Connect with us

Cinema

Conheça quais são os personagens dos filmes e das séries mais autoritários

Published

on

Fonte: Unsplash

Uma boa parte das séries e dos filmes é marcada pela forte personalidade dos protagonistas, sejam eles vilões ou heróis. Isso significa que muitos nomes acabam se tornando inesquecíveis, como no caso do icônico Darth Vader e da destemida Daenerys Targaryen. No entanto, alguns deles passam do ponto em certos aspectos, e começam a ter atitudes bem autoritárias. Separamos alguns exemplos, para você reconhecer quais são esses personagens que gostam de ser obedecidos, e que usam da violência quando são confrontados.

Esses dois primeiros protagonistas que citamos, por exemplo, podem se encaixar no quadro de autoritários. No mundo da franquia Star Wars, Darth Vader é visto como um vilão violento que não aceita nenhuma opinião contrária. Isso acontece até mesmo na série Obi-Wan Kenobi, lançada recentemente na Disney Plus. Ele é autoritário nas decisões, usando da violência contra quem discorda. Alguns soldados sofreram nas mãos dele, apenas por dar uma opinião ruim. São todos pontos de quem gosta de mandar.

Na série Game of Thrones, da HBO, a personagem Daenerys Targaryen segue uma linha próxima, apesar de ser uma heroína. Por ter ao lado três dragões, e um grande exército, ela acaba usando da violência para conseguir vingança e poder. Em algumas temporadas, pessoas inocentes acabam sofrendo nas mãos da protagonista. Além disso, não é uma boa ideia discordar dela, pois a violência parece ser um hábito para a rainha dos dragões em Westeros.

A personalidade dos dois foi tema de um artigo feito pelo blog Betway Insider, justamente olhando algumas séries sob uma perspectiva política. Vader e Daenerys foram colocados como personagens autoritários, mesmo que em lados opostos. Entretanto, eles não foram os únicos, pois outras séries também mostram um lado duro e despótico de figuras conhecidas e adoradas por muitos fãs de séries.

Contra zumbis e super-heróis

Em casos extremos, como um ataque zumbi, é normal que algum autoritarismo aconteça, mesmo com pessoas de bom coração. É o caso de Rick Grimes, protagonista de The Walking Dead. Apesar de realizar diversas ações positivas, o líder do grupo de sobreviventes gosta de mandar, e não reage bem quando é confrontado. Em alguns episódios, ele apelou para o uso da violência para manter a liderança. Isso acontece em uma situação complicada, mas mesmo assim são sinais claros.

Algo parecido marca a história do Capitão Pátria em The Boys. O vilão escondido de herói não aceita ser confrontado, e usa da violência e os poderes para convencer os outros. Assim, é impossível não colocá-lo como um dos personagens mais autoritários das séries. Ambos também aparecem como autoritários no quadro feito pela Betway, site de apostas nas eleições. Isso mostra que mesmo com ideias totalmente diferentes, o autoritarismo pode marcar presença na forma de agir das pessoas.

O último personagem que aparece na lista vem de uma comédia clássica, e carrega uma legião de fãs. Estamos falando de Dwight Schrute, de The Office. Ele é conservador, e acredita que é preciso fazer de tudo para garantir a segurança das pessoas. O único problema é que ninguém pode confrontá-lo, pois ele não costuma aceitar facilmente. Pelo lado positivo, Dwight dificilmente vai ameaçar alguém de forma violenta, diferente dos outros exemplos que citamos.

Os personagens liberais

As séries e os filmes podem conter diversos personagens autoritários, mas também abrem espaço para perfis totalmente liberais. Alguns bons exemplos são: Neo, de Matrix, Ross Geller, de Friends, Tasha Jefferson, de Orange is the New Black, e Leslie Knope, de Parks and Recreations. Ou seja, não é difícil encontrar nomes que passam imagens mais positivas, e aceitam a opinião alheia.

Essa é uma característica comum em heróis, sobretudo em séries que envolvem mais drama. No entanto, algumas produções acabam construindo personagens que navegam entre esses dois extremos. É o caso de Selina Meyer, de Veep. A protagonista tem momentos mais submissos, mas costuma tomar atitudes autoritárias em alguns episódios específicos. Isso faz dela uma pessoa mais plural neste sentido.

Todas essas produções possuem histórias ricas, com personagens de diferentes personalidades e posturas. Alguns usam do autoritarismo para serem logo configurados como vilões. Porém, nomes como Daenerys acabam confundindo as pessoas, pois é autoritária, mas em busca de uma vingança justa. Assim, os filmes e séries conseguem ficar mais interessantes, com personagens que chamam a nossa atenção.

Comente com seu Facebook

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cinema

SBT anuncia filme de “Poliana”

Published

on

DE fato, o SBT já está gravando o filme de Poliana (Créditos: Laura Campanella)

De fato, o SBT já está gravando o filme de Poliana (Créditos: Laura Campanella)

As filmagens de As Aventuras de Poliana – O Filme, novo longa nacional produzido pela Panorâmica, em coprodução com o SBT e distribuição da Warner Bros. Pictures, começaram este mês.

O longa é um spin-off das novelas infantis de grande sucesso na emissora: “As Aventuras de Poliana” e “Poliana Moça”, ambas inspiradas no clássico da literatura infanto-juvenil Pollyana.

+ Três Vezes Ana: Ana Laura causa comoção, Santiago se declara para Ana Lucia e Dona Chana revela o futuro

Com direção de Claudio Boeckel, também diretor de “Gaby Estrella: O Filme”, e roteiro de Íris Abravanel, autora de novelas infanto-juvenis “Cúmplices de Um Resgate”, “Carinha de Anjo” e “Carrossel”, As Aventuras de Poliana – O Filme traz a atriz Sophia Valverde revivendo seu papel das novelas, assim como seus colegas de elenco Igor Jansen, Dalton Vigh, Duda Pimenta e Enzo Krieger. O filme ainda conta com Barbara França, Jackson Antunes, Pablo Morais e Larissa Bocchino.

Então, mais sobre a novidade:

No enredo, Poliana (Sophia Valverde) e seus amigos precisam definir o que farão agora que se formaram. A jovem quer estudar em uma faculdade no exterior, porém Otto (Dalton Vigh), seu pai, não permite que a filha estude fora do país por não achar que ela seja madura o suficiente.

Enfim, para tentar realizar seu sonho, Poliana tem uma ideia: trabalhar no Maya Palace, um Ecoresort paradisíaco à beira-mar, para provar sua independência. João (Igor Jansen), seu namorado, Kessya (Duda Pimenta) e Luigi (Enzo Krieger), topam ir junto. Porém, nada no hotel é o que parece ser e Poliana e seus amigos viverão muitas aventuras em uma jornada de autodescoberta e amadurecimento.

Em suma, As Aventuras de Poliana – O Filme é o 10º longa-metragem infanto-juvenil da produtora Panorâmica, responsável por sucessos do cinema e do streaming como “Tudo por um Pop Star”, “Gaby Estrella”, “Confissões de uma Garota Excluída” e “Cinderela Pop”.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Cinema

Keanu Reeves já está no Brasil; saiba o motivo

Published

on

Keanu Reeves em cena na no filme John Wick 4 (Créditos: Murray Close)

Keanu Reeves em cena na no filme John Wick 4 (Créditos: Murray Close)

Um dos atores mais queridos de Hollywood, Keanu Reeves acaba de desembarcar em São Paulo para participar de painel especial dedicado ao filme “John Wick 4: Baba Yaga”, da Paris Filmes e Lionsgate, na CCXP22.

+ Aliás, apresentadora de fiasco na Globo ganha oportunidade em outro lugar: “Nunca pensei”

+ Mar do Sertão: José desconfia de Laura, Timbó ganha ajuda para reconstruir a casa, e Coronel é surpreendido

O quarto filme da franquia — já considerado pelo mercado o melhor já produzido até hoje – chega aos cinemas brasileiros em 23 de março de 2023.

Então, o astro dos filmes de ação estará no painel das 20h15 deste sábado, 3 de dezembro, no Palco Thunder by Cinemark Club. Com direção de Chad Stahelski, o longa apresenta um novo caminho para John Wick (Keanu Reeves) derrotar a Alta Cúpula.

Mas antes que ele possa ganhar sua liberdade, Sr. Wick deve enfrentar um novo inimigo com poderosas alianças em todo o mundo e forças que transformam velhos amigos em inimigos.

Além da chegada de Keanu Reeves no Brasil, saiba tudo de Amor Perfeito, próxima novela da Globo:

Gilda (Mariana Ximenes) vai tirar a vida de Leonel Ruvião (Felipe Camargo), seu marido, e colocará a culpa em Maria Elisa (Alanis Guillen), filha do empresário com outra mulher. A vilã não aceitará perder espaço para a enteada, armando contra a própria e fazendo-a ficar 16 anos na cadeia.

A partir daí, a vingança tomará conta da mocinha. Assim, Marê ficará amorosamente dividida entre Orlando, seu grande amor, e Júlio, o advogado que lhe tirou da prisão.

Aliás, o ator veterano Paulo Betti viverá o prefeito de Águas de Santa Clara, cidadezinha fictícia na história de Amor Perfeito. Babu Santana, Rafael Sieg, Eliane Giardini, Guito, Júlia Dalavia e Vitória Strada também integram o elenco da próxima novela das seis da Globo.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Cinema

5 filmes brasileiro de sucesso que só existem por causa da Lei Rouanet

Published

on

Criada em 1991, a Lei Rouanet tem o objetivo de aplicar recursos para investir na cultura, filmes, teatro, exposições e até mesmo shows. Aliás, alguns sucessos brasileiros só existem por causa desta lei criada por Sérgio Rouanet.

+Renata Vasconcellos deixa público chocado ao surgir dessa maneira no Jornal Nacional

Além disso, se não fosse este projeto, os filmes: Minha Mãe é uma Peça (2013), Tropa de Elite (2007), Central do Brasil (1998), Cidade de Deus (2002) e Dois Filhos de Francisco (2005), nunca teriam existido.

Diante disso, relembre um pouco sobre os sucessos brasileiros:

Sucesso brasileiro: Minha Mãe é uma Peça (2013)

Paulo Gustavo no filme de sucesso brasileiro como Carminha (Foto: Reprodução)

Paulo Gustavo no filme de sucesso brasileiro como Carminha (Foto: Reprodução)

O filme de comédia trouxe o brilho do humorista Paulo Ricardo onde ele vive Dona Carminha. Aliás, a produção foi ao ar devido ao incentivo fiscal com a criação da lei. Além disso, o filme conseguiu R$ 2,5 milhões devido a regra federal. Na época, a obra foi um sucesso e arrecadou R$ 45,8 milhões de bilheteria.

Tropa de Elite

Cena de Tropa de Elite (Foto: Reprodução)

Cena de Tropa de Elite (Foto: Reprodução)

Sucesso garantido nos cinemas, Tropa de Elite (2007) Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro (2009) também foram agraciados com o beneficio em torno de 24 milhões para a produção dos filmes.

Central do Brasil (1998) 

Filme de sucesso brasileiro (Foto: Reprodução)

Filme de sucesso brasileiro (Foto: Reprodução)

Outro sucesso brasileiro que chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme conseguiu o beneficio de 2,5 milhões. Inclusive com o o sucesso arrecadou em torno de US$ 22,4 milhões.

Sucesso brasileiro: Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus (Foto: Reprodução)

Cidade de Deus (Foto: Reprodução)

Em suma, a produção do filme Cidade de Deus conseguiu 8 milhões para sua produção. Por fim, arrecadou mais de 10 milhões em bilheteria.

Dois Filhos de Francisco (2007) 

Cena de Dois Filhos de Francisco (Foto: Reprodução)

Cena de Dois Filhos de Francisco (Foto: Reprodução)

Aliás, a história real dos cantores sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano também receberam incentivo federal através da Lei Rouanet. Na época, o investimento foi de 6 milhões e a produção arrecadou cerca de 34 milhões.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

⚡EM ALTA