.18 pontos médios — algo sem precendentes para uma novela das seis.
Atualmente
A partir da década de 2000, a Globo encontrou maiores dificuldades nessa tarefa e, a partir de 2010, com a chegada da internet banda larga e do streaming on-demand, como a Netflix, a situação ficou muito mais complicada — resultando no que vemos hoje.
Notícias da TV
Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena
Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.
+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.
Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.
Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:
“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.
Assista:
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.
Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.
Mais sobre o fim do programa no SBT:
De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.
Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador
Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.
+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”
De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.
+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios
Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.
Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:
Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.
Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.
Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.
Comente com seu Facebook