Connect with us

Notícias da TV

Desafio dos 10 anos: relembre como estavam as principais emissoras brasileiras em 2009

Published

on

Mídia impressa também repercutiu fatos que marcaram 2009, como a morte de Michael Jackson

Muitas celebridades já embarcaram no desafio dos 10 anos, que consiste em relembrar os seus visuais há exatamente uma década. Com pessoas jurídicas, a possibilidade de comparações só cresce. O Canal relembra como estavam Globo, SBT, Record TV, Band e RedeTV! em 2009.

No mês de janeiro, o Jornal Nacional, ainda com apresentação de Fátima Bernardes, então casada com William Bonner, noticiava a posse de Barack Hussein Obama para o seu primeiro mandato como presidente dos Estados Unidos. O JN foi aberto celebrando o democrata, classificando a edição como histórica.

A Globo transmitiu apenas trechos da cerimônia ao vivo, enquanto a Record TV, ainda chamada apenas de Record, mostrou mais momentos em tempo real na ocasião. As duas emissoras, contudo, se juntariam com centenas de outras redes de todo o planeta em outro momento do ano em que as atenções do mundo se voltaram para o solo estadunidense.

Em 25 de junho de 2009, após uma série de boatos ecoarem de Los Angeles para todo o planeta, era confirmada a morte de Michael Jackson, o rei do pop. O funeral em homenagem ao cantor foi realizado no dia 7 de julho no Staples Center. A Globo transmitiu com narração de Christiane Pelajo, que na época apresentava o Jornal da Globo ao lado de William Waack. Ela atualmente está no canal de notícias do grupo.

Também no meio do ano, Galvão Bueno narrava mais uma conquista da Seleção Brasileira. O time comandado por Dunga ganhava a Copa das Confederações, torneio que hoje se encontra sob ameaça de ser descontinuado pela Fifa, e se credenciava como favorito para buscar o hexacampeonato no ano seguinte na África do Sul, terra do ainda vivo Nelson Mandela.


O domínio da emissora líder no futebol não se alterou muito desde então, com a transmissão garantida dos principais torneios de seleções e de clubes, como o Brasileirão, que teve o Flamengo campeão em 2009. O título do time comandado por Adriano e Petkovic teve exibição do canal para maior parte do país. O gol de Ronaldo Angelim que selou o 2 a 1 sobre o Grêmio foi narrado por Luis Roberto, que continua na casa e em ascensão.

O ciclo olímpico, contudo, estava nas mãos da Record TV, que em 2012 seria o único canal na TV aberta a exibir os Jogos de Londres. Mas a principal conquista do esporte brasileiro no ano não veio dos campos ou das quadras, mas sim de uma reunião em Copenhague, na Dinamarca. Sob os olhos do país inteiro, com transmissão até do pouco tradicional SBT, o então presidente do COI Jacques Rogge revelou ao mundo em 2 de outubro de 2009 a sede da Olimpíada de 2016: o Rio de Janeiro. Na Globo, Sandra Annenberg e Alex Escobar comandaram a cobertura ao vivo.

O esporte na TV em 2009 também ficou marcado pela estreia de Tiago Leifert na edição paulista do Globo Esporte. O estilo despojado virou mania, sendo replicado por diversas praças e concorrentes. Com o sucesso, o apresentador foi escolhido para apresentar a Central da Copa em 2010. E desde então vem alçando voos maiores, até chegar ao atual Big Brother Brasil.

Na Record TV, a grande estreia de 2009 foi a de Ana Paula Padrão no Jornal da Record, quando a jornalista nem podia imaginar que dez anos depois estaria fazendo sucesso é comandando o formato culinário Masterchef.

O canal da Barra Funda vivia sua era de ouro. A joia da coroa da época foi o fenômeno da primeira edição do reality A Fazenda, que chegou aos 31 pontos de pico em sua grande final. Dado Dolabella foi o campeão da temporada, que teve apresentação de Britto Jr.

No entretenimento, um troca-troca agitou os domingos dos canais que disputavam a vice-liderança (e assim seguem até hoje). Gugu foi para a Record TV e Eliana para o SBT. Ambos seguem respectivamente nos canais para que migraram, porém o loiro viu seu programa dominical naufragar e hoje vive uma rotina mais leve da carreira, comandando formatos como o Power Couple e o Canta Comigo.

E a dramaturgia brasileira foi celebrada em 2009 com a conquista do Emmy Internacional. Caminho das Índias, trama de Gloria Perez, foi eleita em Nova York como a melhor telenovela do mundo.

O que não mudou desde então é a tradição da Retrospectiva comandada por Sérgio Chapelin, que relembrou momentos como o apagão e a queda do avião da Air France. O programa também homenageou as personalidades da TV que faleceram em 2009. Entre elas, a atriz Farrah Fawcett, ícone da série As Panteras. No Brasil, foram sentidas as perdas da autora Andrea Maltarolli, da atriz Mara Manzan, do produtor de cinema Herbert Richers e do estilista Clodovil.

Outra despedida marcante foi a do locutor Lombardi, a voz que por décadas acompanhou o apresentador Silvio Santos. As homenagens foram do SBT Brasil ao Jornal Nacional.

A grade diária das emissoras sofreu severas mudanças nessa década transcorrida. Na Globo, por exemplo, figuravam ainda o Telecurso, o Globo Rural, a TV Globinho e o Vídeo Show. Nem mesmo a inversão de horários entre a Sessão da Tarde e o Vale a Pena Ver de Novo havia ocorrido em 2009.

Na Record TV, Todo Mundo Odeia o Chris ainda tinha espaço de segunda a sexta. Assim como Pokemón na RedeTV! e Família Dinossauros na Band. Mas um elemento segue: a presença garantida de Chaves no SBT.

Comente com seu Facebook

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias da TV

Band dá castigo em apresentador que falou mal de Catia Fonseca e José Luiz Datena

Published

on

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)

O apresentador se deu mal após desabafo sobre apresentadores da Band (Créditos: Reprodução)

Marcos Maracanã é apresentador da versão mineira do Brasil Urgente e ficou irritado com o espichamento na conversa Catia Fonseca e José Luiz Datena, que batem papo entre o encerramento do Melhor da Tarde e o início da versão paulista/nacional do programa policial.

+ SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

De acordo com informações do site TV Pop, Marcos reclamou por ter recebido com quatro minutos de atraso. Os executivos do canal dos Saad não gostaram e trataram a situação como “desrespeitosa e deselegante”. A situação ficou ainda mais chata porque as afiliadas não possuem a obrigação de transmitir a conversa entre os dois apresentadores de rede, cortando o sinal às 16h.

+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS

Ou seja, a decisão de seguir no ar com o bate-papo foi da Band Minas, mesmo o horário sendo local. Desse modo, Marcos chegou para trabalhar na quarta-feira (15) e horas depois foi avisado de que seria substituído até segunda ordem. Héverton Guimarães foi o nome escolhido para substituí-lo.

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)

Catia Fonseca e Datena foram detonados por colega ao vivo (Créditos: Reprodução/Band)

Cobrindo a ausência, Guimarães limitou-se a dizer que Maracanã retornará o posto nesta quinta-feira (16), mas a situação ainda segue em avaliação pela Band Minas, que pretende seguir com o castigo da suspensão. Ele pode até não voltar mais para o policialesco do canal.

Por fim, saiba o que o apresentador da Band disse:

“Depois desse Papo de Janela aí, que o povo não suporta. Eu estou sendo sincero… O povo não suporta! A gente está aqui aguardando… aguardando! Para jogar uma imagem ao vivo! Exclusiva! Imagem ao vivo agora! Estão tirando a van que capotou e deixou 16 vítimas!”, disse o apresentador de Minas Gerais.

Assista:

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Notícias da TV

SBT pega todo mundo de surpresa, tira programa do ar e coloca estrela na geladeira

Published

on

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)

Christina Rocha comandava o programa Casos de Família no SBT (Créditos: Reprodução)

O SBT voltou a se movimentar de forma firme e a partir de março um clássico programa sairá do ar. A atração já estava na mira do canal paulista desde o ano passado, mas a situação passou a ficar mais crítica e não teve jeito: deixará a grade de programação por tempo indeterminado e a apresentadora vai para a geladeira.

+ TNT alcança liderança na TV por assinatura com a transmissão do 65º GRAMMY AWARDS

De acordo com informações do site TV Pop, o Casos de Família terá seu último programa exibido no dia 17 de março, daqui um mês. Christina Rocha foi informada sobre a decisão da emissora de Silvio Santos na última quarta-feira (15), assim como os outros integrantes da atração vespertina.

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)

Então, a apresentadora do SBT ficará um tempo fora do ar (Créditos: Reprodução)

Há quase 20 anos no ar, o Casos de Família cederá lugar para o Fofocalizando, que ficará no ar de 15h20 às 17h20. Aliás, avaliou-se em realocar Christina na atração comandada por Chris Flores, mas ficou entendido que o vespertino não deve ser mexido já que vive um bom momento comercialmente e na audiência.

Mais sobre o fim do programa no SBT:

De fato, o SBT trabalha com uma possível volta do Casos de Família em um futuro, mas não cravam nenhuma data em específico. Internamente, a situação é tratada como “período de descanso”. Porém, a apresentadora titular ainda não tem nenhuma nova função designada.

Além dos baixos índices de audiência conquistados diariamente, o Casos de Família passou a dar prejuízo para a emissora com uma certa rejeição do mercado publicitário, fator decisivo para que a direção do canal optasse por dar um descanso para a atração queridinha de Silvio Santos.

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)

Em resumo, ela segue como contratada do SBT (Créditos: Divulgação)

Comente com seu Facebook

Continue Reading

Notícias da TV

SBT surpreende e toma decisão sobre futuro de apresentador

Published

on

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)

Otávio Mesquita vai seguir como contratado do SBT (Foto: Reprodução)

Diferentes de outros nomes que não tiveram o vínculo renovado e recentemente deixaram o SBT, um dos nomes mais famosos do canal teve o contrato esticado e seguirá na programação da emissora por mais algum tempo. Ele ocupa as madrugadas do canal paulista.

+ RedeTV deixa funcionários apavorados e possível venda da emissora explode: “Muito mais tenso”

De acordo com informações do jornalista Flávio Ricco, colunista do R7, Otávio Mesquita teve o contrato renovado por mais dois anos e seguirá nas madrugadas do canal. O programa Operação Mesquita é uma das atrações que ocupa a vice-liderança na faixa em que é exibido e por vezes belisca o primeiro lugar.

+ Saiba quem foi a mais mal vestida do Baile da Vogue 2023; atriz da Globo recebe só elogios

Então, o Operação Mesquita em breve apresentará uma nova abertura para comemorar mais uma temporada da atração no canal de Silvio Santos. Em 2024 o apresentador completa 10 anos de SBT, onde também já apresentou o extinto programa Okay Pessoal. Por fim, ele já passou também pela Record, RedeTV, Band e extinta TV Manchete.

Enquanto SBT surpreende com renovação, Travessia faz rebaixamento de grandes atores:

Desse modo, os responsáveis precisaram reverter a situação para chamar a atenção dos telespectadores e focou em personagens centrais, deixando boa parte do grande elenco como participações especiais. Tem gente que nem aparece em todos os capítulos.

Thiago Fragoso, Nando Cunha, Dandara Mariana e Marcos Caruso são alguns dos nomes que mereciam mais destaque, mas até agora nada.

Assim sendo, os atores Lucy Alves, Chay Suede, Jade Picon, Humberto Martins, Cássia Kis e Rômulo Estrela passaram a aparecer todos os dias nas últimas semanas com muito mais destaque com seus personagens na trama. Apesar de não agradar a maioria, Travessia ficará no ar até maio.

Comente com seu Facebook

Continue Reading

⚡EM ALTA