Notícias da TV
Silvio de Abreu pode deixar direção de teledramaturgia da Globo

O autor Silvio de Abreu deve se aposentar ao fim de 2019. (Foto: Memória Globo)
Chefão da teledramaturgia da Globo, uma das maiores produtoras do gênero no mundo, Silvio de Abreu deve deixar o cargo no fim do ano. Há poucas chances de reversão na decisão do autor, que encaminha sua aposentadoria.
Hoje com 76 anos, ele assumiu a função de líder da dramaturgia diária em 2014, prometendo um resgate das novelas da casa, as deixando com uma linguagem mais próxima das séries, o que já era demanda na época.
Depois, com a saída de Guel Arraes de seu posto diante da dramaturgia semanal, justamente a categoria em que os seriados estão inclusos, ele chegou a acumular as funções. O cargo hoje é ocupado por Gloria Perez. Ela assumiu também o controle da Casa dos Roteiristas, projeto que busca revelar novos profissionais.
Entre os méritos da gestão de Silvio de Abreu, além do lançamento de novos nomes, destaca-se a redução da média do total de capítulos das novelas. As tramas ficaram mais enxutas em todas as faixas.
No princípio, a criação de uma fila de autores estabelecendo com maior antecedência as produções dos anos seguintes também recebeu intensos elogios. Mas as definições passaram a ser eventualmente alteradas, descaracterizando a previsibilidade desejada. Sob diversas desculpas, tramas com sinopses inicialmente aprovadas depois foram canceladas ou adiadas.
Outra medida que foi prometida como lei e terminou por receber flexibilizações após pressões foi o fim da prática de reserva de atores por autores mais estrelados que ocupam as faixas mais nobres, evitando as famosas panelas, em que os mesmos profissionais sempre trabalhavam juntos. A ideia de otimizar o elenco foi aplicada por diversas ocasiões, inclusive causando desgaste da imagem de nomes que emendaram vários trabalhos, mas perdeu a força de regra inquebrável.
- Após demissão da Globo, José Mayer pode voltar à TV
- Assassino de Daniela Perez vira youtuber e internautas criticam
- Apresentador da Band chama camisa do Fluminense de “pano de chão”; clube rebate
- Após polêmica com o Amor & Sexo, como anda o prestígio de Fernanda Lima na Globo
As interferências diretas nos textos de produções que foram mal na audiência também renderam crises. Muitos consideram que a obediência direta aos pedidos dos famosos grupos de discussão alterou as propostas de diversos folhetins. E por diversas vezes sem resultados que justificassem os danos artísticos.
A Globo, aliás, que empilhou vitórias no Emmy Internacional entre 2013 e 2016, não conquistou o prêmio máximo para as suas novelas nos dois últimos anos.
Trajetória
A última novela de Silvio de Abreu como autor principal foi o remake de Guerra dos Sexos, que não se saiu bem em audiência. Segundo ele, a culpa foi de fatores externos como o horário eleitoral obrigatório das eleições municipais de 2012 e o fim de ano.
Além das funções como diretor, Silvio também supervisionou tramas durante a sua gestão. E o seu próximo passo deve ser exatamente nesse sentido, ocupando tal função na produção do remake de Éramos Seis.
O paulista escreveu tramas marcantes como Rainha da Sucata, A Próxima Vítima e Belíssima, essa cujo reprise no Vale a Pena Ver de Novo chega ao fim na sexta.
Aposentadorias em série
Nos últimos anos, a Globo vem perdendo vários de seus nomes mais experientes não para as concorrentes, mas sim para a aposentadoria. Entre outros nomes que saíram da emissora sem migrar para outro canal, destacam-se Eneida Nogueira, que era diretora de pesquisa desde 1998, e Eugênia Moreyra, que comandava a GloboNews. Ambas se aposentaram em 2017. No mesmo ano, o diretor Luiz Nascimento também deixou o Fantástico para viver fora do país.
Em 2014, a emissora já havia sido marcada pelas saídas de Manoel Martins, que comandava o entretenimento, e de Alice-Maria, uma das pioneiras do jornalismo na casa.
Resposta da Globo
Procurada, a Assessoria de Imprensa da Rede Globo informou que não procede a informação de que Silvio de Abreu planeje se aposentador em 2019. Por email, a Assessoria informou que “ele ainda tem muito trabalho pela frente”.
Notícias da TV
Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)
Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.
+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira
De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)
Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.
Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:
“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.
Assista:
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)
O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.
+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS
De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)
Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.
Mais sobre o fim do programa no SBT:
De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.
Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)
Comente com seu Facebook
Notícias da TV
SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)
Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.
+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”
De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.
+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios
Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.
Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:
Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.
Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.
Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.
Comente com seu Facebook