Connect with us

Exclusivo para O Canal: “Se o programa vai mal, a culpa é do diretor”, afirma Homero Salles

Published

on

Homero Salles é grande parceiro do apresentador Gugu

Homero Salles é grande parceiro do apresentador Gugu


Homero Salles é um dos diretores mais respeitados do Brasil. Grande parceiro do apresentador Gugu Liberato, o profissional esteve no comando de programas de sucesso, como o Domingo Legal, Viva a Noite, Domingo no Parque, Domingo da Gente e o Programa do Gugu.
Hoje é diretor da GGP Produções, propriedade do comunicador Augusto Liberato. Locomovendo-se entre Brasil e Portugal, Homero tem trabalhado para apresentar novos conteúdos, estudado para conhecer um pouco mais do universo tecnológico, além, é claro, de acompanhar como telespectador os programas de televisão em diversos lugares do mundo.
Homero Salles conversou com exclusividade com O Canal e falou um pouco da sua carreira. Confira a entrevista completa abaixo:
OC – Homero, o senhor é um dos diretores mais prestigiados da TV brasileira. Como você lida com todo esse sucesso nos bastidores?
HOMERO – Ser prestigiado é relativo, pois o seu prestígio está sempre atrelado ao prestígio do programa que você dirige. Tive sorte em participar de programas vitoriosos e contar com o reconhecimento do público-alvo. Obviamente as cobranças vêm na mesma proporção e eventuais quedas de audiência fazem com que as pessoas mudem a maneira de avaliação do seu trabalho. Mal comparado, o prestígio de diretor de programas é o mesmo que de técnicos de futebol. Se ganha, o mérito é do time, mas se perde o culpado é sempre você.
OC – Qual sua função neste seu atual trabalho e quais são os desafios?
HOMERO – Hoje estou a frente da GGP Produções, uma produtora independente, situada em Alphaville e que pertence ao Gugu. A produtora existe há 18 anos e produziu inúmeros cases, como a Escolinha do Barulho, Raízes do campo, com Chitãozinho e Xororó, para a Record, Fábrica Cinco para a Gazeta, SBT Rural e tantos outros… O desafio é preparar a produtora para atender a nova televisão, cross media e Streaming.
OC – O senhor escreveu um texto no Linkedin falando sobre trabalho em Portugal. Qual a diferença dos programas portugueses em relação aos brasileiros?
HOMERO – Estou há pouco tempo em Portugal, mas já percebi a evolução que ocorreu neste país nos últimos anos. Durante muito tempo existiu apenas o canal estatal, a RTP. Hoje na TV aberta temos TVI e SIC competindo também pela audiência e com uma nova TV oriunda do cabo, a CMTV, nos calcanhares das grandes. É inegável a influência que a TV brasileira teve no desenvolvimento de programas e novelas, porém hoje em dia Portugal caminha pelas próprias pernas, tem novelas e diretores premiados internacionalmente e exporta atores e atrizes para o brasil.
OC – Como é sua relação com o Gugu?
HOMERO – Gugu é e sempre será meu melhor amigo, dentro e fora da televisão. Essa amizade já ultrapassou quatro décadas e nossos filhos, que tem idades próximas, foram criados juntos, viajando, estudando, enfim, considero-os minha família e o Gugu um irmão. Crescemos juntos na televisão e passamos juntos os bons e os maus momentos… No inicio, época do Viva a Noite, juntávamos os trocados que tínhamos no bolso para ir ao grupo Sergio, um rodízio de pizzas… éramos ambos produtores e o Gugu em inicio de carreira.
OC – GGP Produções tem ganhado muito espaço no brasil. o seu conhecimento de mercado facilita o fechamento de bons negócios?
HOMERO – A GGP Produções é diferenciada… Seus estúdios têm uma qualidade muito alta e acima dos padrões de outras instalações do gênero. Hoje em dia locamos estúdios para várias produtoras de conteúdo, para filmagens e produções de áudio visual. Em 2017 fizemos um amplo trabalho de divulgação, de semeadura mesmo e agora estamos colhendo.  Quem utiliza a GGP Produções, volta e recomenda… Queremos sempre manter a produtora no top.
OC – Qual a diferença do Homero Salles diretor de vários programas do Brasil nas décadas anteriores para o Homero Salles diretor da GGP Produções?
HOMERO – (rindo) Diferença? T O T A L… A televisão te deixa doido,  muita adrenalina e como sempre fui diretor de programas ao vivo, o que é considerado  nível de stress de controladores de vôo ou pilotos de Fórmula Um, dirigir a GGP é mais calmo e permite controle a distância via internet e com reuniões por skype.. Porém quando temos produtoras utilizando os estúdios, estou sempre presente no Brasil, assegurando que tudo corra sem problemas.
OC – Atualmente, o Gugu tem apresentado formatos internacionais de sucesso, assim como ocorreu com a Xuxa, Marcos Mion e irá acontecer com Sabrina Sato. Você acredita que esse é o futuro da televisão ou ainda acha que há espaço para esses apresentadores terem atrações de mais de três horas como antigamente?
HOMERO – Essa é uma pergunta que cria um conflito para mim, pois nunca fui diretor de formato. A vida inteira eu iniciava a semana com uma folha de papel em branco e dependia de ideias próprias, pautas sugeridas pela produção e ideias do Gugu para montar um programa. Hoje em dia, os diretores têm uma bíblia estrangeira, com todos os detalhes discriminados e pouca ou nenhuma margem para criar ou divergir do que é apresentado. Por outro lado, formatos testados dão uma relativa segurança para as emissoras. No momento os formatos estão em alta, mas acredito que sempre haverá um espaço e demanda para o programa autoral. A criatividade brasileira não deve nada ao que vem de fora… Acontece que valorizam mais o que está escrito em inglês, holandês, ou até em esperanto.
OC – Você trabalhou no SBT e na Record. Quais são as diferenças e semelhanças de ambas? O que as duas emissoras podem melhorar para o futuro?
HOMERO – Ambas se assemelham na programação de “guerrilha”, ou seja, investindo no aproveitamento de espaços livres ou menos fortes da emissora líder. Mas essa mesma semelhança, infelizmente, se repete nos conteúdos dos programas, que acabam ficando iguais. Talvez uma pitada de ousadia, sair do lugar comum, como tantas vezes eu e o Gugu fizemos, poderia levar a resultados diferentes. Mas é um risco que dificilmente as emissoras gostam de correr.
OC – As redes sociais e os sites de streaming já são uma realidade. A GGP Produções tem algum projeto para ganhar mais espaço nestas ferramentas?
HOMERO – As pessoas têm de estar preparadas para conviverem com o streaming, cada vez mais presente em nossa vida. A televisão não vai acabar, mas a TV a cabo terá de se reinventar, pois a nova geração com certeza não irá pagar altas mensalidades para ter acesso a conteúdos…. É uma geração nativa digital. O celular é a ferramenta utilizada e o streaming o grande provedor de entretenimento e informação para eles. Eu estudo muito e tento estar sempre a par dessa revolução de cross mídia para manter a GGP Produções na vanguarda.
OC – Muitos jornalistas especializados dizem que o senhor é uma pessoa bastante sincera. Alguma vez o senhor foi prejudicado por ser muito sincero?
HOMERO – Claro que sim. Paguei caro muitas vezes por cometer “sincericidios”… Meus superiores que o digam..!!! Porém, isso me ajudou a conquistar o respeito de meus pares, meus produtores sempre foram diferenciados e respeitados.
Em todos os meus trabalhos, procurava contratar pessoas que de alguma forma, em algum aspecto, fossem melhores do que eu… Que soubessem e dominassem áreas em que eu pudesse aprender com eles… Isso tornava minhas produções diferenciadas, respeitadas e reconhecidas.
OC – Homero, obrigado por conceder a entrevista. Deixe uma mensagem aos nossos leitores.
HOMERO – Vejam a televisão, pelo que ela é… Uma caixinha onde pagam doidos para darem vazão aos seus sonhos e delírios. Não esperem que a televisão eduque ou instrua… Ela existe para te divertir. É o que eu penso… Que venham as pedradas…rs

*As respostas de Homero Salles foram postadas na íntegra sem qualquer alteração

Leia mais:
Terrores Urbanos, série lançada na Play Plus, chega em janeiro na Record TV
Último Programa do Porchat na RecordTV: “Triste por ter acabado”

Comente com seu Facebook

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Audiência da TV

BBB 23 faz sucesso nas redes sociais e compensa audiência inicial ruim

Published

on

Fonte: Unsplash

O início do Big Brother Brasil 23 foi marcado pelos baixos índices de audiência, sobretudo nas três primeiras semanas. No entanto, durante o mês de março, as confusões na casa aumentaram e isso elevou o interesse do público. As redes sociais, sobretudo o Twitter, começaram a colocar o tema em alta e compensaram o começo com pouca atenção. O resultado pode ser um final de programa com bons índices, e a certeza de que o reality show vai continuar forte em 2024.

Durante as primeiras semanas de confinamento, as redes sociais se mostraram positivas para o BBB. A estreia contou com mais de 600 mil menções no Twitter, ficando no Trending Topics por algumas horas. O problema é que esse número caiu com o tempo, e foi se recuperar apenas no mês de março. Esse período ficou marcado pelas confusões, inclusive com a expulsão de dois participantes, que acabou gerando muito engajamento no mundo online.

Esses números positivos nas redes foram o suficiente para o programa deixar para trás as notícias de pouca audiência na TV. Alguns números preliminares apontavam para uma média de 18% em São Paulo, um número bem inferior aos quase 28% da edição de 2021, vencida pela Juliette Freire. Ou seja, a notícia não era boa, mas acabou por ser compensada pelo excelente engajamento nas redes. Inclusive, os patrocinadores do programa começaram a focar neste meio para anúncios.

Agora, nas semanas finais do programa, o equilíbrio pode chamar a atenção do público. Isso faria com que o bom momento nas redes sociais também chegasse na TV. Atualmente, como mostram as apostas no Big Brother Brasil no site da Betway, referência em cotações de apostas esportivas e eventos especiais como o reality show da Globo, não existem nomes em grande destaque. Ricardo Alface e Amanda Meirelles aparecem melhores hipóteses, mas os números estão mudando constantemente.

Saída de participantes embola briga

Essa falta de favoritismo, ou revezamento do principal candidato, é uma marca do BBB 23. Foi algo que aconteceu desde o início, quando o youtuber Fred surgia como o possível grande vencedor do programa. As semanas andaram e isso mudou completamente, e o jornalista acabou sendo eliminado em um paredão. Uma prova de que uma ou outra briga pode mudar completamente a visão do público.

Para entender isso melhor, o blog Betway Insider ensina como apostar no BBB, e porque as situações mudam com tanta frequência. As expulsões de MC Guimê e Cara de Sapato, por exemplo, acabaram por embolar a briga pelo prêmio final. Os dois surgiam como os principais favoritos no momento em que saíram do programa. Ou seja, uma situação atípica fez com que as apostas mudassem por completo novamente.

Essa dinâmica é quase uma novidade no mundo do Big Brother Brasil. Afinal, nas duas últimas edições, o vencedor era favorito com algumas semanas de antecedência. Em 2022, o milionário Arthur Aguiar surgiu como o querido pelo público logo no início do programa. Isso se confirmou, e o resultado foi o esperado. A impressão é de que isso não vai acontecer na edição deste ano.

Pronto para a próxima edição

Os bons números nas redes sociais, e a recuperação parcial na audiência da TV, devem garantir que o reality show vai continuar na programação da Globo. Afinal, os patrocinadores continuam fortes, e isso significa uma renda indispensável para a emissora. O ano de 2024 deve começar novamente com um BBB, com uma estrutura parecida e sem muitas novidades. É um programa que tem funcionado bem, pelo menos desde que criaram a dinâmica dos grupos Pipoca e Camarote.

Existe a possibilidade de uma mudança no futuro, inclusive se esse problema de audiência na TV continuar. No entanto, assim como foi no passado, o reality show deve se reinventar para atrair o público novamente. É assim que o programa conquista a audiência para se manter na grade horária da TV.

As últimas semanas do Big Brother Brasil 23 prometem muitas emoções, e até mesmo algumas brigas. O programa que começou sem graça, e com o clima morno, tem tudo para esquentar na decisão. Tem muita gente acompanhando, principalmente nas redes sociais, a segunda casa do reality show mais popular do país.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

BBB23

Simaria é criticada por participação no programa ‘Que História é Essa, Porchat?’

Published

on

Simaria

Simaria briga com Porchat e causa nas redes sociais – Foto: Divulgação

A cantora Simaria foi uma das participantes do programa de estreia da nova temporada de “Que História É Essa, Porchat?”, na noite desta terça-feira (14), no canal pago GNT. Nas redes sociais, os espectadores ficaram desconfortáveis com a narração da artista e perceberam as caras de desaprovação de Andréia Sadi e Fernanda Paes Leme, outras convidadas da atração.

Em suma, no programa, Simaria narrou uma história em que visitou um benzedeiro, que lhe causou desconforto. “O cara dizia: ‘Tem muita inveja em cima de você’. O cara só diz que tem o dia e a noite (risos)”, disse Simaria, em uma parte. A seguir, ela pulou em Porchat. “O benzedeiro me deu uma surra de plantas e o segurança chegou para perguntar se estava bem: ‘A senhora é tão pequenina'”, lembrou ela.

+ Travessia: Brisa e Núbia contestam exame de DNA

Por fim. em outro trecho da história, a cantora chegou a dar um soco no estômago do apresentador, ao prosseguir com seu conto. “Que vergonha alheia”, disse um internauta. “O desconforto da Fernanda com a Simaria tá muito nítido”, escreveu outro. “Simaria bombando na intolerância religiosa”, publicou um terceiro.

Na próxima semana, “Que História É Essa, Porchat?” terá episodio especial com Xuxa.

Motivo da separação de Simone e Simaria é revelado: “triste”

No Domingão com Huck do último domingo (15), Simone foi questionada pelo apresentador Luciano Huck o que teria motivado o fim da parceria musical. O marido de Angélica indagou ainda se a relação familiar continua, apesar do convívio profissional ter acabado e a cantora acaba revelando o fim da dupla.

“Você conhece uma música do Gusttavo Lima que diz ‘lembrei que estou bloqueado’? Então”, disse a cantora aos risos. “Tem que dar risada. Mas vou deixar bem claro aqui em rede nacional que ela é a razão da minha vida, amor da minha vida, devo a ela muito do que sou hoje”, acrescentou. Continue lendo…

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Mar do Sertão

Travessia: Brisa e Núbia contestam exame de DNA

Published

on

Brisa

Em Travessia, Brisa e Núbia contestam o resultado do exame de DNA. Brisa suspeita de que Ari esteja envolvido no resultado do exame. Flora avisa a Brisa que solicitará o pedido do Juiz para refazer o exame de DNA. Na cena que vai ao ar nesta terça-feira (14), Inácia comenta com Guida que sente Rudá mais seguro de si. Em suma, Laís alerta Stenio para a acusação de atropelamento que Rudá fez a Moretti, tendo o advogado como possível cúmplice.

Por fim, Cidália comunica a Ari que Guerra retornará ao posto de presidente. Stenio deixa claro a Moretti que não o defenderá caso o empresário seja responsável pela explosão do carro de Guerra. Moretti foge de Zezinho. Theo pega o laptop escondido de Monteiro e Laís. Núbia pede para Guerra escutá-la.

+ David Brazil revela ajuda de Neymar para pegar “bofes”; vídeo

+ Morre Antônio Pedro, ator de ‘Gabriela’ e ‘Escolinha do Professor Raimundo’, aos 82

Em suma, saiba o que aconteceu no capítulo anterior de Travessia (13):

Helô conversa com Stenio sobre sua preocupação a respeito do paradeiro de Montez. Cidália, Guerra e Chiara conversam com o cirurgião que operou o empresário e descobrem que Guerra estava sob efeitos de medicamentos quando deu as informações para Ari. Bia beija Oto na frente de Brisa.

Oto liga para Ari para pegar os registros médicos de Dante, que foi internado com suspeita de princípio de infarto. Karine mantém contato com uma suposta atriz pela internet, sem saber que se trata de um pedófilo. Núbia e Marineide ficam surpresas ao ouvir sobre o resultado de DNA de Brisa.

Por fim, saiba o que aconteceu no capítulo do sábado (11)

Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra no capítulo da novela Travessia, em exibição no horário nobre da TV Globo.

Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

⚡EM ALTA